Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

COMO PEDRAS DE DOMINÓ

 



Ontem fiquei pensando persistentemente que quando enfileiramos as pedras de dominó, uma atrás da outra, e se tocarmos, apenas, em uma delas, sucessivamente todas as outras são derrubadas, numa cadência estrondosa até que a última pedra esteja caída. Podemos realizar essa experiência, inúmeras vezes,  e acontecerá a mesma coisa, e sempre obteremos o mesmo clímax e resultado.
 
Não pude deixar de comparar as pedras de dominó, com nós, cristãos(ãs), pois somos muitos membros, individualmente e  interligados uns aos outros, mas fazemos parte de  um só corpo em Cristo. Romanos 12:5. 
 
O que afeta um membro afeta o outro, se padecemos, reflete em outro membro, e ele também sofre conosco. Assim como, se um membro se alegra e é honrado, os outros membros se regozijam por sua conquista,  superação do seu maior desafio.
 
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 1 Coríntios 12:26
 
Então devemos sempre ter muito cuidado na forma de conduzirmos a nossa vida, pois todos os nossos atos,  as nossas palavras, os nossos pensamentos geram ações que refletem instantaneamente em outro ser, membro. Por exemplo, quando um homem mente para sua esposa, e comete adultério; os seus atos abomináveis refletem em todos membros do núcleo familiar, inclusive os seus rebentos, ocasionando uma sequência de sofrimentos que nem podemos aquilatar-- desentendimentos, iras, e um provável distanciamento, perda de confiança, podendo culminar em divórcio.
 
Sempre devemos almejar crescer em entendimento, em santidade, em amor e em verdade, principalmente quando interagimos com o nosso próximo-- um só corpo harmonioso, ajustado e bem ligado uns aos outros; refletindo a imagem e semelhança de Cristo.
 
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:15-16,25
 
Se quisermos nutrir e nos deleitarmos com a paz que excede todo entendimento, a paz de Deus, devemos dominar os nossos corações enganosos, trazendo cativo os nossos pensamentos em retidão e honradez, e evitarmos magoarmos o nosso semelhante; membro que somos ligados intimamente em amor. Agindo assim, seremos  precavidos (as), sábios(as), tementes, e gratos(as), por fazermos parte da família de Deus, membros honrados do corpo em Cristo. Efésios 5:30; Colossenses 3:15
 
Aprecio muito um pensamento de  John Donne que nos legou uma preciosa verdade:
 
Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.
 
Sendo assim não podemos ter a terrível ilusão que podemos viver desgrenhadamente sem afetarmos uns aos outros; um homem que dirige embriagado e em alta velocidade pode  provocar um acidente ocasionando vítimas de sua imprudência. E o que semearmos, com certeza, ceifaremos,  e daremos  conta das nossas insanidades, que afetaram e lesaram outras pessoas; ocasionando a queda, o sofrimento de outro membro, onde ambos deviam estar operando harmoniosamente em amor e em edificação-- um só corpo em Cristo!
 
Na junção dos nossos rostos, na humanidade dos nossos braços abarcados, somos um só corpo, coração pulsante, num mesmo objetivo: ser um povo digno de alegrar o Seu criador.
 
O Espírito Santo se esmera em moldar, unificar, aprimorar a arte inacabada, um povo, a imagem e semelhança de Cristo!
 
 
 
SOMOS UM SÓ CORPO
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário