Pesquisar este blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

REPETINDO DE ANO

-SERVAMARA-



Em breve mais um ano letivo se inicia, e novamente nossas ruas serão enfeitadas pelos alegres e irrequietos estudantes de diversas escolas.

Pelo exercício da minha profissão tenho de pegar vários ônibus e é muito interessante observá-los,  vê-los geralmente em grupos, conversando, sorrindo, falando alto, contando as novidades das férias. Não sei se alguém já parou para observar alguns estudantes mais tímidos, mais tristes, que mal conversam; muitas vezes eles perderam de ano, e terão de recomeçar, não é muito fácil rever os mesmos assuntos, não poder acompanhar os seus amigos de turma que agora estão mais adiantados ;  muitos evitam  até de encontrá-los no recreio e  pedem aos seus pais para mudarem de escola.

E quando somos nós que repetimos de ano? Você deve estar se perguntando como eu não perdi de ano? Eu já sou adulto, formado, já não frequento escola, como posso repetir de ano?

Eu te explico...Repetimos de ano quando nos julgamos cheio do Espírito Santo, cheio de conhecimento bíblico e bem firme na nossa fé, imunes as tentações e as quedas. E quando vem a prova, a tentação, cedemos, caímos no laço igual a um patinho; nos fazendo de cegos, surdos e não atendendo os apelos do Espírito Santo e ainda rasgamos dentro de nós a Carta Magna, a Palavra de Deus, tudo que meditamos e aprendemos com tanto esforço, primor.

Esquecendo completamente que até nosso último segundo de vida estamos sujeitos a ceder as tentações malignas e infelizmente perdemos de ano, sem chance alguma de repetirmos de ano, perdendo a nossa coroa da vida.

O Senhor Jesus exortou aos seus discípulos sobre esse precioso, vital assunto, e a necessidade de vigilância e orações.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mt 26:41

E o pior ao cedermos, nos enlameamos igual a um porco que mesmo sendo lavado preferiu se emporcalhar novamente; igual a um cão que retorna e lambe o seu próprio vômito; insanidades, provas de que fomos testados e fomos reprovados!

Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia. Pv 26:11

Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 2 Pe 2:22

Não é fácil repetir de ano, reler a Palavra, saber que a sabíamos de cor e até salteado, que exortavamos as pessoas, éramos professores,  e no momento de tentação, esquecemos completamente dela, e preferimos ser hábeis servos do engano; nos emporcalhando na nossa prova tão especial.

Mas o Senhor é misericordioso, benigno, perdoador, acima de tudo Pai compassivo, reconhece as nossas soberbas, insanidades, e nos dá novamente a chance de repetir de ano; assim como nosso pai terreno age do mesmo jeito com seus rebentos.

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Pv 24:16

Cabe a nós, termos a consciência dessa dádiva preciosa e nos aplicarmos diligentemente na nossa caminhada pessoal com o nosso Mestre, tendo diariamente o nosso  maior Preceptor junto de nós, o Espírito Santo; Ele que nos ensinará o que vale à pena reter, memorizar, encravar dentro de nós. Jo 14:16, 26; Jo 15:26

Amados, amadas, o ano letivo já começou, espero que aproveitem essa nova oportunidade; e jamais sejam estudantes relapsos nessa nova jornada; um Dia todos nós nos encontramos, juntos seremos homenageados com o maior diploma, prêmio: A coroa da vida!

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tg 1:1

Deixo para vocês, um exemplo ímpar de um aluno que foi reprovado, apostólo Pedro, mas que superou esse mau momento, repetiu de ano, e  a partir daí,  foi um aluno brilhante, fiel, servo do Mestre, aprovado, por toda eternidade!

E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.

E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Lc 22:61-62

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. At 2:38-40









quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA!

-SERVAMARA-


'Uma vida sem consciência não vale a pena ser vivida'. Sócrates

'Uma consciência tranquila é um travesseiro macio'. Santo Agostinho



Na fria e longa madrugada, o galo canta já prenunciando o novo dia que vai raiar, os passarinhos gorjeiam lá fora, o sapo coaxa alto e intenso, nem me deixando dormir; os sons externos e os meus pensamentos juntos, martelam na minha consciência...

Enquanto isso, milhares de pessoas dormem tranquilas nas favelas, nas ruas, nos motéis, nas suas casas, nas suas mansões; todas dormindo o sono da morte, com as consciências totalmente cauterizadas pelos desvarios, enganos, mentiras, idolatrias, defraudações, adultérios, roubos, estupros, assassinatos, pedofilias, prostituições, etc. Sl 13:3

Milhares de lobos vorazes, vestidos, revestidos, como pastores, enchendo as suas panças, enganando as ovelhas frágeis, carentes, debilitadas...Eles também dormem o sono tranquilo, longe, bem longe de Deus, e dos apelos do Espírito Santo.

Na Bíblia temos um exemplo bem gritante, alarmante, até que ponto podemos ter nossa consciência cauterizada, Simão, mágico, ilusionista, mestre em enganar os incautos, se auto-intitulava de uma grande personalidade, fazendo estrondoso sucesso em Samaria. Até que conheceu Filipe e ouvindo a sua pregação, creu em Cristo,  na Palavra da Salvação, sendo batizado.

A presença de Filipe em Samaria foi acompanhada de sinais e maravilhas, sendo auxiliado pela chegada de Pedro e João, que oravam e pelas as imposições das suas mãos, milhares de samaritanos recebiam o  batismo do Espírito Santo. Simão vendo tamanha maravilha, pronunciou e propos tamanha aberração a eles, achando que esse dom poderia ser comprado por dinheiro; demonstrando com esse gesto o quanto tinha sua consciência cauterizada pelo espírito do engano, e que realmente não era um novo homem, um servo do Deus,  e  que continuava preso aos grilhões malignos e ao seu passado.

Sendo veemente advertido por Pedro:

Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.

Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.

Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;

Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. Atos 8:19-23

Mesmo assim, continuou com a dura cerviz, querendo que Pedro e os outros apóstolos orassem por ele; demonstrando  assim sua relutância em atender aos apelos do Espírito Santo, não se arrependendo por suas palavras, nem tamanha afronta ao Deus vivo. Não se fala mais nele na Bíblia, mas com certeza ele deve ter voltado as suas más obras do passado.

Quantas pessoas se assemelham ao mágico, ilusionista Simão, e  pensam que podem negociar os dons do Espírito Santo; que podem dormir tranquilas, praticando iniquidades, não obedecendo aos santos desígnios do Senhor; não ouvindo aos seus apelos; tendo a consciência totalmente cauterizada!

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Tm 4:2

Por toda a sua vida, e o seu ministério esplendoroso, Paulo advertiu aos seus seguidores sobre a importância de ter uma boa consciência, uma pura consciência, uma consciência cativa a Cristo, obediente a  Sua Voz e aos apelos do Espírito Santo. O que ele pregou, ele praticou, sendo um primoroso exemplo!

E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. At 23:1

E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens. At 24:16

Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Rm 9:1


Faço minhas as palavras de Martinho Lutero que mesmo vivendo momentos de intensas tribulações não negou a sua fé, nem a sua boa consciência,  e proferiu palavras tão poderosas e cheias de unção:

'Minha consciência é escrava da Palavra de Deus'.

Não podemos dizer que somos  servos de Deus, e rasgamos a carta magna da Sua soberana vontade e das Suas santas, sagradas palavras; a pessoa que pensa ser isso possível, demonstra claramente o quanto a sua visão está obscurecida pelos enganos, e quanto a sua consciência está cauterizada.

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 2 Co 4:2

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? Hb 9:14














terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O SONHADOR-MOR!

-SERVAMARA-



É tão bom descansar, relaxar, dormir e sonhar, sendo agraciado com belos sonhos, tão inspiradores, alguns deles, que nunca conseguimos esquecer.

Me lembro quando eu tinha oito anos de idade, eu dormia com minhas duas irmãs, o quarto era bastante amplo, e minha cama ficava entre as camas delas...Numa noite muito especial eu sonhei que acordava no meio da noite, e ficava debruçada na janela olhando o céu que estava tão lindo ...Ficava ollhando fixamente pra as estrelas e uma delas, em especial,  me chamava a atenção porque brilhava muito, não sei se era a minha visão de ótica, mas percebi ela aumentando de tamanho, e quando olhei-a de novo não era mais uma estrela, eu via um homem tão belo, radiante, que olhava pra mim e sorria, e ao mesmo tempo abria os Seus braços ...

Ficava tão impactada com essa esplendorosa visão, o sonho era real demais, porque percebia que esse homem era o Senhor Jesus, e eu não conseguia falar; e também  deter o sonho, e acordei, acordei ainda sentindo o meu coração muito acelerado; e corri pra janela, a noite estava muito linda, mas não conseguia mais enxergá-lo conscientemente, apenas orei e agradeci a sua visita, e nunca esqueci esse sonho!

Compartilhei-o com meus pais, com minhas irmãs, posteriormente com meu ex e com meus filhos; mas nenhum deles, conseguiu compreender o impacto, as sensações, que me ocasionaram esse sonho...

Depois de tantos anos, na minha maturidade, é que pude aquilitar o significado desse sonho; que desde da minha infância o Senhor me chamava pra ficar ao Seu lado, plenamente afagada e segura nos seus braços!

Apesar de nunca esquecer esse sonho, esse momento tão especial em minha vida; preferi buscar consolo, amparo em outros braços; primeiros nos braços dos meus pais, depois  nos braços dos meus amigos, e mais avidamente busquei  nos braços dos amores; e por mais que buscasse, mais  carente, sedenta, desamparada ficava...

Porque não conseguia resgatar, repetir,  a mesma sensação que sentia naquele especial momento do meu sonho tão marcante!

Realmente, estou me sentindo muito feliz com a obra que o Espírito Santo está realizando em minha vida; a cada dia, Ele me ensina, me revela em retrospectiva; só aprendo assim, me detendo a enxergar em retropectiva o quanto errei, busquei saciar a minha sede em cisternas rotas, invés de saciá-la no manancial de águas vivas,  desde a minha infância, a minha disposição!

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas. Jr 2:13

Outro erro que cometi foi ter compartilhado o meu sonho com as outras pessoas; algo tão especial e tão íntimo que o Senhor estava me revelando; assim como José foi afoito e precipitado, compartilhando com seus irmãos um sonho tão especial, uma revelação de Deus, sobre a sua missão preciosa no porvir; despertando neles ainda mais inveja e ciúmes; pois ele era o filho predileto de seu pai Jacó. Gn 37:3-4

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.

E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:

Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Gn 37:5-7

Novamente José foi imprudente ao contar outro sonho aos seus irmãos;  e após essa atitude, ele sofreu mais animosidades dos seus irmãos, que não aceitavam a revelação contida nesse sonho; de José ser o escolhido  de Deus, para reinar sobre eles, protegendo a sua família  no Egito, numa época de fome e tribulações. Gn 37:8-11

Com escárnios, com espiritos malignos de vingança, desforra, eles denominaram o seu irmão, o ungido de Deus, de sonhador-mor!

E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! Gn 37:19

E por causa da sua precipitação, José teve de amargar os frutos da sua imprudência de compartilhar os seus sonhos com seus irmãos; eles tramaram a sua morte, primeiro lançando-o numa cova vazia, que não havia água, e depois por idéia de Judá, um dos seus irmãos, invés de deixá-lo morrer no poço, resolveram vendê-lo como escravo aos ismaelitas, mercadores midianitas, que o levaram para o Egito. Gn 37:12-28

Irmãos, irmãs, se puderem, releiam a vida sofrida de José, que mesmo diante de todas tribulações, decepções, rejeições dos seus irmãos; ele permaneceu fiel, humilde, obediente e temente a Deus, esperando com paciência o momento oportuno de ser exaltado.

Ele nos lega uma preciosa lição de termos discernimento espiritual ao compartilharmos sonhos, revelações de Deus, não, com pessoas estranhas, mesmo que sejam nossos familares, nossos amigos,  e sim, com pessoas, irmãos (ãs) que professem a mesma fé  que a nossa, e que sejam ungidos (as) de Deus, e o mesmo Espírito as guiem!


O coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não participará no íntimo da sua alegria. Pv 14:10











domingo, 20 de janeiro de 2013

OBSERVANDO UM PEIXINHO NO AQUÁRIO



-SERVAMARA-



A mais ou menos dois anos atrás, minha filha resolveu comprar um aquário, se dedicando a ornamentá-lo, comprando vários peixinhos, lendo na internet, quais os cuidados necessários, para conservá-los com vida e saúde.

Era uma terapia para ela essa atividade, pois tinha começado a fase de estágios na sua faculdade, no curso de Enfermagem; e muitas vezes, chegava estressada em casa e só de vê-los, ela se alegrava. Eu a ajudava  nessa prazeirosa incumbência, dando a comida pra eles, quando ela não estava, e também indo comprar a sua alimentação, algas, remédios, etc.

Mas por mais que minha filha se dedicasse aos seus peixinhos, acidentes aconteciam, na troca da água do aquário, alguns peixinhos mais afoitos pulavam fora do aquário, se machucavam e depois morriam; outros começavam a inchar, não querendo mais comer, e minha filha colocava remédios, e não tinham jeito, eles morriam...

Minha filha ficava triste, pois ela gostava tanto deles, colocando nome para cada um dos peixinhos, e parecia que eles a reconheciam, porque quando ela chegava da faculdade e ia vê-los, eles ficavam todos reunidos, esperando que ela os alimentassem.

No final do ano passado, no último semestre da sua faculdade, minha filha não tinha mais tempo de cuidar deles, e também tinha se desencantado, pois a maioria tinha morrido, e só tinha sobrado três peixinhos, dois deles estavam inchados e doentes e acabaram morrendo, só sobrando um. Justamente esse peixinho solitário, que eu cuido e observo todos dias, ele mal come, e minha filha acha que ele deve estar depressivo e doente.

Oro ao Senhor que ele morra logo, tendo alívio para sua agonia; mas enquanto isso não ocorre, ele tem me ensinado algumas preciosas lições que quero compartilhar com vocês.

A primeira lição é a triste realidade que nos momentos de dores, tribulações, desertos, por mais que tenhamos familiares, amigos, estamos sozinhos, eles geralmente se dispersam, nos desapontam, não correspondem aos nossos anseios; são como sombras, miragens, devanecem totalmente...

O Senhor Jesus já sabia de antemão dessa preciosa verdade, Ele sabia e conhecia o que havia dentro do homem, reconhecendo as suas fragilidades, os  seus medos. Ele sabia que Seu Pai era o único que podia contar e que jamais o desampararia.

Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Jo 16:32

A segunda lição é que somos igual a esse peixinho, solitário,  doente, perdido, sem direção, quase agonizante; se não tivermos  a presença de Deus em nossas vidas,  nada somos, nada podemos fazer, nem tampouco termos uma boa qualidade de vida. Ele é o nosso oxigênio que nos mantêm vivos, quando estamos totalmente submersos diantes das aflições da vida.

Não podemos colocar nossa confiança, nossa expectativa, nossa força, nosso coração, em outra pessoa; pois elas são como sombras, miragens, desaparecem a primeira tribulação. Jr 17:5-6

A terceira lição é que cada um de nós, individualmente, comparecerá diante dEle, patente, transparente, sem máscaras, sem riquezas, sem amigos, sem familiares,  sem recantos pra se esconder; para responder pelas suas escolhas, pelos seus atos, seus desvarios, suas obras...E nesse Dia, grandioso momento, não podemos fugir, estamos encurralados, igual a esse peixinho no aquário, esperando o julgamento.

De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Rm 14:12

A quarta lição que aprendi observando o peixinho no aquário é que mesmo diante das maiores aflições, tribulações, e profunda solidão, podemos transformar as adversidades, em gozo e aprendizagem, como por exemplo, deixando morrer o nosso eu, o velho homem, cheio de soberba; e nos aquietarmos e nos entregarmos nos braços do Pai benigno, amoroso, compassivo, perdoador.

Faço minhas as palavras de Davi, que em momentos extremos de aflições, soube reconhecer a soberania do Senhor, e preferiu:

Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.

Bem sei eu, ó SENHOR, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste. Sl 119 71,75

Enfim, a sós com Ele, seremos livres e sadios peixinhos,  vivendo Cristo em nós, por toda a eternidade!


Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Fl 1:21








sábado, 19 de janeiro de 2013

CARTAS DE AMOR

-SERVAMARA-



Recentemente estava me relembrando da minha adolescência e de umas férias inesquecível , quando pela primeira vez eu fui conhecer a cidade de São Paulo; e logo nos primeiros dias da minha estadia lá, conheci um jovem e começamos a namorar...Esse namoro foi alimentado por cartas, longas cartas de amor, principalmente de minha parte que sempre amei escrever, e me derramava em palavras, pra que a cada dia ele me conhecesse melhor.

Me recordo que registrava essas cartas, para ter certeza, que elas chegariam em suas mãos; era engraçado porque fazia uma indagação pra ele e ficava dias esperando a sua resposta...Num diálogo suspenso, interrompido; ficava numa imensa expectativa de receber as suas cartas; o carteiro do bairro já me conhecia, porque eu sempre descia e perguntava se ele tinha cartas pra mim; às vezes ele sorria e me dizia que sim, notando a minha alegria; quando era não, ele notava a minha visivel tristeza...

Um dia, tão esperado,  o meu namorado  declarou o seu amor por mim,  e eu tão feliz, resolvi fazer uma indagação pra ele por carta: 'Você tem certeza do que estar me escrevendo?'

Os dias passaram tão lentos, e nada dele me responder, e quando chegou a sua carta tão esperada, ele friamente escreveu que não tinha certeza, e fiquei tão triste, eu não conseguia entender por que ele tinha dito que me amava e agora me escrevia  dizendo que não tinha certeza desse amor?

Infelizmente a partir desse acontecimento as suas cartas foram rareando, até que ele nunca mais me escreveu, mesmo eu escrevendo pra ele, e buscando uma explicação para sua atitude comigo.

Ficamos nos correspondendo por quase um ano; eu tinha planos até de estudar em São Paulo, e também arranjar um emprego; sei que enfrentaria as objeções da minha família, pela minha pouca idade, e também porque já trabalhava na Secretaria da Fazenda da minha cidade, com perspectivas de ascensão profissional.

Na época sofri muito pelo seu silêncio, pelo seu abandono; e esses dias pensando em escrever essa mensagem, me relembrei desses acontecimentos, e percebi que assustei  o meu ex-namorado quando perguntei se ele realmente me amava, ainda mais por cartas, ele deve ter pensando que eu o estava pressionando para um futuro compromisso, e ele tinha seus planos, que não incluía um compromisso naquele momento; e também entre minha indagação e a sua resposta por carta; ele teve tempo suficiente para pensar nos seus sentimentos e  nos seus sonhos pra o futuro, e  é lógico que não me incluía neles.

Quantas pessoas já tiveram uma experiência igual a minha?

Quantas pessoas se declararam por cartas? Quantas pessoas romperam seus relacionamentos por cartas?

Sei que atualmente é raro alguém se declarar por cartas; agora nos declaramos por e-mails, por torpedos, por ligações telefônicas, por ligações de celulares, ou até encurtamos distâncias, pegamos um avião e declaramos o nosso amor, quando o ser amado está longe de nós.

