Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de março de 2014

EU CHORE MUITAS PITANGAS




Já tive alguns momentos em minha vida, que me sentir tão mal, completamente absorvida pela dor, pelo sofrimento dilacerante que me oprimia o peito; e uma forma de amenizá-lo foi chorando, chorando... Desejando que as minhas lágrimas transbordassem, transformassem em oceano e me tragassem, e levassem, pra bem longe, a minha vergonha, maior opróbrio.
 
Mas aprendi, as duras penas, na minha íngreme caminhada, que poderia me enchafurdar em lágrimas, em sentimentalismos, querendo sensibilizar e mover a Deus, em meu favor;  não adiantava tristezas, lamentos, murmurações. Quanto tempo perdi, em não reconhecer que precisava urgentemente me arrepender das minhas iniquidades, tomar sobre mim a responsabilidade das minhas más escolhas; e o mais importante precisava clamar a misericórdia de Deus, que Ele me perdoasse o quanto tinha sido tola, insana e vil pecadora.
 
É estarrecedor e muito doloroso, quando nos damos conta, que estamos sozinhos, que devido as nossas vilezas, perdemos a comunhão com Deus,  que desprezamos o sacrifício perfeito de Cristo,  afugentamos a presença do nosso amigo Consolador. Eu já vivi uma experiência assim no passado, uma única vez,  e posso afirmar foi terrível a sensação, um prenúncio do inferno-- um só segundo, sem a presença de Deus, é como se eu estivesse, em queda livre, rumo ao abismo sem fim.
 
E naquele momento funesto, cheio de trevas na minha vida, como chorei, diante da leitura de versículos que traduziam a mesma dor que eu estava sentindo, justamente o sensível e apelidado profeta chorão Jeremias, ele conseguiu, inspiradíssimo pelo Espírito Santo, traduzir em palavras a devastação e declínio moral do seu povo. E o mais grave ausência do Consolador, sem os inspirarem, sem os guiarem, nem os consolarem; entregues totalmente aos desesperos, as animalidades, a luta diária pela sobrevivência e subsistência;  completamente impotentes nas mãos dos opressores, inimigos de Deus.
 
A sua imundícia está nas suas saias; nunca se lembrou do seu fim; por isso foi pasmosamente abatida, não tem consolador; vê, Senhor, a minha aflição, porque o inimigo se tem engrandecido.
 
Por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o Consolador que devia restaurar a minha alma; os meus filhos estão assolados, porque prevaleceu o inimigo. Lamentações 1: 9, 16
 
Mas graças a misericórdia de Deus, Ele não me abandonou aos meus antagonistas, e ouviu os meus clamores, e  sondou o meu íntimo percebendo toda a sinceridade das minhas palavras, do meu arrependimento que me fazia me sentir suja, completamente miserável, sem ser digna de ser chamada de filha. Foi preciso que eu me humilhasse e cresse piamente que estava sendo perdoada e resgatada das tenebrosas trevas.
 
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; 2 Coríntios 1:3
 
E Deus derramou Suas inesgotáveis benignidades sobre mim, me consolando profusamente,  me  levantando do monturo, me dando o devido escape, o livramento de morte, me livrando de todo o mal e dos meus opressores. 
 
Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste. Salmos 86:17
 
Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva? Isaías 51:12

Eu clamo que eu chore muitas pitangas, como se diz num ditado popular, não só que os meus olhos fiquem vermelhos de tanto chorar; mas que eles sejam lavados com o Sangue precioso de Jesus Cristo,  para que  nenhuma situação obscureça a minha visão, e que eu enxergue a verdade-- quando eu estiver me desviando do Seu amor, e da vontade soberana do Pai pra minha vida.  E o Espírito Santo seja o alarme que sempre me avise e alerte a me desviar das veredas perniciosas e traiçoeiras; e a Sua graciosa e benéfica presença me guie perseverantemente a andar pelo caminho pleno e seguro que me leva, sem nenhum atalho, rumo a  Nova Jerusalém. 
 
E que a minha esperança não seja malograda, apesar dos inúmeros percalços; conservando a minha fé e a firme convicção de receber a coroa da vida, gozando de todos os benesses do Reino dos Céus.
 
E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. 2 Coríntios 1:7
 
Porque o SENHOR consolará a Sião e consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão com o jardim do SENHOR; gozo e alegria de acharão  nela, ações de graças e voz de melodia. Isaías 51:3
 
 
 
DEUS DE TODA CONSOLAÇÃO
 
 
                                     Charles Haddon Spurgeon
 
 
 
 
 
''Deus, que conforta os abatidos''.

2 Coríntios 7:6




Quem pode confortar como Deus? Procure algum dos filhos de Deus que esteja em abatimento, melancolia e aflição. Conte-lhe esta promessa tão agradável e sussurre aos ouvidos dele palavras excelentes de consolação. Ele é como um surdo, não pode ouvir. Está em desespero. Conforte-o como você pode e receberá dele apenas um suspiro de resignação. Você não produzirá salmos de louvor, aleluias ou sonetos alegres.

Permita que Deus venha ao encontro de seu filho e levante o rosto em direção a ele; então, os olhos do lamentador resplandecerão com esperança. Você não o ouve cantar? Você não pôde animá-lo, mas o Senhor mesmo o fez. Ele é o "Deus de toda consolação" (2 Coríntios 1.3).

Não há qualquer bálsamo em Gileade, mas existem bálsamos em Deus. Não existe um médico verdadeiro entre as criaturas, mas o Criador é Jeová-Rapha, o SENHOR que sara (ver Êxodo 15.26). É maravilhoso como uma palavra tão doce do vocabulário divino produz canções alegres nos crentes. Uma palavra de Deus é como uma imensa pepita de ouro. O crente é o ourives e pode lapidar esta promessa por semanas.

Crente, você não precisa viver no desespero. Busque o Consolador e peça-Lhe consolação. Você é um poço pobre, seco. Você já deve ter escutado que uma bomba-d'água seca precisa, antes de tudo, receber um pouco de água, para que bombeie novamente. Crente, quando você estiver seco, busque a Deus e peça-Lhe que transborde a alegria dEle em seu coração; assim, a sua alegria será completa.

Não procure pessoas conhecidas, você descobrirá que elas são semelhantes aos consoladores de Jó. Em primeiro lugar, busque a Deus, "que conforta os abatidos". Logo você dirá: "Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma" (Salmos 94.19).
 

 
 
 
 
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário