Pesquisar este blog

sábado, 9 de fevereiro de 2013

ORQUESTRA HARMONIOSA

-SERVAMARA-




Uma orquestra é composta por músicos instrumentistas, eles entoam peças de uma música ou acompanham um canto; o conjunto de sons entoados por eles são harmoniosos; geralmente uma orquestra se apresenta num teatro ou numa festa, ocasião especial.

Ontem comecei a meditar sobre esse tema; que o desabrochar de um amor se assemelha aos preparativos que antecedem a uma entoação de uma bela música por uma orquestra harmoniosa; onde o ambiente, as pessoas e os músicos estão em perfeita sintonia uns com os outros; tudo cooperando para um objetivo comum,  o ápice do espetáculo.

Na Bílbia temos um exemplo maravilhoso e tocante do que estou relatando, uma linda história de amor é orquestrada minuciosamente pelo Orquestrante Maior, Deus; e Ele, a cada versículo, se deixa derramar em amor, em esmero, em unir um jovem e uma donzela, no momento determinado, por Sua soberana vontade.

As outras pessoas são coadjuvantes, assim como os músicos de uma orquestra interagem com  extrema harmonia entre si; compartilho com vocês a história de amor de Isaque e de Rebeca...

Em primeiro lugar pra se viver uma história de amor temos de contar com a participação de nossos familiares, principalmente com a anuência de nossos pais; eles têm unção do Alto pra nos exortar, pra nos ajudar no exito desse prazeiro relacionamento.

Isaque contou com a sabedoria de seu pai, Abraão, em saber o momento adequado para ele se casar; seu pai já estava com uma idade avançada,  e queria que seu filho lhe desse descendência, cumprindo assim a promessa divina; e também não queria que nada atrapalhasse a concretização dela, nem que seu filho se relacionasse com mulheres ímpias, filhas dos cananeus; e sim, com uma mulher da sua parentela, de acordo a vontade de Deus.

E escolheu alguém de sua confiança, seu servo Eliézer, pra ir em busca de uma esposa entre as donzelas do seu povo;  mas antes dele partir, Abraão orientou-o como reconhecer uma jovem a escolhida por Deus, para ser a esposa do seu filho, e também fez que seu servo prestasse um juramento sobre a sua coxa, e depois o abençoou, dizendo que um Anjo o acompanharia em toda a sua caminhada.

Devo fazer uma ressalva que Eliézer poderia ser um servo negligente, preguiçoso, e não ter sido cauteloso na escolha de uma esposa para Isaque; pois antes ele já tinha sido preterido quando nasceu Isaque; pois se Abraão não tivesse esse filho; poderia deixar os seus bens pra ele.

Mas Eliézer era um servo fiel e temente a Deus, e em todos os momentos da sua viagem para Mesopotâmia, cidade de Naor,  ele orou e buscou a orientação e a vontade de Deus. Inclusive pedindo um sinal dEle, uma confirmação da sua escolhida; a donzela que demonstrasse gentileza, bondade, que fosse prestativa e trabalhadora;  que abaixasse o seu cântaro para que ele bebesse água,  e também  desse água aos seus camelos.

E ele encontrou essa abençoada donzela, Rebeca, e ela agiu conforme Eliézer tinha orado, pedido a Deus; e o melhor ela era filha da parentela do seu senhor Abraão. E a presenteou com um pendente de ouro e duas pulseiras de ouro.

E Eliézer, novamente demonstrou ser um verdadeiro servo, não só para Abraão, mas também de Deus, pois quando viu que sua jorndada tinha prosperado, adorou a Deus!

Então inclinou-se aquele homem e adorou ao SENHOR,

E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benevolência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor. Gn 24:26-27

Após esse clamor e adoração, Eliézer foi conhecer os familiares de Rebeca, falando com seu irmão Labão e a sua mãe, contando a eles, o motivo de sua estadia na cidade de Naor, a incumbência tão especial que seu senhor o tinha legado, as suas orações a Deus, o seu encontro com Rebeca, e tudo que tinha ocorrido na sua viagem. Gn 24:29-49

Labão e Betuel reconheceram que Eliézer estava falando a verdade, e que ocorrido se harmonizava perfeitamente demonstrando a soberana vontade de Deus; e concordaram com a iminente união de Isaque e Rebeca;  e novamente ele demonstrou sua reverência ao SENHOR  e o adorou; depois  presenteou a Rebeca  e aos seus familiares. E comeram, festejaram esse momento tão especial.