Muitos prometem o seu amor, em palavras, gestos, cartas, e-mails, etc;  e infelizmente nos decepcionam, nos abandonam.

Mas todos os dias recebemos a mais bela carta de amor endereçadas exclusivamente pra nós, remetente: Deus, que derrama o Seu amor por nós,  em  Suas palavras, que jamais são preteridas pelo progresso, pelo tempo; sempre são atuais e verdadeiras; de um apaixonado que nos ama eternamente.

Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Jr 31:3

Numa carta que Ele se revela, se desnuda, e nos diz como podemos agradá-lo. Sl 147:11; Sl 149:4

Numa carta, na qual, Ele não tem vergonha de se mostrar carente e pedir o nosso coração, pra compartilharmos a maior história de amor! Pv 23:6

Em um amor que não deixa brechas para dúvidas, um amor leal que nos satisfaz plenamente; pois a cada dia, Ele nos enche de certezas,  mimos, surpresas, bênçãos e benignidades.

Satisfaze-mos pela manhã com teu amor leal, e todos os dias cantaremos felizes. Sl 90:14

Um amor que abre mão de Seu Filho amado por nós; para que todos que nEle crerem, tenham vida eterna; um amor eterno sem adeus, ou despedidas!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

Um amor que não é hipócrita, um amor que é sincero,  sábio, que  educa e corrige, e quer que esse amor nos engrandeça, aperfeiçoe. Hb 12:6

Um amor que nos amou antes da nossa existência do nosso nascimento, Ele já imaginava cada detalhe como seria o nosso romance. Os 1:1, 4; Os 14:4; Sl 139:13-16

Um amor que é despojado, doador, que é capaz de dar a Sua vida por nós, ainda sujos, pecadores. Jo 15:13

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5:8

Um amor que você pode confiar, acreditar, se entregar, e  sempre estar seguro em Seus braços; tendo certeza, que Suas palavras são verdadeiras, eternas e jamais passarão! Mt 24:35; Mc 13:31; Lc  21: 33

Ele é Fiel e cumpre o que te prometeu nelas; Ele não é sujeito a mudanças, dúvidas, nem tampouco declarar o Seu amor e voltar atrás! Ml 3:6;  1 Ts 5:24;  H b 10:23; 1 Co 1:9

Irmãos, irmãs, por que não corresponder a esse grandioso amor em atitudes, gestos e palavras?

Sendo você, uma carta de amor revelada, todos dias, surpreendendo o Seu amado!

Deixo para vocês uma linda carta de amor escrita por Benjamim Beddome, pastor,  compositor de hinos  batistas calvinistas do Século XVIII  para sua amada Anne Steele, filha de uma pastor batista... Infelizmente o seu amor não foi correspondido pela sua amada, que rejeitou o seu pedido de casamento.



Prezada Senhorita,


Perdoe-me pelo atrevimento que me induz a lançar essas poucas linhas aos teus pés. Se o fato de pensar constantemente em tua pessoa e o dissabor em relação a todas as demais coisas puderem ser considerados como evidências de amor, então, é certo que estou experimentando a paixão. Se a grandeza do amor de uma pessoa puder compensar a falta de habilidades, riquezas ou beleza, então, humildemente rogo o teu favor. Desde que tive a felicidade de ver-te pela primeira vez, tenho pensado muito na bela descrição que Milton faz de Eva, no livro:


… pareceu-me tão bela e tão amável,

Que tudo quanto dantes no Universo

Julgara belo agora o cri mediano, —

Ou que do Mundo as formosuras todas

Em corpo tão gentil se resumiam,

Principalmente nos benignos olhos

Que desde então mimosos infundiram

Dentro em meu coração tanta doçura,

Qual nunca experimentado havia dantes…


Senhorita, dê-me tua licença para dizer-te que essas palavras expressam a verdadeira experiência de minha alma e que penso não ser possível deixar de te amar. A senhorita permitiria que eu me achegasse e expusesse diante de ti aquelas declarações de uma mente confusa, as quais não podem ser representadas por meio de uma mão trêmula e uma pena de escrita? Permita-me que eu me lance aos teus pés e diga o quanto te amo, e o quanto tu poderias aliviar um espírito oprimido. Ao mesmo tempo, dê-me uma oportunidade de declarar-te, sem rodeios, que sou, com sinceridade,


Um servo devotado a ti,


— Benjamin

(extraído- Palavras de Amor- de Michael Hayki)













quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CICLOS DA VIDA

-SERVAMARA-



As flores desabrocham nos jardins, crescem, belas, viçosas, e seus aromas encantam, inebriam os insetos, as borboletas, os pássaros, etc; mas depois de um certo tempo, elas perdem o brilho, vigor, suas cores ficam mais esmaecidas, vão declinando, até fenecer...Ciclos da vida se perpetuando...

Uma jovem, no auge da sua vida fértil, se assemelha a uma flor, cheia de encanto , beleza, vigor...

