Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

VIAGEM PRAZEROSA!

-SERVAMARA-



Imagine uma situação, o seu amigo mais íntimo, querido, te convida para viajar, passar uns dias na sua casa de praia, para vocês espairecerem, pescarem, conversarem à vontade; e  você prontamente aceita o seu convite; arruma a sua sacola e se encontra com ele.
 No percurso da viagem você observa que ele está mais sério, calado, abre uma lata de cerveja, não sendo o seu costume beber dirigindo, e  começa a aumentar a velocidade do carro, sem respeitar o limite permitido na sinalização da estrada...Você sendo o seu amigo, o que faria?
Acharia engraçado e o incentivaria a correr mais, para aumentar a adrenalina? Compartilharia cervejas com ele? Ou o advertiria para não beber,  ter mais cautela na estrada e diminuir a velocidade?

E se você escolhesse a segunda opção e mesmo assim o seu amigo não te escutasse e continuasse  dirigindo em alta velocidade, fazendo ultrapassagens não permitida,  e o pior não parasse numa sinalização onde está escrito 'Pare', e ele seguisse dirigindo insanamente o que você faria?

Um verdadeiro amigo como agiria? Incentivaria as suas loucuras? Fingiria que não estava percebendo as infrações cometidas? Ou pediria para ele parar em um hotel para descarsarmos e conversarmos?

E se seus maiores apelos não fossem atendido por ele? O que você faria?
 


 


Essa situação é fictícia, mas toda amizade é como uma viagem prazerosa, onde desvendamos novas paisagens, paraísos invioláveis, ao lado do nosso amigo; onde temos momentos de profunda intimidade, de aconchego, de alegria, de entrega, de doação; mas uma amizade não é só feita de momentos plenos, também de momentos sombrios, de dores, de lágrimas, de perdas; quando precisamos de um amigo que seja leal e sincero conosco.

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Pv 17:17

Um amigo que perceba os alertas, as sinalizações do Espírito Santo, quando a nossa visão está obscurecida,  não conseguindo enxergar, não se desviando do mal,   avançando a velocidade, rumo a cometer atos impensados, iniquidades, desvarios.

Nesses momentos devemos seguir as palavras do nosso Mestre Jesus, e demonstrar todo o nosso zelo, carinho, amizade e compaixão pela situação do nosso amigo, relembrarmos quantas vezes erramos, falhamos, e precisamos de um ombro amigo; alguém que não nos rejeitasse e sim, nos acolhecesse no seu regaço; e que nos alertasse quanto aos caminhos tortuosos que estavamos galgando. Doando de graça, a graça e a misericórdia, que recebemos imerecidamente dEle.

Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? Mt 18:33

Jó viveu momentos sombrios, de perdas, de dores, de conflitos, e não contou com a compaixão dos seus três amigos, nem o discernimento espiritual deles, para consolar, amenizar os seus sofrimentos; encontrou julgamentos, acusações, intimidações, insinuações...
Ao que está aflito devia o amigo mostrar compaixão, ainda ao que deixasse o temor do Todo-Poderoso. Jó 6:14
É fácil encontrar mui amigos para nos incentivar a beber, a se prostituir, a dirigir em alta velocidade, a nos incentivar a dar aquelas escapadinhas, a trair os entes amados, a roubar, a lesar...Mas é uma raridade, uma jóia preciosa encontrar um verdadeiro amigo, aquele que nos alerta dos perigos, o quanto estamos nos desviando dos santos desígnios do Senhor; alguém que nos incentive a santidade, ao temor, a obediência ao Senhor.

Um amigo que nos enxergue além das fuligens dos pecados, enxergue o nosso potencial escondido, enxergue a face serena do Senhor Jesus em nós!

Um amigo que nos acompanhe nessa viagem prazerosa, sem se desviar por atalhos, atalhos malignos, que  nos levam pra perdição!

Apenas três dias nos separam de um Ano Novo...Quantos mui amigos te chamarão para festas, farras, bebedeiras, aventuras, viagens, que te levarão pra o precipício, a morte?

E quantos amigos te exortarão quanto as suas fragilidades, quanto ao perigo que você está correndo longe do Senhor, sem ouvir as advertências, os alertas, as sinalizações do Espírito Santo?

Um verdadeiro amigo nunca será alguém que diz 'Sim', 'Amém', as suas loucuras, insanidades; e sim, alguém, que sabe dizer 'Não', quando você está se desviando do caminho santo da fé; um amigo que se preciso for dar a sua vida por você, por sua amizade!

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Jo 15:13

Que no ano de 2013 saibamos reconhecer a diferença entre um verdadeiro amigo e um mui amigo, a serviço do maligno,  nos incentivando a nos desviar da estrada principal,  por atalhos, que nos afastam totalmente do caminho glorioso da salvação!











Nenhum comentário:

Postar um comentário