Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

AS LIÇÕES DE UM HOMEM SÍMPLICE E TEMENTE



A maioria das pessoas costumam murmurar e praguejar quanto a sua vida, sempre almejando uma posição profissional mais vantajosa do que a atual;  e começam além das murmurações, maldizer a sua sorte, e também a ser negligente com a tarefa que foi designada a exercer.
 
Esquecendo completamente de ser humilde, ter gratidão a Deus, por ter aberto uma porta de renda e de provisão;  não importando a profissão que exerça, mesmo que aparentemente, para ele seja motivo de tristezas e até de mazelas.
 
A Bíblia descreve a labuta diária de um homem símplice, que exercia a profissão de mordomo com muita eficiência e presteza, e ainda tinha de conviver e lidar com um senhor voluntarioso e mau, sujeito aos caprichos, melindres e maldades de sua esposa.
 
Mas ele não se abatia e cumpria os seus deveres com afinco, muito zelo;  este homem se destacava entre outros, aos olhos de Deus, pois ele era sábio e temente ao Senhor desde a sua mocidade;  o nome dele era Obadias,  ele servia ao rei Acabe e  a sua  esposa Jezabel.
 
E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor, 1 Rs 18:3
 
O mordomo Obadias além de ser um eficiente servo, também era um homem temente  a  Deus, que extrapolou o medo de ser punido e  escondeu os profetas do SENHOR numa cova, e os alimentava, sustentava com pão e água;  evitando assim que eles fossem mortos por Jezabel. 1 Rs 18:4
 
Neste período, não chovia em Samaria, em Israel,  se cumprindo as palavras proferidas pelo profeta Elias, em virtude da rebeldia do rei Acabe, que praticava idolatria, o  culto a Baal, adorando o deus de sua ímpia esposa Jezabel.
 
Sendo assim, o rei Acabe determinou ao seu mordomo Obadias que o ajudasse a encontrar erva para alimentar os seus cavalos e mulas, para que os animais não morressem devido a seca , a fome. E Obadias, mais uma vez, se dedicou a cumprir as incumbências determinadas pelo senhor. E saiu por um caminho contrário ao dele.
 
E o inusitado ocorreu e ele encontrou o profeta Elias, o homem mais procurado, em todos reinados, nações; e ainda ficou estarrecido com o pedido feito por ele, de anunciar ao rei Acabe que o profeta estava ali e queria falar com ele; neste momento Obadias, não pode ficar calado e falou do seu temor de ser morto pelo rei, pois corria o risco de Elias ser arrebatado pelo Espírito do SENHOR, não sabendo assim o seu paradeiro, e ele seria responsabilizado por seu sumiço e fuga. 1 Rs  18:7-12
 
Neste momento ele também confessou ao profeta Elias o quanto era temente a Deus, e que também tinha escondido e alimentado os cem profetas do SENHOR;  mesmo assim o profeta Elias continuou com a sua inabalável decisão de se  apresentar ao rei.
 
E disse Elias: Vive o Senhor dos Exércitos, perante cuja face estou, que deveras hoje me apresentarei a ele. 1 Rs 18:15
 
E mais uma vez o mordomo Obadias demonstrou a sua obediência e temor a Deus, representado através das palavras do profeta, e rapidamente foi anunciar a sua presença ao rei Acabe que foi se encontrar com Elias. 1 Rs 18:16
 
O mordomo Obadias não é mais citado na Bíblia, mas a sua vida e  a sua presença,  foi digna de ser narrada, neste momento histórico e tão importante de Israel, onde o profeta Elias lutava contra as iniquidades do rei Acabe e  de sua esposa Jezabel, e contra os profetas de Baal.
 
Ele foi um homem símplice e temente que nos legou preciosas lições:
 
- A ser  temente e obediente a autoridade de Deus e a dos homens.
 
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Pv 9:10
 
- A ser um servo humilde, prestimoso, prudente e sábio;  pois soube lidar com um senhor voluntarioso, mau, e ainda se sujeitou a conviver com a presença nefasta,  da sua esposa maligna Jezabel ; que por qualquer capricho dela, ele poderia ser açoitado, preso ou morto.
 
A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Lc 11:34
 
A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices. Sl 119:130
 
- A praticar a caridade e ajudar o povo de Deus, independentemente da situação,   mesmo correndo risco de vida; e também tendo poucas posses.
 
O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. Sl 116:6
 
- A zelar por nossa profissão, sempre relembrando que  Deus nos abençoou e providenciou a nossa provisão;  não podemos ser negligentes com o exercício dela;  mesmo que ocupemos um cargo, abaixo de nossas expectativas;  e ganhemos aquém dos nossos desejos, maiores sonhos.
 
- A não se contaminar pela crença alheia, pelos apelos do mundo, manjares malignos;  nem a cultuar outros deuses, a praticar idolatrias, cultos aos anjos, as imagens;  e também, a nunca, nos desviarmos da simplicidade das Escrituras. O mordomo Obadias poderia cultuar outros deuses, seguir a maioria, acatar a opressão dos poderosos, do rei Acabe e da rainha Jezabel; mesmo assim, ele perseverou em temer e servir a Deus!
 
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 2 Co 11:3
 
- A sempre agir com prudência e perseverar em fazer o bem;  o mordomo Obadias não deixou ser guiado, nem vencido pelos seus temores, nos momentos de extremo perigo;  como por exemplos, esconder e sustentar os profetas do SENHOR; conviver sem conflitos, atritos, com o seu senhor e esposa;  e também anunciar a presença do profeta Elias ao rei Acabe.
 
 
Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas símplices no mal. Rm 16:19
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário