Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O SEGUNDO CHAMADO!


-SERVAMARA-




É  muito difícil reconhecer os nossos erros, o quanto falhamos, o quanto fomos soberbos em acreditar que estavamos preparados para o chamado do Senhor, que jamais vacilaríamos em nossa fidelidade, em nossa santidade e  na demonstração de amor por Ele; porque o amor não consiste em palavras, o amor precisa ser testado, provado nas grandes tribulações da vida, e também nas grandes tentações, nos manjares malignos ofertados, a todo momento, ao longo da nossa caminhada.

Mas infelizmente pensamos que estamos firmes, fortes, prontos para dar as nossas vidas pelo nosso Mestre; e quando somos bombardeados pelas aflições, cedemos aos caprichos da nossa carne, sucumbimos ao medo, ao ego, a vontade maior de satisfazê-lo, e ser o seu capacho, escravo!

E choramos, amargamos o que ceifamos, frutos dos nossos desvarios, e pior das nossas  infidelidades ao Senhor; chegamos a pensar que chegamos ao fundo do abismo, que não temos mais jeito, somos totalmente indignos para sermos chamados de servos, e muito menos, de filhos de Deus.

Nesses momentos sombrios de dores, nos arrependemos dos nossos erros, iniquidades; e suplicamos o perdão do Senhor; só isso nos basta, já é uma grandiosa dádiva sermos perdoados, não termos sido exterminados nos momentos que nos deliciamos no lamaçal dos nossos enganos.

Nem sequer cogitamos que o Senhor além de nos perdoar, nos chama novamente e ainda nos indaga individualmente, especialmente, com perseverança.'Aimara, amas-me?'

Nos dando uma segunda chance, um segundo chamado para sermos novamente ovelhas do Seu aprisco, para ouvirmos a Sua voz, nos guiarmos pelos Seus santos desígnios, e para sermos pescadores de homens...Assim como Ele chamou Simão, chamado Pedro, pescando com seu irmão André. Mt 4:18-20

E prontamente eles atenderam ao seu chamado; e Pedro se dedicou a seguir o seu mestre; tendo momentos de grandiosa fé e  sabedoria; andando sobre as águas. Mt 14:28-29; e proferindo palavras poderosas, sábias, inspiradas pelo Espírito Santo, revelação do Alto, do trono de Deus!

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Mt 16:16-17

Suas palavras inspiraram ao Senhor Jesus lhe revelar a sua preciosa missão e chamado:

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:18-19

O Senhor Jesus quis dizer que sobre essa confissão de Pedro que edificaria  a Sua igreja, sobre esta pedra, a Rocha maciça, poderosa, que significa a Sua pessoa; as forças malignas jamais prevalecerão sobre a  Sua igreja!

Mas Pedro, ao mesmo tempo, que era cheio de fé, se deixava ser envolvido pelas investidas malignas, tinha medo, pronunciava palavras da sua fraqueza espiritul; querendo evitar que o Seu Mestre  sofresse nas mãos do seus algozes. Sendo veemente repreendido por Ele! Mt 16:22-23

O Senhor conhecia e enxergava as fragilidades do seu servo, e por isso o advertiu, mas Pedro pensava que estava pronto, firme para enfrentar todas as tribulações, e também dar o sua vida por Ele. Mc 14:27-31; Lc 22:31-34; Jo 13:36-38

Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.

Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galiléia.

Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei.

Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. Mateus 26:31-35

O Mestre continuou a exortá-lo, a vigiar, a orar mais, inclusive sendo o seu maior intercessor; mas o seu servo se julgava forte, firme, preparado, igual a uma criança que o pai avisa, inúmeras vezes, que ela ainda não está firme nas pernas pra correr, e ela não obedece e cai, leva o maior tombo, e chora muito...Foi isso que aconteceu com Pedro, e acontece com todos nós, quando não ouvimos aos apelos do Senhor e do Espírito Santo que nos alerta, avisa, pra reconhecermos as nossas fragilidades, fugirmos das tentações, da aparência do mal...Mas soberbos continuamos caminhando a passos largos pra beira do abismo. Lc 22:31-34

E Pedro que afirmava que daria a vida pelo amor do seu Mestre, não vigiou, nem orou quando Ele estava triste, contrito, clamando no  Monte das Oliveiras...Dormia, e quando foi surpreendido com a prisão dEle deixou se levar pela emoção e ira, e quase ocasionou uma maior tragédia, com mortes, e também dando a perceber que não compreendia e nem aquilitava a grande missão do Seu Senhor, e nem as armas espirituais do Seu Reino! Lc 22:39-49
 
E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.

E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Lc 22:50-51

O Pastor ferido, as ovelhas se dispersaram, e Pedro negou o Seu Mestre, por três vezes, como anteriormente tinha sido advertido por Ele; e só quando o galo cantou, ele caiu em si e chorou amargamente. Lc 22:56-62

Assim como Pedro, nós choramos amargamente quando deprezamos, negamos ao Senhor, somos extremamente infiéis a Ele; e o pior, por apenas, uns reles pratos de lentilhas!

Mas Pedro se redimiu, e o Seu Mestre Ressurreto o chamou de novo, e ele atendeu aos Seus apelos; demonstrou o seu amor não por palavras proferidas no ímpeto da emoção, mas pela prática, pela doação, pela entrega a esse amor agápe e incondicional...E a partir daí aprendeu a preciosa lição,  e jamais negou a sua fé, morrendo por ela! Cheio do Espírito Santo clamava a Palavra da Salvação! At 2:14-47; At 3:12-26

E,depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.

E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. João 21:15-19
 
Que esse exemplo ímpar de Pedro fique encravado no nosso coração, na nossa mente, na nossa alma, no nosso espírito, pra jamais nos sentimos soberbos ao ponto de acharmos que não caíremos, nem negaremos a nossa fé diante das tribulações, diante das tentações; que sejamos humildes em reconhecer as nossas fragilidades, que somos igual as crianças que precisam obedecer aos seus pais; que o poder não é nosso, o poder é do Espírito Santo habitando em nós, mas pra que essa dádviva ocorra precisamos estar  fincados na Videira maior, e em comunhão com o Pai.
 
Dedico essa mensagem a todos que necessitam de perdão, da misericórdia do Senhor... Aos tristes, os abatidos, os contritos, os desanimados, os que sucumbiram as tentações, as tribulações, os que negaram a sua fé; mas que estão dispostos a se redimir, a recomeçar, a atender aos apelos do Senhor, dizendo SIM ao segundo chamado!

 
'De que vale o saber que não se traduza em amor'.   (Antônio de Pádua- Teólogo do séc. XIII)


















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário