É tão bom antes de dormir, orar e entregar o nosso espírito na mão de Deus, e descansar em paz, sendo olhada tão carinhosamente por Ele; tendo a certeza que você está sendo protegida e guardada de todo mal; inclusive que a todo instante, o Espírito Santo vela por nós; quantas madrugadas acordo tão feliz com Ele me exortando, me relembrando do meu passado, e me ensinando através dos momentos que eu vivi e também dos erros cometidos e diversos tropeços; inúmeras vezes, choro pedindo perdão, de ter sido tão indigna desse zelo, amor e proteção.
Essa noite, em especial, Ele me guiou sobre esse tema que vou abordar, como o desenrolar de um filme, eu vendo inúmeras cenas, situações que vivemos, que uma linha tênue nos separa da moralidade, da imoralidade; do caminho da luz, do caminho das trevas, do mel saboroso da verdade, do amargor do fel da mentira, enfim inúmeras situações que é quase imperceptível para nós essa divisão, mas para o mundo espiritual é um abismo que as separam.
Sem me delongar mais, começo aqui explanar as diversas situações que isso ocorre...um simples clicar no mouse com a nossa mão pode nos dar acesso ao mundo tão veloz das informações, das pesquisas, das notícias, podemos interagir com amigos, com irmãos que comungam a nossa fé, compartilharmos ideias, pensamentos, mensagens, a Palavra da Salvação; mas também com o mesmo clicar no mouse, podemos ter acesso ao mundo das trevas, sites pornográficos, pedofilias, sexo virtual, adultérios, conluios para roubos, sequestros, raptos de crianças, compras e vendas de drogas, tráficos de órgãos, divulgações de seitas, heresias, diversas idolatrias, que tanto desagradam a Deus, etc.
Uma mulher ávida que faz a compra num supermercado, uma linha tênue a separa de comprar e roubar na surdina as mercadorias, lesando ao dono do estabelecimento; e quantas vezes isso ocorre, e quantas pessoas são flagradas roubando pelas câmeras de segurança instaladas no local.
Um funcionário de um banco, com uma carreira promissora em ascensão; uma linha muito tênue o separa de ser honesto, um exemplar profissional; para ser desonesto e praticar um desfalque, lesando o seu patrão; e sendo passível de ser descoberto, preso, ocasionando sofrimentos pra ele e seus familiares.
Um adolescente que rouba o próprio pai, mente para ele e sua mãe aflita, para comprar drogas, levando uma vida sórdida e perigosa; uma linha tênue o separa de ser um filho sincero, honrado, fiel aos valores morais legados por seus pais.
Uma esposa que é tentada constantemente no seu trabalho, em ceder as investidas de um sedutor colega; uma linha muito tênue a separa entre ser uma esposa virtuosa, prudente e fiel ou ser uma mulher infiel, insana; um esposo que olha com desejo para outras mulheres, praticando acintosamente a cobiça e o adultério; uma linha tênue o separa de ser um homem virtuoso, fiel, temente, igual a Jó, e fazer uma aliança com Deus e consigo mesmo em não pecar com os seus olhos; e também seguir fielmente as palavras do Seu amado Mestre, que exorta sobre esse tema, que ele está sujeito a perder sua salvação, por esse gesto tão costumeiro, e muitas vezes ovacionado por amigos e pela sociedade; como sinal de virilidade e masculinidade.
Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? Jó 31:1
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mt 5:21-29
Um homem que dirige embriagado, provocando infrações, acidentes, lesões e mortes; uma linha tênue o separa de ser um motorista prudente, sábio e que respeita as leis do trânsito; também uma linha tênue o separa em ser calmo, equilibrado, ou se deixar levar pela carne, ira, e praticar atos impensados, inclusive brigas e até matar alguém por uma simples fechada ou ultrapassagem de outro carro; quantas pessoas são mortas por motivos tão banais e sórdidos.
Enfim enquanto estivermos aqui, nessa densa atmosfera terrena, num mundo que jaz no maligno, sempre seremos tentados, provados, a perseverar na prática do bem, e dizer não as trevas, fugindo velozmente e avidamente da aparência do mal; vocês conseguem entender a gravidade dessa palavra? O que se refere essa exortação? É a aparência, apenas o cheiro do enxofre...o Espírito Santo é o alarme que dispara insistentemente...
FUJA!!! Corra para bem longe do perigo, do que te tenta, do que te seduz; FUJA!!! daquele local, daquele site, daquela situação, daquela pessoa especial, daquela amizade...FUJA!!!! Sem mas, nem porém, sem desculpas, vãs argumentos, nem delongas!
Abstende-vos de toda a aparência do mal. 1 Ts 5:22
Um dos trechos que mais aprecio na Bíblia, é quando é narrado a vida de um jovem tão belo, não só exteriormente, mas principalmente interiormente, um jovem temente a Deus, que seguia fielmente a determinações do Espírito Santo; mesmo contrariando a sua carne, pois ele estava no auge de sua virilidade, em ebulição total os seus hormônios, ele não era cego, nem doente; mesmo assim disse não, a uma bela e sedutora mulher, uma mulher madura, ardilosa e poderosa, esposa de Potifar, capitão da guarda, eunuco de Faraó do Egito.
O nome dele era José e ele viveu um situação tão delicada, que maioria dos jovens, principalmente os da atualidade cederiam a tentação e viveriam uma tórrida e insana noite de amor, sendo infiel ao seu benfeitor, que o comprou como servo, o abrigando, ajudando, e o investindo de autoridade para comandar a sua casa e também controlar os seus bens; mas se ele cedesse a essa tentação, teria sido totalmente infiel a Deus; e por suas palavras proferidas, que tenho o maior carinho e apreço por esse jovem tão abençoado, servo de Deus, um exemplo de virtude, de hombridade, de masculinidade, mas aliada a honra e a maior galhardia!
Um exemplo que temos de nos mirar seguir; chega, meus irmãos, temos de dar um basta a tantas aberrações, iniquidades, principalmente as praticadas contra ao nosso corpo, ao templo sagrado e inviolável do Espírito Santo!
Vamos divulgar e enaltecer as virtudes desse jovem, que se deixou guiar poderosamente por Deus, sendo obediente e praticante ferrenho dos santos desígnios do Senhor; que jamais ultrapassou a linha tênue que o separava da salvação, vida eterna; para o caminho atroz e sem volta da perdição, morte eterna!
E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
E aconteceu que falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gn 39:7-12
Irmãos, devemos ser sóbrios, vigilantes, prudentes, sábios; pois quando cedemos aos apelos do maligno, e ultrapassamos a linha tênue que nos separa do bem, nos tornamos imediatamente imprudentes, néscios, loucos, idólatras, adúlteros, mentirosos, insanos...e pior deixamos de ser filhos de Deus para sermos bastardos, filhos das trevas.