Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

QUEM SOU EU, ALÉM DAS DORES???



Hoje vou escrever sobre a vida de uma jovem muito especial,  honrada, virgem, digna de ser lembrada;  que se destacava por sua cordialidade, beleza, pureza,  o seu temor a Deus,  professando a mesma fé do seu querido pai;  sendo uma filha  encantadora, obediente as suas determinações, pedidos e conselhos;  também nutrindo muito afeto e dedicação aos seus irmãos.
 
Ela nunca imaginaria, que seus sonhos, projetos para o porvir, ruíram,  apenas por atender a um pedido de seu pai, em servir a seu irmão que estava acamado, doente;  e  acabaria sendo estuprada por ele;  alguém, a quem,  ela confiava e amava,  e por mais apelasse que ele não cometesse essa insanidade, antes falasse com o rei;  ele não atendeu  aos seus apelos, saciando a sua concupiscência carnal. 2 Sm 13:1-14
 
O nome dessa jovem era Tamar, filha do rei Davi e irmã de Amnom, o seu maior algoz, defraudador; que após este ato tão vil, o incesto, ainda a desprezou, nem quis mais ouvi-la, nem ficar ao seu lado,  mandando o seu criado expulsá-la do seu quarto e da sua presença. 2 Sm 13:15-17
 
Em poucas horas a vida dessa jovem se transformou,  seu semblante esmaeceu,  o riso virou pranto;  colocando cinzas sobre a sua cabeça, rasgando a sua roupa de muitas cores;  sua virgindade se esvaiu,  e não tinha mais sentido se vestir como uma virgem;  e foi andando, clamando sem parar! 2 Sm 13:18-19
 
A sua dor era intensa demais, ao ponto de chamar a atenção de seu irmão Absalão,  e ela teve de compartilhar o que tinha ocorrido;  ouvir as suas palavras de conforto não era suficiente;  mas o pior  era perceber  que seu pai não advertiu o seu agressor,  nem teve uma atitude drástica contra ele; apenas ficou irado, sem ter concretizado uma ação, punição;  só restando a ela, conviver com seu opróbrio, maior solidão. 2 Sm 13:20-22
 
Depois desses momentos de agonias e dores que Tamar viveu;  não se fala mais nela na Bíblia, qual foi o seu futuro, mas com certeza, teve de conviver com as amargas recordações;  e com o desenrolar trágico desse ocorrido, que gerou mortes e mais divisão em sua família;  transcorridos dois anos, o seu irmão Absalão matou seu irmão Amnom, em represália ao estupro cometido a sua irmã;  e  por sua atitude, ele teve de fugir da presença do seu pai;  depois de um certo tempo ele foi perdoado;  mas mesmo assim Absalão  conspirou contra o seu próprio pai, querendo se apoderar do seu trono, colocando o povo contra o rei Davi, obrigando-o também  a fugir, para evitar algo pior... 2 Sm 13:37-39; 14:1-33; 15:1-37
 
Quais foram os pensamentos de Tamar...? Além de ter que conviver com suas dores, ainda não poder contar com seu pai e seu amado irmão Absalão?? Ambos absorvidos em conflitos, lutas!
 
A saga, tragédia dessa família daria manchete de primeira página, diversas vezes, em vários jornais da nossa época.
 
Meditando sobre Tamar e sua família, fiquei pensando sobre mim, sobre a minha vida...e me veio, repetidas vezes, a mesma indagação,   quem eu sou, além das dores e das tribulações???
 
E encontrei a resposta pra essa indagação,  lendo as Escrituras, e percebendo que o próprio rei Davi  também se fez essa mesma indagação a Deus, em meio as suas constantes lutas, tribulações, sofrimentos.
 
E mesmo assim sendo agraciado com a fidelidade e as benignidades de Deus;  as Suas promessas sendo cumpridas na sua vida, na sua descendência;   mesmo após as suas iniquidades,  adultério e homicídio. 2 Sm 7:15-17
 
Então entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor DEUS, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? 2 Sm 7:18
 
E também o apóstolo, servo temente Paulo, mesmo sendo sofrendo intensamente inúmeras tribulações, perseguições, prisões, açoites;  fez essa mesma indagação,   e ao mesmo tempo,  a respondeu pra si mesmo!
 
E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.

Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.

Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles;  todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. 1 Co 15:8-10

E continuei meditando, respondendo intimamente pra mim mesma...que não devo me enxergar pela ótica dos meus pesares, sofrimentos;  nem muito menos permitir que o meu olhar se concentre  no caos que momentaneamente se delineou na minha vida no passado;  e sim,  me enxergar através de minha fé,  me sobrepondo as circunstâncias desfavoráveis;  crendo nas promessas de Deus, que são concretizadas em Cristo Jesus, na minha vida.
 
A minha visão espiritual enxerga muito além das dores,  e eu tomo posse de minha verdadeira cidadania, Herdeira de Deus, e Co-herdeira de Cristo, filha amada de Deus!
 
 
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus
 
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
 
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Rm 8:15-18
 
Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. At 14:22









 





Nenhum comentário:

Postar um comentário