Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DOZE CASAMENTOS NOTÁVEIS DA BÍBLIA

DOZE CASAMENTOS NOTÁVEIS DA BÍBLIA


1-ADÃO E EVA



 “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2:24)


Sob muitos aspectos, Adão e Eva foram únicos: o primeiro casamento da história, o primeiro homem e mulher da história, os primeiros pais da história, as primeiras e únicas nascidas sem o pecado e o primeiro casal a ser tentado por Satanás.

Não descrição física de Eva, mas muitos especulam que, tendo ela sido criada por um Deus perfeito, refletia a perfeição divina e era muito linda. Ela foi a primeira adjutora, a primeira costureira e a primeira a receber uma profecia divina acerca da cruz.

Adão é o pai humano de todos nós. Ele viveu com Eva inicialmente em um mundo bonito, sem pecado ou tristeza. Refletia a imagem de Deus. Foi criado como um ser tripartido- espírito, alma e corpo. Ele foi tentado e entregou-se ao pecado, pelo qual ele e todos, desde então, têm pagado um preço muito alto.

No decurso da história da humanidade, o texto de Gênesis 2.24 tem sido usado em mais cerimônias de casamento do que qualquer outro. Esse versículo é complementado com Gênesis 5.2, formando uma unidade indissolúvel.




2-O SR. E A SRA. ENOQUE


 “E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou” (Gn 5:24)


O Sr. e a Sra. Enoque são realmente diferentes. A Sra. Enoque sequer é mencionada na Bíblia, mas destaca-se por dar à luz um filho que seria o ser humano que mais tempo viveria pela terra: Matusalém, que viveu até aos novecentos e sessenta e nove anos. O seu marido, Enoque, também distinguiu-se por ser tão temente a Deus que foi um dos dois homens citados na Bíblia que jamais viu a morte. Só nos resta especular a razão por não haver mais informações sobre o Sr. e a Sra. Enoque como casal.




3-O SR. E A SRA. NOÉ


 “Noé, porém achou graça aos olhos do Senhor” (Gn 6:8)


‘’Então, saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele; todo animal, todo réptil, toda ave, tudo o que se move sobre a terra, conforme suas famílias, saiu para fora da arca. E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar. E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse o Senhor em seu coração: Não tornarei mas a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz” (Gn 8:18-21) .
Nóe foi o décimo descendente depois de Adão. Nada sabemos sobre a vida que ele e sua esposa tinham antes do Dilúvio a não ser que viviam numa época em que as pessoas eram muito más. Noé era um homem temente a Deus , e a Sra. Noé não lhe era inferior. A situação da época estava tão ruim que Deus escolheu salvá-los de um modo que deve ter parecido bem esquisito na ocasião. Imagine a cena ridícula: Noé construindo um barco enorme num ponto da história em que não existia chuva. Como Nóe deve ter se sentido? Como a Sra. Noé deve ter se sentido?

Noé achou graça aos olhos do Senhor. Ele preparou a arca. Avisou às pessoas sobre o juízo iminente. Construiu o primeiro altar. Deus honrou Noé com uma aliança perpétua. E em todo esse tempo, a Sra. Noé estava ao lado do seu marido.


4-ABRAÃO E SARA



 “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12:1-3).

Abraão e Sara estão muito acima da maioria dos casais da história da Bíblia e fora dela. São personagens dignos de estudo. Em certo sentido humano, eles são o apogeu dos casais, a quem se dirigem judeus e cristãos.

Deus escolheu Abraão, que abriu mão de uma situação certa para ir a uma terra desconhecida, mas escolhida por Deus. Tornou-se notório por sua fé, demonstrou falhas de caráter diversas vezes, e foi o pai de uma nova nação e de uma nova raça espiritual.

Deus escolheu Sara para ser mãe de um novo povo e ter o Messias entre os seus descendentes. Ela era tão bonita que, aos noventa anos de idade, os reis se apaixonaram por ela. Por muitos anos, ela foi estéril e viveu triste, demonstrando egoísmo e ciúme até ser abençoada com um filho, Isaque. Ela viveu até aos cento e vinte e sete anos.

Juntos, geraram uma nova nação, a nação de Israel, que hoje é a peça central do interesse do mundo.

5-ISAQUE E REBECA


 “E chamaram Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei” (Gn 24:58).


A história de Isaque e Rebeca é uma história de amor fascinante e encantadora. Isaque deixou que Deus lhe escolhesse a esposa, e Deus escolheu Rebeca.

O pai de Isaque, Abraão, enviou uma caravana à Mesopotâmia, a uns oitocentos quilômetros de distância , para buscar entre o seu próprio povo esposa para Isaque. Isaque era tão temente a Deus que, quando a caravana chegou com Rebeca, ele estava orando no campo.

Como o filho da promessa da aliança, antes mesmo de nascer, recebeu o seu nome pelo próprio Deus. A sua submissão chegava próximo da morte. Era extremamente devoto, pacífico, fiel e espiritual, mas às vezes também era dado à falsidade, como quando disse que Rebeca era sua irmã, e à rebeldia, como na questão de Esaú e a benção. Nesses dias em que imperava a poligamia, Isaque permaneceu fiel unicamente à sua Rebeca.

Deus escolheu Rebeca para ser a esposa de Isaque. Quando lhe perguntaram se iria nesta viagem de oitocentos quilômetros para uma terra distante a fim de casar-se com um homem que nunca tinha visto, ela respondeu:”Irei”. Rebeca era bonita e virgem. Mulher aplicada e de fé. Ela esperou vinte anos para ser mãe; Isaque orou e Deus respondeu dando-lhe os gêmeos Esaú e Jacó. Depois do nascimento dos gêmeos, Rebeca, ao que parece, muda para pior. Ela favoreceu um filho acima do outro, como fez Isaque. Também foi falsa e enganou Isaque.

Há lições a aprendermos com esta linda história de amor. Aprendemos a importância de um companheiro por toda vida. Aprendemos com a atitude de Rebeca: “Irei”, em resposta ao chamado de Deus. Aprendemos a não favorecer um filho acima do outro. E aprendemos a não enganar o nosso conjugue.



6-JACÓ E RAQUEL


 “Assim, serviu Jacó sete anos por Raquel, e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29:20)


Jacó e Raquel apresentam outra linda história de amor. Jacó era um homem de extremos, enganava, mas também era temente a Deus. Enquanto visitava um parente (o tio Labão). Jacó encontrou, indubitavelmente por designação divina, a bela Raquel junto ao poço e apaixonou-se por ela. Labão deu a mão de Raquel a Jacó em troca de sete anos de trabalho. Mas Labão enganou Jacó, e este acidentalmente casou-se com a irmã de Raquel. Léia. Ele trabalhou outros sete anos por Raquel.

Raquel foi sublimemente guiada por Deus e profundamente amada por Jacó. Mas ela também tinha um lado sombrio. Ficou com raiva por não ter filhos e possuía ídolos que ela escondeu de Jacó. Ela morreu ao dar à luz Benjamim.




7- BOAZ E RUTE


 “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer tu fores, irei eu e, onde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é meu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16)


A história de Boaz e Rute é uma das histórias de amor mais bonitas da Bíblia.

Rute era moabita, de formação pagã, mas casou-se em uma família judaica e ganhou Noemi como sogra. Tendo ficado viúva, decidiu voltar com Noemi para o povo judeu. Em algum ponto ao longo de sua convivência com pessoas judias, ela converteu-se. Ela e Noemi eram pobres, mas não há registro de Rute ser amarga. Enquanto apanhava as espigas deixadas no campos depois da ceifa, foi notada por Boaz, um proprietário de terras cortês, afável e rico, que se apaixonou por ela, tomou providências para favorecê-la e acabou casando-se com ela.

Deus escolheu Rute para casar-se com Boaz e com ele ter um filho chamado Obede, que foi o pai de Jessé, que foi o pai de Davi. Jesus veio desta linhagem.

Nas cerimônias matrimoniais de hoje costuma-se citar Rute 1:16. Esse texto sacro mostra a lealdade de Rute e Noemi, mas é usado em sua aplicabilidade a casamentos.



8- DAVI E BATE-SEBA


 “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo dia” (Sl 32:3)


A história de Davi e Bate-Seba é pontuada de sensualidade, adultério, falsidade e assassinato. Hoje em dia, esses temas fazem sucesso em livros e filmes, mas essas novas versões não resultam em arrependimento, perdão e benção, que são os pontos finais desta história bíblica.

Davi era o filho mais novo de Jessé. Sendo escolhido por Deus, deixou de ser um pastorzinho ao derrotar o gigante Golias para tornar-se guerreiro destemido e rei grandioso. Ele revelou ter qualidades de santo e de pecador. Era músico, profeta e um tipo de Cristo. Jesus veio sua linhagem.

