Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

ENTENDES TU O QUE LÊS?

-SERVAMARA-


'E, correndo Filipe, ouvia que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?' At 8:30


Por vários dias, por diversas vezes, lendo Atos 8,  me relembrei da minha infância e da minha adolescência...Quando meu pai sempre me incentivava o hábito de leitura, inclusive comprando para mim vários livros, Clássicos da Literatura Brasileira, e da Literatura Mundial;  e esse hábito persistiu em mim até os dias atuais; me recordo que gastava boa parte do meu minguado salário em livros, invés de roupas ou outras coisas...Mas voltando ao meu pai, ele tinha as suas limitações e não me incentivou a ler o maior Livro dos livros, a Bíblia, ela ficava mais como enfeite na estante, do que como um Livro de consultas e constantes leituras...

Um belo dia, por minha própria vontade, comecei ler a Bílbia, mas comecei ler o Velho Testamento, e confesso que naquele momento de minha vida, não fui inspirada pelo Espírito Santo para entender ao verdade contida nela; achei que o Deus descrito na Palavra, era um Deus muito distante de mim, muito rigoroso e que exigia muitos sacrifícios do seu povo...Quer dizer, eu li a Bíblia , naquele momento, com meus olhos puramente carnais, que estavam acostumados a ler conteúdos mundanos, cheio de romances, aventuras, emoções e tantos outros temas que me atraíam, seduziam....Sendo assim, por não entendê-la, deixei de lado a vontade de lê-la; reconheço, hoje, que cometi o maior erro da minha vida ao tomar essa decisão, agir assim.

Ocasionalmente lia  os Salmos em momentos de aflições, e também para a minha primeira comunhão, li o Novo Testamento e apreciei saber sobre a vida de Jesus, mas também Ele era bem distante de mim, e a realidade que eu vivia...Precisei  sofrer demais, ter inúmeras perdas, para eu acordar da minha cegueira espiritual e perceber que eu tinha lido tantos best-sellers, e não tinha lido o Livro mais importante para a minha vida, o Livro que me traria vida, vida com abundância, vida eterna...E só acordei aos 46 anos de idade...E quanto tempo eu perdi...

Até hoje, faço indagações ao Senhor...Por que Ele não me tocou e nem me inspirou através do Espírito Santo para eu ter o entendimento da Palavra naquela época? Por que Ele não tocou alguém pra me ajudar, naquele momento, pra compartilhar a Palavra?...São indagações minhas, que sei que só serão respondidas no porvir, na glória eterna...

Meu querido pai terreno, pois mais que me quisesse ajudar, ele não poderia me dar o que não possuía, ele não foi incentivado a ler a Bíblia por seus pais, ele foi incentivado a ler livros mundanos...E foi isso que ele me legou; ele só se converteu próximo a sua morte, glória ao Senhor, que a Sua graça alcançou aos meus pais...Mas não tivemos tempo de compartilhar a Palavra juntos, com harmonia, alegria e entusiasmo, pois tinhamos este costume de debater, conversar sobre os livros que líamos...Infelizmente tempo perdido não volta mais!

Voltando a Atos 8, precisamente dos versículos 26-40, retrata sobre um assunto semelhante ao que narrei...Filipe, um servo do Senhor, foi tocado pelo Espírito Santo para ir a um local, um caminho deserto, que desce de Jerusalém para Gaza, para ter um encontro inusitado com um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, a rainha dos etíopes, superintendente dos seus tesouros e que tinha ido a Jerusalém para adoração. At 8:26-27

Um homem, igual a mim, que tinha sede de conhecimentos, mas que abriu a Bíblia, precisamente em Isaías, e lendo com  seus olhos puramente carnais, não entendia o conteúdo que ali estava descrito; e foi neste momento que Filipe o encontrou, quando ele regressava, e estava assentado no seu carro...E Filipe, tão sabiamente, faz uma indagação a ele se entendia o que lia? E o eunuco com a maior pureza, humildade, e até desabafo, é sincero e responde:

E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. Atos 8:31

E os versículos por ele lido, eram especiais demais, sobre a imolação da ovelha, o Senhor Jesus, e a Sua total entrega, o  seu sacrifício de doar-se a si mesmo, por todos nós, maior amor não existe.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. Isaías 53:7-8

E o eunuco com sede para saber a verdade, perguntou a Filipe, de quem Isaías estava falando, narrando, se dele mesmo ou de outro? At 8:34

E neste momento único, ímpar, Filipe falou de Jesus pra ele, não de maneira comum, banal, mas cheio do Espírito Santo, e não precisou muita conversa, debates, como eu fazia com meu pai, para discutir os livros banais...E o eunuco, foi sábio, e também foi tocado pelo Espírito Santo, e tomou a decisão mais sábia da sua vida, uma decisão que não pode ser adiada, preterida, e chegaram a margem de algum rio...E ele mesmo pediu pra ser batizado...E Filipe para confirmar a sua fé, convicção, fez a pergunta que todos as pessoas deveriam fazer ao seu próximo:

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Atos 8:36-37

E esse homem foi batizado, que gozo, que plenitude ele sentiu...Mesmo sendo surpreendido pelo arrebatamento de Filipe, pelo Espírito do Senhor; ele continuou jubiloso, continuando o seu caminho, galgando passos para a eternidade, querendo compartilhar o que de graça  tinha recebido...E ele, com certeza, jamais esqueceu o encontro inusitado que teve com Filipe, seu desigual anteriormente, mas tão doador,  e agora, irmão, pra sempre!

Eu também fiquei tão jubilosa  por recordar os momentos que meu querido filho, também compartilhou comigo a Palavra, e ele, cheio do Espírito Santo, conseguiu me tocar e me levou a tomar a minha maior decisão, aceitar o Senhor Jesus, como o meu Rei, o meu Salvador, o meu Libertador, o meu amigo Fiel, enfim  meu TUDO, a razão, da minha existência...Esses momentos jamais esquecemos...E o meu querido filho, só tinha apenas 19 aninhos, tão sábio e tão inspirado...Glória ao Senhor que  a Sua graça me alcançou!

Amados, amadas, por favor, compartilhem o que de graça receberam...Quantos eunucos existem pelos os caminhos da vida, esperando por ter um encontro inusitado com alguém que compartilhe as boas novas com eles...


Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! Isaías 52:7








Nenhum comentário:

Postar um comentário