Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A VERDADEIRA PACIÊNCIA NO SOFRIMENTO

 
 
 
 
 
CAPÍTULO 19
 
 
 
A voz de Cristo:
 
 
O que está dizendo, Meu filho? Pensa  em Meu sofrimento e no dos santos e cesse as reclamações. Ainda resististe ao derramamento de sangue. O que sofres  é muito pouco comparado aos grandes sofrimentos daqueles que foram tão fortemente tentados, tão severamente perturbados, tão testados e atormentados de várias formas. Bem podes lembra-te, portanto, das dolorosas aflições alheias e por isso suportar mais facilmente as tuas próprias. E se elas não te parecem tão pequenos, verifica se tua impaciência talvez não seja a causa da parente grandiosidade; e, sejam grandes e pequenas, tenta suportá-las pacientemente. Quanto mais te dispões a sofrer, mas sabiamente ages e maior é a recompensa prometida a ti. Assim, irás sofrer mais facilmente se tua mente e hábitos estiverem treinados para isso.
 
Não digas: ''Não posso suportar isso de tal pessoa nem vou aturar esse tipo de coisa, pois me prejudicou muito. A pessoa me acusou de muitas coisas que jamais imaginei. Mas de outra pessoa eu suportaria de boa vontade acho que devo''.
 
Tal pensamento é uma tolice, pois não considera a virtude da paciência ou Aquele que a recompensará, mas sim leva em conta a pessoa e a ofensa cometida. O homem que sofre apenas o que acha que cabe a ele, que aceita sofrer apenas daqueles que lhe faz aceitar, não é verdadeiramente paciente. Pois o homem verdadeiramente paciente não considera de quem o sofrimento vem, seja de um superior, de um igual, ou de um inferior, seja de uma pessoa boa e santa, ou de uma perversa e indigna; mas não importa quão grande seja uma adversidade que recai sobre ele, não importa quão grande seja uma adversidade que recai sobre ele, não importa quão frequente venha, ou de quem vem, ele a aceita, agradecido, das mãos de Deus e a considera um grande proveito. Pois com Deus nada que é sofrido em nome Dele, não importa quão ínfimo, passa sem recompensa. Esteja preparado para lutar, então, se desejas a vitória. Sem luta não se pode obter a coroa da paciência, e se te recusas a sofrer estás recusando a coroa. Mas, se desejas ser coroado, luta bravamente e suporta com paciência. Sem trabalho não há descanso e sem luta não há vitória.
 
 
O discípulo:
 
 
Ó Senhor, permiti que aquilo que parece naturalmente impossível para mim se torne possível através de Vossa graça. Sabeis que posso sofrer muito pouco e que fico rapidamente desencorajado quando uma pequena adversidade chega. Permiti que o tormento da tribulação sofrida em Vosso nome seja agradável e desejável a mim, pois sofrer e ser atormentado em Vosso nome é muito benéfico para minha alma.
 
 



(Extraído do Livro: Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, Capítulo 20, p. 118 e p. 119)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Belo blog.

    ¯\_(ツ)_/¯ ©

    2017

    Viva 2016!

    Em 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma equivocada assim:

    “O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas”, diz Grazziotin.

    Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica.

    Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de 2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Tal ação acorrida em 2016 ocasionou o triunfo sobre a incompetência. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável.

    Qual foi, afinal, essa ação sui-generis?

    Tal fato luminoso foi o:

    — «Tchau querida!»*

    [ (*) a «Coração Valente©» do João Santana; criada, estimulada e consumida. Uma espécie de Danoninho© ‘vale por um bifinho’. ATENÇÃO: eu disse Jo-ã-o SAN-TA-NA].

    Eis aí um momento progressista, no ano de 2016. Sem PeTê. Sem baranguice. Sem política kitsch do Petismo.

    A volta de decoro ao Brasil.

    Feliz 2017 a todos.


    [P.S.: a todos do blog, que fiquem atentos à picaretagem em 2017 & que vossas mentes permaneçam rápidas perante ao ilusionismo do PT. Um sublime 2017!].

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, João, obrigada por seu comentário, e pela visita a minha página, se puder, volte mais vezes. Graça e paz multiplicadas.

    Para reflexão:

    ''O reino, e o domínio, e majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão''.

    (Daniel 7:27)

    ResponderExcluir