Bate-Seba era esposa de Urias, um dos soldados mais gabaritados de Davi. Ela era “mui formosa à vista” ( 2 Sm 11:2). Há perguntas que se levantam com respeito a Bete-Seba: Por que ela estava tomando banho em um lugar visível dos terraços adjacentes? Por que não se recusou a obedecer ao pedido de Davi?

Davi e Bete-Seba pecaram. Deus os castigou severamente. Na sua misericórdia, porém, ele permitiu que mais tarde tivessem Salomão, o homem mais sábio que já viveu. Bate-Seba também está na genealogia de Jesus.

O preço que Davi e Bate-Seba pagaram pelo pecado que cometeram foi alto. A lição a aprendermos é que há perdão para os nossos pecados, e que o pecado não arruína necessariamente a vida.



9- JOSÉ E MARIA


 “E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1:28)


De todos os casais, José e Maria são os mais interessantes.

Maria era de formação humilde, tornou-se a mulher mais proeminente de todos tempos. Ela descendia da tribo de Judá, da estirpe de Davi, era virgem, deu à luz Jesus de modo milagroso e foi bendita [...] entre as mulheres”, visto ter sido escolhida por Deus. Não há descrição da sua aparência física, mas ela era mulher de caráter excelente, obediente e humilde. Não só deu à luz Jesus, mas também criou-o. Ocasionalmente, Ele a continha quando ela queria interferir com a obra divina que Ele tinha a fazer. Ela presenciou sua morte na cruz e o aceitou como “Deus, meu Salvador” (Lc 1:47)

José era homem verdadeiramente honesto e temente a Deus. Ele tomou providências a favor de Maria. Ficou ao lado dela enquanto grávida de Jesus, uma situação escandalosa naqueles dias. E ele criou Jesus, ensinando-lhe a profissão de carpintaria. José foi fiel à sua esposa e ao seu Deus.


10- ZACARIAS E ISABEL


 “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” (Lc 1:13)


Como contemporâneos e parentes de José e Maria, Zacarias e Isabel são personagens extraordinariamente dignos de estudo. Eles foram os pais piedosos de João Batista, o precursor de Cristo.

Isabel casou-se com o sacerdote Zacarias e era da linhagem sacerdotal, uma “das filhas de Arão” (Lc 1:5). Era justa, temente a Deus e vivia segundo os mandamentos do Senhor. Ela foi a primeira mulher a confessar Jesus na carne. Ela deu à luz João quando era muito velha.

Zacarias era muito temente a Deus. Era sacerdote que cumpria fielmente os seus deveres. Ele amava Isabel, e juntos criaram um dos homens mais tementes a Deus e ousados que viveu.
 
É raro encontrar dois casais que andam com Deus. José e Maria e Zacarias e Isabel ajustam-se a esse padrão.

11-ÁQUILA E PRISCILA

 

“Depois disto, partiu Paulo de Atenas e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural de Ponto, que havia pouco vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Claúdio tinha mandado que todos judeus saíssem de Roma), se ajuntou com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas” (At 18:1-3)

Herbert Lockyer muito feliz quando declarou que os dois corações deste casal batiam como um. Áquila e Priscila sempre são citados juntos. Juntos, trabalharam na Igreja Primitiva; juntos, eram trabalhadores seculares; juntos, honraram o apóstolo Paulo tendo-o como convidado em casa; juntos exerciam a mesma profissão: fabricantes de tendas; juntos, foram unidos em alta estima por Paulo; e; embora a Bíblia não declare, a tradição diz que eles morreram juntos em martírio por Cristo.




12- O SR. E SRA. PEDRO

 
“Não temos nós direito de levar conosco uma mulher irmã, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefás?” (1 Co 9:5)

Pedro era casado (veja Mt 8:14), mas nada sabemos a respeito de a sua esposa.
 
Acredito, porém, que ela tenha desempenhado papel importante no ministério que eles cumpriram.

(extraído do livro- Segredos de Um Casamento Duradouro- Franck & Alice Minirth)





-SERVAMARA-




Adão era tão formoso, imagem e semelhança do Senhor,

Primeiro homem a pisar na relva a lhe acariciar!

Tão poderoso, denominava tudo o quê via a lhe encantar!

Comandava os animais e eles lhe serviam;

Tinha fartura dos frutos a lhe saciar;

Fitava flores que embelezavam seu lar, viver;

Mas ALGO lhe faltava...E ficava imaginar...

Seu olhar absorto a buscar!

O Senhor tão benigno e misericordioso percebeu a sua nostalgia, devanear!

E quis lhe presentear com um tesouro valioso!


Lhe tocou e com um pesado sono o entorpeceu...

E de uma das suas costelas, cerrou a carne e dela formou um ser tão belo, frágil e precioso!

E trouxe- a a Adão; ele quando olhou-a, sentiu no seu coração um pulsar, ardor; uma alegria brotou das suas entranhas.

Jamais, foi o mesmo, a fitar aquele olhar a lhe desnudar , desvendar!

A partir dali, teve certeza, que nunca mais, estaria só!

O uno se fez PAR, na beleza de compartilhar, doar, AMAR!



Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.


Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.

Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?

E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Ec 4:9-12









5 comentários:

  1. Boa  noite. daqui eh a Jesyca tenho 21 anos de idade sou Angolana mas Esou vivendo ca no Brasil a 7 a 8 meses. bom eu sou crista e o templo da minha igreja eh Igreja batista Agape de Fortaleza Ceara. eu o meu problema nossa muito deficil de falar mas vou tentar,... Gracas a Deus o meu habito pela leitura esta indo bem porque tenho orado e pedindo sempre que o Senhor nao saia perto de mim mesmo nas dificuldade k que encontro em viver distante da familia, amigos e namorado,... o meu problema vem ai que eh namorar a distancia,.. sei que a falta de dialogo eh muito triste no relacionamento a distancia e eu e o meu pareiro estamos a enfrentar isso ,.. pouco tempo de dialogo... eu gostaria de ajuda para poder ser mas vulneravel em relacao ao meu parceiro, poder entender as suas necessidades e ser submissa... tambem venho pedir acompanhamento moral pra meu relacionamento visto que ja passou pelo namoro deves ter experiencias que nos estamos passando e talvez estamos achando deficil. obrigada pela comprensao. boa noite que Deus abencoe a voce e a sua familia

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Jesyca, fiquei muito feliz por sua visita ao meu blog e também pelo seu tocante comentário. Graças as benignidades do Senhor você está bem e foi acolhida pelos irmãos(ãs) em Cristo.

    Por favor, irmã, me envie o seu e-mail para podermos conversar melhor, com mais detalhes, e também clamarmos por uma orientação de Deus. Enquanto isso não ocorre, acesse este blog que estou te indicando, creio que o artigo abordado por ele, vai te ajudar e edificar. Aguardo o seu e-mail. Um grande abraço. Graça e paz multiplicadas. Da sua irmã em Cristo Aimara

    http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/namoro/cap01.html

    ResponderExcluir
  3. Boa noite meu nome e Daniely e estou enfrentando problemas no meu casamento q não sei como resolver e preciso de ajuda. Meu marido tem sérios problemas com bebidas e nossa situação financeira está horrível por causa disso. Estamos cheios de dívida e ele gasta mais com boteco do q com as contas de casa. Estou tão cansada de pedir e falar pra ele pelo menos diminuir mas nada adianta. O q me aconselhao?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Boa tarde, Daniely, a paz do Senhor esteja contigo, com seu esposo e seus familiares.

      Eu creio, que se buscar incansavelmente e ardorosamente a presença do Senhor JESUS CRISTO, encontrarás todas as respostas as suas indagações, lamentos e maiores clamores...

      Graça, paz e misericórdia lhe seja multiplicadas.


      ''Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

      Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas''.

      Mateus 11:28,29



      Excluir
  4. Ola Daniely, boa noite, entrei neste site agora e nao pude deixar de ler seu comentário. Gostaria de lhe dizer que compreendo como é dificil para vc enfrentar a situação descrita, quee spero não estar enfrentando ainda devido a data, mas como so conheci o site agora e não vi nenhum desfecho de sua situação, gostaria de lhe dizer que não desista de seu marido, ele é dependente do alcool, mas Jesus pode libertá-lo, e mais: Jesus deseja libertá-lo, se vc clamar a Deus Ele lhe ouve e age em teu favor, mas não faça isto sozinha, pois devido a situação vc tambem esta prejudicada, aconselho que procure uma igreja evangélica e que peça ajuda ao pastor e as irmas do circulo de oração que com oração esta situação é mudada. tenha fé, Deus pode lhe ajudar, quando tudo parece dificl, mesmo que suas forças tenha se esgotado busque ajuda de Deus que Ele renova suas forças! estarei em oração por vc e sua família Deus te abençoe

    ResponderExcluir