Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2014

DEPRESSÃO É COMO AS NUVENS NEGRAS E CARREGADAS

 
 
 
 
Começo esta mensagem lhes fazendo uma simples indagação: o que tinham, em comum, Ana, o profeta Elias, o profeta Jonas e o levita cantor, filho de Corá?
 
Não sejam apressados em responder...''eles tinham, em comum, o amor a Deus''.  Está corretíssimo a resposta,  mas além disso, eles tinham outra coisa em comum--a depressão--que os entristeciam, os abatiam, e os atrapalhavam em cumprirem alegremente os propósitos de Deus para suas vidas.
 
Ana tinha um homem (Elcana) que a amava e satisfazia as suas vontades;  mas era estéril e  sofria os escárnios e as afrontas da outra mulher do seu amado, Penina, que era fértil e já tinha os seus rebentos nos seus braços. E por esses motivos ela ficou um período depressiva chorando sem querer comer. (1 Samuel 1:1-9)
 
O profeta Elias apesar de toda a sua intrepidez e coragem em proferir os desmandos do rei Acabe, o exortando quanto as suas iniquidades e o juízo de Deus que recairia sobre ele e sua descendência. Também orava e clamava a Deus, e Ele o ouvia e o atendia, produzindo seca, falta de chuvas ou abundâncias delas. Outro momento marcante foi quando ele desafiou os quatrocentos e cinquenta homens, profetas de Baal; e consegui humilhá-los e provar  que só existia um único Deus vivo e poderoso que ele servia e adorava. Além de matá-los à espada. Entretanto foi acometido de pavor e medo, uma súbita depressão, por uma simples ameaça de morte provinda da mulher do rei, a pérfida Jezabel,  fugindo da sua presença indo para o deserto, muito entristecido, desejando a morte!
 
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. (1 Reis 19:4)
 
O profeta Jonas foi acometido também por esse mal, a depressão, desejando a morte, só porque seu desejo não foi realizado e Deus não puniu os ninivitas por suas iniquidades, nem os exterminou, pois ele teve de pregar a palavra da salvação, e eles creram, se arrependeram e se voltaram a Deus. Provocando desagrado e tristeza no profeta. Ele procurou o isolamento,  e se apegou a uma simples aboboreira, mas o Senhor para prová-lo e ensiná-lo uma preciosa lição, enviou um  verme que a fez secar, o que provocou extremo pesar em Jonas ao ponto dele desejar novamente a morte. (Jonas 4: 1-11)
 
O levita cantor, filho de Corá, momentaneamente foi acometido por esse mal,  a depressão, mas não só ficou abatido, ele fez um apelo tocante a si mesmo para encontrar o motivo para tanta tristeza. Nessas introspecções, ele mesmo encontrou a resposta para se livrar dos malefícios da depressão--confiança nas Suas promessas, lembranças dos Seus feitos e das Suas benignidades,  agradecimento,  louvor e adoração a Deus.
 
Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
 
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Salmos 42:6, 11- grifo meu)

Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu. (Salmos 43:5- grifo meu)
 
A depressão é um assunto muito sério, e que deve despertar o nosso interesse, pois este mal, muitas vezes, silencioso,  atinge e debilita milhares de pessoas ao redor do mundo; ocasionando tristeza, isolamento social, afastamento de atividade profissional,  e o mais grave é o índice alarmante de suicídios devido as consequências dos agravamentos desses sintomas.
 
Todas pessoas que sofrem de depressão merecem a nossa ajuda, o nosso apoio, a nossa amizade, o nosso carinho,  palavras de incentivo e de consolo, principalmente  o compartilhamento da Palavra de Deus. Entretanto, devemos respeitar a decisão de cada pessoa, ao procurar ajuda de psicólogos, de psiquiatras e de uso de medicamentos prescritos por eles.
 
Creio que a depressão é como as nuvens negras e carregadas, que sempre nos inibe de sairmos de casa, com medo e receio de nos molharmos em virtude das iminentes tempestades prenunciadas, e algumas vezes, apenas imaginadas por nós.
 
Mas creio que Ana, o profeta Elias, o profeta Jonas e o levita cantor, filho de Corá, nos legaram as maneiras para nos desvencilharmos dessas nuvens tão negras e tão carregadas--clamores, apelos a Deus, confiança nEle, que Ele é fiel e poderoso de nos livrar de todos males, inclusive a depressão. Enfim, sempre enxergá-Lo  por detrás das nuvens e escutar a Sua voz que nos fala e nos revela o Seu amado Filho; Ele sempre estará ao nosso lado, não devemos temer as tempestades, as negritudes e os paradoxos das nossas próprias almas!
 
''E,  dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
 
     E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi''.
  
   (Lucas 9:34-35-grifo meu)
   
 
   ''Vós temores santos, tomai nova coragem;
 
As nuvens que tanto temeis.
 
Estão cheias de misericórdia e derramarão
 
Bênçãos sobre suas cabeças''.
 
(William Cooper)
 
Em tempo, por favor, não deixem de ler e reler a Bíblia, e também o Livro de Dr. Martyn Lloyd- Jones: ''Depressão Espiritual'', que aborda sobre esse tema de uma maneira sensível, sábia e estupenda. Ele está disponível em PDF para todos que quiserem ler o livro gratuitamente. Cito apenas um trecho dele que consegue resumir o antidoto para esse mal persistente que acomete várias pessoas.
 
''Em outras palavras, o grande antídoto para a depressão espiritual é o conhecimento da doutrina bíblica, da doutrina cristã. Não é ter emoções despertadas em reuniões, mas saber os princípios da fé, conhecer e entender as doutrinas. Esse é o caminho bíblico e é também o caminho dos apóstolos. O antídoto para a depressão é ter um conhecimento dEle, e acharão em Sua palavra. Precisam se esforçar para aprendê-la. É trabalho difícil, mas precisam estudá-la e se dedicarem a ela. A tragédia de hoje, parece-me, é que as pessoas dependem demais de reuniões para a sua felicidade. Este tem sido um problema há muitos anos na Igreja, e é por isso que muitos são infelizes. Seu conhecimento da verdade é falho. Isso, vão lembrar, foi o Senhor que disse: ''Se vós permaneceis na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade, e a verdade vos libertará'' (João 8:31-32), Libertará de dúvidas ou temores, da depressão, das coisas que abatem vocês. É a verdade que liberta--a verdade a respeito dEle, da Sua Pessoa, da Sua obra, dos Seus ofícios...Cristo como Ele é. ( Extraído da página 136 )
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário