Quantas vezes nossos corações são apunhalados pelos os entes queridos, por aqueles que mais amamos , e de quem menos, esperavamos traições, enganos, mentiras, rejeições e o pior, as vezes, ameaças, agressões, perseguições, abandono!
É muito doloroso, dói demais, o coração sangra no sentido literal da palavra, em consequência do punhal que encravaram nele;
E quanto tempo demora pra conseguirmos amenizar a nossa dor?
Quanto tempo para conseguirmos tirá-lo de lá, sem matar a nós mesmo?
E depois, quanto tempo? Para convivermos com a dor, deixarmos adormecido as lembranças dolorosas de tudo que ocorreu, e começarmos a cultivar uma minúscula semente do perdão, do esquecimento!
Imagine uma situação, um Rei perseguido pelo próprio filho que tanto amava, um filho que provocou uma rebelião, para usurpar o seu reino; o Rei Davi viveu essa situação e como deve ter sofrido em consequência dessa traição, rejeição do seu filho.
Geralmente, nós esperamos isso de estranhos, mas quando é do nosso sangue, da nossa própria carne, sofremos demais; ainda mais, para um homem marcado por diversas tragédias no seio da sua família.
Mas o Rei Davi não esqueceu o amor que nutria pelo seu filho e também sentia a falta dele, tanto que escreveu um salmo tocante retratando a dor que sentia pela sua rebelião, traição e distância:
Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.
Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. Salmos 55:12-14
E ele deixou adormecer dentro de si, a saudade, o amor que ele sentia pelo seu filho amado Absalão!
E quando sofreu outras afrontas, maldições, perseguições vindas de outras pessoas; ele já estava por demais calejado, e conhecia bem a natureza humana, não tinha muitas expectativas em relação a amizade, sinceridade deles.
Na sua juventude, ele tentou ser amigo, um servo dedicado, mas foi invejado, traído, perseguido pelo Rei Saul, e mesmo assim, jamais levantou sua mão contra ele, um ungido do Senhor!
Sempre deixou que o Justo Juiz julgasse a causa entre eles. 1 Sm 24:12-13,15
Anos mais tarde, sofreu resignado ser amaldiçoado por Abisai, e entregou ao Senhor as palavras duras que ele proferiu...acreditando que o Senhor olharia sua miséria e talvez transformasse em bênçãos , as maldições lançadas contra ele. 2 Sm 16:11-12
A sua vida, mesmo marcada por inúmeros sofrimentos, inúmeras traições, rejeições, é um exemplo de vida, dedicada ao Senhor, a exaltar o Seu Glorioso Nome!
Apesar de tudo que viveu, o Rei Davi soube sobrepor-se as adversidades e ser um verdadeiro servo do Senhor, cheio do Espírito Santo, que mesmo ferido, não fere o seu algoz!
E entrega todas as suas dores , maiores afrontas, aos pés do Único que pode amenizar, curar e fazer brotar dentro de si...a semente do perdão, do esquecimento!!!
A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido. Salmos 34:21-22
[Salmo de Davi para o músico-mor] Ouve, ó Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo.
Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a iniqüidade.
Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas flechas palavras amargas,
A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro; disparam sobre ele repentinamente, e não temem.
Firmam-se em mau intento; falam de armar laços secretamente, e dizem: Quem os verá?
Andam inquirindo malícias, inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um deles, e o coração, são profundos.
Mas Deus atirará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos.
Assim eles farão com que as suas línguas tropecem contra si mesmos; todos aqueles que os virem, fugirão.
E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus; e considerarão prudentemente os feitos dele.
O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão. Sl 64:1-10
Nenhum comentário:
Postar um comentário