Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013

QUEM AMA CORRIGE!



Ontem estava lendo a Bíblia e comecei a meditar sobre a minha infância, e reconheço que fui uma menina muito peralta e teimosa, sujeita a diversas quedas, tropeços; como por exemplos, se desvencilhar da mão de minha mãe numa estação e cair num buraco do trilho do trem;  e ele estava prestes a partir, ocasionando correrias e aflições a meus pais, e aos funcionários da estação; e outra vez,  numa viagem, com meus pais, para  visitar os meus tios em Feira de Santana, e a casa deles estava em construção, só a parte térrea estava disponível, mas nem sei como tive a ideia de subir até o terceiro andar dela, na laje, e minha mãe foi me procurar e me encontrou lá, em cima, com a roupa suja de cimento, e ela foi se aproximando para me dar um beliscão, eu fui me afastando dela,  recuando e caí, numa altura de um prédio de três andares;  e por um milagre de Deus, eu não tive nada, só arranhões, pois no local,  tinha muitos vergalhões e eu caí justamente num monte de areia.
 
Meu pai  sempre me colocava de castigo, mas uma vez, em especial, eu extrapolei em peraltices, e ele me deu uma cintada, e me olhou, de um jeito, demonstrando uma imensa tristeza, e quanto mais ele me olhava, mas eu dizia a ele pra me bater; pois  eu queria que ele parasse de me olhar daquele jeito, como nunca ele tinha me olhado antes;  nesse momento,  me sentir muito triste e envergonhada por ter ocasionado essa reação extrema em meu pai;  e prometi a mim mesma, que jamais ocasionaria algo para deixar meu pai daquele jeito;  e foi o que ocorreu, cresci e não foi mais necessário tantas reprimendas; mesmo assim sempre estive disposta a ouvir as suas opiniões ao meu respeito, principalmente quando estava me desviando dos princípios que ele arduamente me ensinava e tão bem exemplicava.
 
Continuei meditando e percebo quem ama corrige, e qual é o pai que não corrige ao filho?
 
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
 
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Hb 12:6-7
 
Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão.

Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Pv 3:11-12

Se o pai não corrige, demonstra pouco zelo e nenhuma preocupação com a condição da alma do seu rebento no porvir;  e também não o educa, nem o alerta, quanto ao seu futuro, pois sempre ele terá que conviver com outras pessoas, autoridades constituídas, que ele terá de obedecer, e muitas vezes, também ser disciplinado por elas; como por exemplos, os  professores, os patrões, os pastores, etc.
 
Sempre devemos ter a sabedoria de aceitar e acatar a Sua correção, e procurarmos nos desviar do mau caminho, do mau comportamento;  e jamais sermos transgressores,  rebeldes, entristecendo ao nosso amado Pai;  como o apóstolo Paulo alertou exaustivamente, se  somos corrigidos, somos,  por adoção, filhos de Deus, e não bastardos; nunca devemos esquecer disso, da dádiva de sermos educados por um Pai tão benigno, compassivo e amoroso. Que em Seus braços, nos guia  a um caminho permeado de justiça; um caminho glorioso,  ao Seu lado, por toda eternidade. Hb 12:8-11
 
Assim como sabiamente o rei Davi acatou as reprimendas do Seu Pai, quanto as suas transgressões e iniquidades cometidas (adultério, homicídio);  se dando conta dos seus erros, se arrependendo dos seus atos, modificando totalmente o seu ser e o seu comportamento no porvir. Não se desviando mas dos Seus santos desígnios e do caminho da salvação.
 
Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Sl 119:67
 
Em Provérbios, Capítulo 4, O rei Salomão também nos exorta a obedecer ao nosso pai terreno;  e  ter discernimento e sabedoria de obedecer ao nosso Aba Pai, praticando as Suas determinações;  ele recebeu este legado precioso, com todas as orientações,  do seu pai, rei Davi.
 
Por favor, leiam e meditem atentamente neste maravilhoso manual legado por Salomão;  e assim como eu, na minha infância, me modifiquei ao ver a tristeza retratada no olhar de meu pai, ao me disciplinar e corrigir;  vamos perseverar em total obediência, com todo temor,  abnegação e reverência, a jamais ocasionar tristezas ao nosso Aba Pai; imagine o quanto Ele sofre e se entristece, quando não O obedecemos e praticamos tantas rebeliões e iniquidades!
 
Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.

Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.

Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.

E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Pv 4:1-4










Nenhum comentário:

Postar um comentário