No outro dia Eliézer já queria partir, mas o irmão e a mãe de Rebeca pediram que ele esperasse mais uns dias, pra que ela ficasse com eles; mas que não foi aceito por Eliézer, que tinha pressa de ser cumprido a incumbência que tinha sido designado pelo seu senhor, mas abençoado pelo SENHOR.

Vale ressaltar que Rebeca era uma jovem, virgem, e nunca tinha se separado dos seus familiares; e mesmo assim, cheia da presença do Espírito Santo, disse sim, ao porvir, ao desconhecido, ao fazer uma longa viagem sobre camelos, e concordar em conhecer um jovem, em viver em uma outra terra; e mesmo assim  ela creu, que ali encontraria a felicidade junto ao seu amado, que nunca tinha visto antes.

E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.

Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens. Gn 24:58-59

Mas antes de Rebeca partir ela foi abençoada por seu familiares; um passo muito importante, pra quem quer ser bem sucedido em uma linda história de amor. Palavras de vida  e de muita unção lhe adornou!

E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: O nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores! Gn 24:60

Imagino o turbilhão de pensamentos que acompanhava Rebeca, a expectatitva tão doce e maravilhosa em ver o seu amado, mesmo sem ainda conhecê-lo pessoalmente; mas ela confiante estava se entregando a ele, pois ela sabia que esse amor era orquestrado por Deus.

E o que o seu varão estava fazendo enquanto todos esses acontecimentoseram engendrados com tamanha maestria por Deus?

Isaque bebia? Ele tinha outras mulheres? Ele murmurava quanto a demora de Deus em lhe arranjar uma varoa? Ele ia pra festas, orgias? Ele desobedecia a Deus e conhecia as mulheres ímpias, e se relacionava com elas? Ele brincava com o pecado????

Não, enquanto isso, Isaque trabalhava, se mantinha integro, puro, temente e obediente a Deus, e ao seu pai terreno; pois ele podia não concordar com o agir do seu pai, se rebelar, querer ele próprio escolher a sua amada, pela sua força de seu braço; mesmo que isso não agradasse aos seus pais...

Ele tinha inúmeras opções, oportunidades de ser descrente, rebelde, desobediente a Deus e aos seus pais.

E com certeza, Isaque já sabia da viagem de Eliézer, e já vivia a expectativa de enxergar o rosto da sua amada; ele confiava que o SENHOR que amava e servia, queria a sua felicidade, a felicidade de sua família, de sua descendência; e não seria malograda a sua esperança de amar e ser amado!

E nesse momento tão ímpar, especial, delineando por Deus, Ele estava trabalhando, orando...e finalmente os seus olhos cruzaram com os da sua amada, e uma música sublime foi entoada nos céus, regozijando a Deus, ao Seu Filho amado, ao Espírito Santo que tinha inspirado e guiado a todos participantes que ajudaram na realização, concretização dessa linda história de amor!!

E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.

Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. Gn 24:63-64

Mas mesmo assim, tomada por intensa alegria de ver o seu amado; Rebeca se conteve, cobrindo o seu rosto e o seu rubor com o véu, demonstrando toda a sua pureza, castidade.

E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se. Gn 24:65

Que sublime exemplo pra nós, mulheres!!

Mas quantas, insanas mulheres, desobedecem a vontade de Deus, se desnudam, abusam dos seus corpos pra atraírem homens imprudentes,  carnais, pra a beira do precipício, morte eterna; desfraudando a si mesmos, e as transloucadas mulheres!!

E tantas insanidades, aberrações são cometidas em nome do amor!

Amor? Como pode ser amor? Essa imitação gritante  de desamor???

Cmo somos cegos, em não percebemos imediatamente a desafinação completa de uma orquestra; onde tudo, tudo dar errado, quando o orquestrante é o maligno; quando não temos a bênção de nossos familiares, quando não temos a bênção de Deus; quando começamos totalmente equívocados um relacionamento; quando desfraudamos o outro, o templo sagrado do Espírito Santo; quando deixamos marcas no corpo do outro; garras do maligno que continuam ferindo mesmo quando o outro não estar mais ao nosso lado.

Como permitimos que isso ocorra conosco????

Quando temos diante de nós a preciosa Palavra pra nos guiar harmoniosamente ao ápice de uma história de amor engendrada na mente de Deus!

E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe. Gn 24:67


Nenhum comentário:

Postar um comentário