Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COMO ESCÓRIAS

-SERVAMARA-



Começo essa mensagem escrevendo uma sucinta definição sobre as escórias que são impurezas separadas de um metal fundido tais como ferro, cobre, chumbo, alumínio, etc; e que  podem ser removidas.

Resumindo, escórias são os expurgos, as impurezas que devem ser descartadas. De um minério é extraído o puro metal, sem escórias.

Você já deve estar se perguntando...afinal para quê queremos saber o que são escórias?

Calma, eu vou te explicar... essa palavra foi muito citada na Bíblia, como por exemplo,  através do profeta Isaías, o Senhor revelou o Seu maior desejo de tirar todas as impurezas, as iniquidades, as escórias do Seu povo, deixando um remanescente puro, fiel e obediente, povo escolhido, e pela sua descendência  nasceria o Seu Redentor, Jesus Cristo.

Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.

A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água.

E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza. Is 1:21-22, 25

E o rei Davi  usou essa palavra para comparar os ímpios como escórias, que um dia, o Senhor limpará a terra de todas as impurezas, exterminando os ímpios.

Tu tiraste da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos. Sl 119:119

Nos Salmos 75, versículo 8, Asafe  faz uma sombria advertência aos ímpios, que um dia, o Dia da ira do Senhor, eles terão de sorver e de beber um cálice de vinho tinto, cheio de mistura, de escórias.

O rei Salomão faz uma comparação que os lábios ardentes com um coração maligno assemelham-se a um caco de vaso coberto de escórias de prata. Pv 26:23

E também faz uma outra comparação que tirando as escórias da prata, sairá um vaso para o fundidor. Quer dizer, quando permitimos o agir do Senhor em nossas vidas; Ele pode nos purificar de todas as nossas impurezas; nos tornando vasos de honra e glória em Suas mãos. Pv 25:4

O profeta Jeremias faz uma tocante advertência ao seu povo, que em breve Jerusalém seria destruída pelos babilônicos, em virtude das suas aberrações, iniquidades; e que o Senhor tentou purificá-los,  comparando a fundição de um metal pelo fundidor, mas pela dureza dos seus corações, desobediências;  eles não tinham permitido a purificação. Jr 6:29

O profeta Ezequiel também alertou o seu povo quantas as abominações praticadas em Jerusalém; e como eles tinham se transformando em escórias; passíveis a ira de Deus, ao julgamento, a destruição e a morte.

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escórias; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno; em escórias de prata se tornaram.

Portanto assim diz o Senhor DEUS: Pois que todos vós vos tornastes em escórias, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém. Ezequiel 22:17-19

Essas advertências dos profetas ainda ecoam até nós....os ímpios serão punidos, serão como escórias, arrancados da terra.

Sempre é bom relembrar que Deus não se deixa escarnecer, o que semearmos, ceifaremos! Gl 6:7

Então sejamos igual a um metal bruto que se entrega na mão do Seu Fundidor, permitindo o Seu agir transformando-o em um metal puro, um verdadeiro vaso de honra e glória.

Só os puros, livres das impurezas, escórias, herdarão o Reino dos Céus!



Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?

Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Sl 24:3-5

















Um comentário:

  1. É...

    Deixar Deus trabalhar em nossas vidas com liberdade, dando-Lhe oportunidade de nos transformar e limpar, é a melhor maneira de sermos felizes aqui e depois, e também de sermos verdadeiramente luz.

    Reluzindo a glória do nosso Senhor.

    Deus te abençoe.

    ECC

    ResponderExcluir