Com certeza, Maria era assim uma jovem bela, alegre, em pleno vigor, no ínicio da sua vida fértil, cheia de sonhos e encantos, temente a Deus, humilde, graciosa. Quando ela recebeu uma visita inesperada do anjo Gabriel lhe revelando as Boas Novas, que seu ventre seria abençoado, abrigando o Filho de Deus.

A primeira vista Maria ficou assustada sem entender como poderia ficar grávida, se era virgem, ainda noiva de José; o anjo Grabriel lhe revelou de que maneira aconteceria tamanha dádiva.

E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lucas 1:34-35

Mesmo ela estando no auge da sua juventude, e sabendo que poderia sofrer afrontas, comentários de alguns incréulos, inclusive do seu noivo; Maria demonstrou grandiosa fé e obediência aos santos desígnios do Senhor; proferindo palavras inspiradas pelo Espírito Santo:

Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lc 1:38

Maria, uma jovem, entregou toda a sua juventude, toda sua vida nas mãos de Deus. Sendo um mãe exemplar para Seu Filho Jesus, acompanhando-o por todos os lugares, inclusive nos momentos cruciantes de dores, de martírios na Sua crucificação e na Sua morte.



Assim como Deus teve um propósito para a vida de Maria, no início da sua vida fértil; Ele também teve um propósito para a vida de Sara, justamente na época da sua menopausa. Quando ela já estava resignada de ser infértil, e de não ter realizado o seu sonho de ser mãe.

Quando o seu esposo Abraão tinha noventa e nove anos e estava nos carvalhais de Manre; ele recebeu a visita de três varões, dois anjos e Deus, quando Ele profere as Boas novas e Sara é surpreendida ao escutar a conversa entre eles...

E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.

E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Gn 18:10-11

E Sara não pode conter o seu assombro e  a sua incredulidade, e teve de sorrir em virtude de todos os fatores não favoráveis, contra a sua concepção; mas Abraão foi advertido pelo SENHOR que Sara tinha rido e que nada é impossível pra Deus! Lc 1:37

Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gênesis 18:14

E conforme as palavras determinadas do SENHOR,  Sara ficou grávida e se regozijou com o nascimento do seu filho Isaque, finalmente o seu amado rebento em seus braços.

E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.

E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.

E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.  Gn 21:1-3

Jovens, em idade fértil, em plena mocidade; mulheres maduras, na menopausa; não importa que ciclos da vida vocês estejam, apenas, creiam, o SENHOR é contigo!

Ele sempre terá as Boas Novas para compartilhar com vocês, e também um grandioso propósito para realizar em suas vidas.

Por favor, mulheres,  não se sintam jovens demais, inaptas, Deus tem um propósito para  sua vida, que independe da sua idade; mire-se no exemplo da jovem obediente e temente Maria.

Mulheres maduras, não se sintam velhas demais, só porque entrou na menopausa, o Deus do impossível, pode tornar possível o seu sonho; lembre-se do sonho realizado de Sara, e do seu regozijo de ter o seu filho amado em seus braços, e ao seu lado até a sua morte.

Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Sl 92:14

Escrevendo essa mensagem me lembrei da palavras de Davi que confiava e exaltava a presença do SENHOR nos ciclos da sua vida, que Ele o acompanharia tanto na sua mocidade e tanto na sua velhice; que jamais o desampararia, e que sempre estaria ao seu lado, direcionando a sua vida, conforme a Sua vontade e os Seus propósitos.

Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas.

Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. Sl 71:17-18

















domingo, 13 de janeiro de 2013

SENSÍVEL DEMAIS!

-SERVAMARA-



Reconheço que sou sensível demais, choro assistindo um filme romântico, choro em um casamento, choro ouvindo o desabafo de uma amiga, choro de saudade, choro na despedida de uma pessoa amada, no seu enterro; e tantas outras situações, que não consigo conter as lágrimas.

Mas também sou sensível a beleza da natureza que se descortina diante de mim, a letra de uma música que escuto e tanto aprecio, quando escuto uma pessoa falando, palavras que me fazem sonhar e imaginar...

Sei que essa sensiblidade apurada  pode ser uma mazela ou uma grande virtude minha, desde que saiba ter sabedoria de  direcioná-la ao meu favor; talvez você se pergunte como ?

Vou te explicar... Posso ser uma pessoa extremamente sensível, mas não ter nenhuma sensibilidade para escutar a voz do Espírito Santo, seguindo as Suas sinalizações, as Suas orientações, a Sua soberana vontade se revelando pra mim; na abertura de portas, de oportunidades, ou então o fechamento delas

Se emburreço, ensurdeço, não dando ouvidos a Sua voz,  essa sensibilidade é  uma mazela pra mim, me deixando totalmente fragilizada diante das dificuldades da vida.

Recentemente compartilhei com  um amigo o meu desejo de servir em tempo intregal ao Senhor, divulgando as Boas Novas, compartilhando de graça o quê de graça eu recebi; pois estou prestes a me aposentar, e   quero dedicar a minha vida ao Senhor; e ele, sabiamente, me revelou que orava por mim, que eu sempre ouvisse a voz do Espírito Santo, me orientando como e onde vou poder servi-Lo melhor, sempre estando atenta as Suas orientações.

Me relembrei de Paulo, um servo fiel, obediente, e extremamente sensível a voz do Espírito Santo, que sempre o guiou em toda a sua caminhada,  em seu ministério abençoado.

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. At 13:2-4

Paulo, sempre sensível as Suas orientações, quando a porta era fechada, ele prontamente obedecia, não só ele, Silas e também Timóteo, sendo impedidos de anunciar a palavra na Ásia.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.  At 16:6-7

E em tantas outras situações, que Paulo tinha sensiblidade demais para ser guiado pelo Espírito Santo; e não pelos seus caprichos, vontades, achismos. At 14:27; 1 Co 16:8-9; Cl 4:3-4

Sensibilidade pra ceder, ser usado como um vaso de honra, mas também pra ser imolado, sacrificado; e mesmo assim, continuar pregando avidamente, sendo fiel até a morte ao Senhor. Um exemplo tão dignificante que se perpetua até os nossos dias.

E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,

Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.

Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.

Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Atos 20:22-27 

Não só o exemplo de Paulo,  mas  outros exemplos de servos de Deus, sempre sensíveis a  ouvir a voz do Espírito Santo; posso citar Filipo que também ouviu e obedeceu a orientação dEle, para  ele ir ao encontro de um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candance, rainha dos etíopes; na banda Sul, pelo  caminho deserto de Jerusalém para Gaza; levando a Palavra da Salvação para esse gentio, que aceitou de imediato essa maravilhosa graça, e creu no Senhor Jesus, e foi batizado no rio. Em seguida, Filipo foi arrebatado pelo Espírito do Senhor  para pregar o evangelho em outros lugares. At 8:26-40

Irmãos, irmãs, que toda a nossa sensibilidade seja entregue nas mãos do Espírito Santo, pra que Ele, a cada dia, purifique-a, refine-a,  pra ter mais sensibilidade, pra ouvir Seus apelos,  Suas orientações,  atendendo  o Seu Chamado.











sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PASSOS LENTOS

-SERVAMARA-



Todo começo de ano é assim, sinto os  meus passos lentos, o viver, o existir pesado demais; na verdade a minha vida não acompanha a velocidade dos meus pensamentos, nem a minha sede de realizar, de modificar o meu ambiente, a  minha realidade.

Mas na contramão da minha impaciência por resultados imediatos, como se a vida não estivesse acontecendo mesmo que lentamente...Me aquieto e o Espírito Santo me toca e revela...

Na simplicidade de um agricultor que não acompanhou o burbúrios da civilização moderna; e tem toda paciência para semear a mandioca, vê-la brotar, crescer, até o ponto de ceifar, e transformá-la em farinha. Mas o resultado que ele tanto almejou, teve etapas, passos bem lentos

A mandioca tem a época certa de ser colhida , depois tem de descascá-la, lavá-la, ralar, lavar a massa para extrair o povilho, a presagem da massa, a secagem dela, depois que a massa é solta, é colocada no forno para secagem; mesmo nessa etapa final , o agricultor tem de ser vigilante, bem paciente, pra não estragar todo seu esforço anterior, observando a intensidade do fogo, rapidez no mexer, a quantidade de massa, o ponto certo da farinha...Aí sim, pode esfriá-la, e saboreá-la, com certeza, valeu a pena, toda a paciência do agricultor.

Nós, cristãos, nos assemelhamos aos agricultores, pois no nosso labor diário, na nossa paciência, herdamos a promessa divina, tomando posse dela!

Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. Hb 6:12, 15

Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hb 10:36

Assim como temos os exemplos dos profetas, dos discípulos, de outros irmãos da fé, que também esperaram com paciência, antevendo o glorioso porvir! Tg 5: 8, 10

Fé não é esperar, com paciência, o que tanto almejamos e ainda não vemos? Rm 8:25; Tg 1:3-4

Não é fácil esperar com paciência a nossa transformação, a transformação da nossa realidade, da nossa vida, a transformação dos nossos familiares, dos nossos amigos, dos nossos entes amados; mas temos de ter a mesma paciência de nosso Pai, que aguarda pacientemente a nossa transformação, quando tropeçamos, caímos inúmeras vezes, e retrocedemos, andamos a passos lentos.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pe 3:9

E Ele quer que usemos da mesma longânimidade com o nosso próximo, respeitando a sua caminhada,  o seu ritmo lento, tendo compaixão das suas fragilidades, medos, anseios; exortando-o, estendendo a mão, enfim demonstrando na prática o que pregamos. Ef 4:2, 1 Ts 5:14

Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Rm 15:5

Lembre-se da paciência de Jó, que não foi malograda a sua esperança, e no tempo oportuno o Senhor providenciou o devido escape, a maior transformação da sua vida. Tg 5:11

Devemos ser sábios e nos mirar no maior exemplo do Autor e Consumador da nossa fé, o Senhor Jesus que suportou com toda paciência  as ofensas, os sofrimentos, as tribulações, os  maiores escárnios, se fazendo opróprio por nós. Rm 3:24-25

Como eleitos de Deus, santos e amados, sábios agricultores, vamos nos revestir do fruto deleitoso doado pelo Espírito Santo, o estandarte da longanimidade; assim como a mandioca, tem o seu tempo determinado de ser colhida e saboreada...Mesmo que aparentemente a nossa vida, nem o nosso ser, estejam transformados,  muito longe, do que  tanto almejamos, sonhamos.

Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Tg 5:7

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Ap 14:12

Na vossa paciência possuí as vossas almas. Lc 21:19

Não somos o que deveríamos ser; não somos o que queríamos ser; mas graças a Deus, não somos mais o que éramos. Martin Luther King








domingo, 6 de janeiro de 2013

O INIMIGO À ESPREITA

-SERVAMARA-




Josué, filho de Num, sucessor de Moisés, servo fiel e obediente a Deus, escolhido para conduzir o seu Povo  à terra prometida;  usando-o poderosamente para conquistar e derrotar os seus inimigos , e tomar posse  de Canaã, povoá-la  e reparti-la entre as doze tribos de Israel. Js 1: 1-6, 9

Sua caminhada rumo a  realização do seu sonho não foi fácil, o inimigo sempre estava à espreita, usando  os seus servos para tentar desviá-lo do seu objetivo maior e também a desobedecer as determinações do Senhor.

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Js 1:7-8

Mas Josué não foi prudente e cedeu as artimanhas malignas, não clamando e pedindo conselho ao Senhor; celebrando um concerto, uma aliança com os Gibeonitas, seus vizinhos, um dos povos de Canaã,  trazendo os cananeus , povos ímpios e os seus costumes,  para dentro de Israel; desobedecendo as advertências do Senhor em Deuteronômio 7:6, 26

Como isso ocorreu?

Os Gibeonitas se clamufaram , se fingiram de embaixadores de uma terra distante, buscando proteção e abrigo, pois temeram ao saber o que tinha ocorrido em Jericó e Ai, conquistadas, subjugadas pelo poder  e pela supremacia do Povo de Israel. Js 9:1-13

Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao SENHOR.

E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.

E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem acordo com eles, ouviram que eram seus vizinhos, e que moravam no meio deles. Js 9:14-16

E a partir daí, Josué e os líderes de Israel tiveram de honrar a aliança celebrada com eles; protegendo-os, mantendo a paz com eles; mas todas as decisões tomadas, sem a devida anuência de Deus, sempre culminam em futuras consequências nefastas para a sua descendência.

Quando Davi reinava , o Povo de Israel foi penalizado com uma fome de três anos, e quando Davi consultou ao Senhor o motivo de tal calamidade; Ele lhe relembrou a Aliança celebrada por Josué,  e violada por Saul, sendo um ato indigno e abominável contra os santos desígnios de Deus. Nm 30:-12

E houve nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas.

Então chamou o rei aos gibeonitas, e lhes falou (ora os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel lhes tinham jurado, porém Saul, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los). 2 Sm 21:1-2

E Davi teve de procurar os Gibeonitas para tentar retornar a harmonia e a paz entre eles; e eles pediram sacrifíco, derramamento de sangue,  vingança, que Davi desse sete homens, filhos de Saul,  para que eles os enforcassem. Davi teve de atender aos seus desejos, poupando apenas Mefibosete, filho, do seu amado amigo Jônatas, pois tinha feito um juramento a ele. 2 Sm 21:3-9

Após o ato de obediência e prudência do rei Davi, a ira do Senhor se aplacou sobre a terra, cessando  a seca, e a fome. 2 Sm 21:14

Ontem, de noite, fiquei meditando sobre esses versículos, e fui tocada a escrever essa mensagem, porque o que ocorreu com Josué  e os líderes de Israel é tão atual e  serve de alerta para nós, pois onde eles erraram, caíram, foram imprudentes, desobedientes...Nós também erramos continuamente, nos julgamos seguros, cheio de unção, protegidos, esquecendo completamente que o inimigo está a nosso espreita, incansável, pronto a nos tragar, ao menor vacilo nosso,  bastando apenas sermos desobedientes, não buscarmos ouvir a voz de Deus, e a Sua soberana  vontade.  Dt 8:1-3

Quantas vezes preferimos seguir as orientações dos nossos corações corruptos e tão enganosos, e também buscarmos conselhos de amigos, de nossos familiares e até de desconhecidos?

Sem sequer aquilatarmos que a decisão que estamos tomando baseada no conselho da carne, tão falível, no hoje, no aqui, e agora,  terão reflexos no nosso futuro, na nossa descendência!


Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 1 Co 10:11