Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de março de 2014

MEMÓRIAS ETERNAS





Algumas vezes quando eu era criança acordava assustada pois sonhava que meus pais tinham morrido; chegava a chorar e soluçar no sonho, e mesmo acordada ainda sentia aquela sensação de tristeza e perda,  só de imaginar que algum dia eles não estariam mais ao meu lado.
 
Mas cresci, amadureci, tive filhos, e quando meus pais morreram,  tive força, resignação e aceitação de  conviver com essa dura realidade de perdermos os nossos entes amados; eles se foram,  mas dentro de mim permanece as recordações dos momentos vividos, as nossas alegrias, as tristezas compartilhadas; enfim eu nutro, com muito carinho, memórias eternas dos meus pais e também dos outros entes amados.
 
E ontem, de noite, continuei pensando sobre esse assunto tão vasto e instigante que nos traz recordações do nosso passado;  e sempre que amamos alguém eternizamos essa pessoa dentro de nós e almejamos que a recíproca seja verdadeira, e que ambas tenhamos memórias eternas uma da outra; creio que continuamos a existir, mesmo já mortos, quando outras pessoas nos perpetuam através das  suas memórias; assim como eu as nutro por meus pais.
 
E fui buscar alento na Bíblia, onde encontrei um manancial para eu me deleitar; inúmeros versículos abordam esse tema;  e neles,  eu comprovei e testifiquei os meus pensamentos,  que os justos jamais serão abalados e esquecidos por Deus;  e nem tampouco os seus graciosos gestos e   as boas ações praticadas.
 
A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá. Provérbios 10:7
 
Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna. Salmos 112:6
 
Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.

Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua. Mateus 26:12-13
 
Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.

O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; Atos 10:3-4

Entretanto as Palavras de Deus também revelam que os ímpios serão esquecidos por Ele; e que suas existências serão desarraigadas da terra e também o Senhor não os terá na memória, riscando os seus nomes do Livro da Vida.
 
Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. Êxodos 17:4

Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens, Deuteronômio 32:26
 
Esteja na memória do Senhor a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe.

Antes estejam sempre perante o Senhor, para que faça desaparecer a sua memória da terra. Salmos 109:14-15
 
A sua memória perecerá da terra, e pelas praças não terá nome.

Da luz o lançarão nas trevas, e afugentá-lo-ão do mundo.  Jó 18:17-18
 
Assim como almejamos que os nossos entes amados nos tenham em perpétua memória; o Senhor também almeja o mesmo de nós; que tenhamos sempre na nossa memória os Seus feitos, sinais e maravilhas, as Suas inesgotáveis benignidades, as Suas palavras e os Seus santos desígnios; o temor e o respeito ao Seu grandioso nome; sempre O honrando, O obedecendo, sendo fiéis as Suas memórias que devem estar fincadas dentro de nós por todo o porvir. Êxodos 20:24, 28:12, 30:16, 39:7;
 
Mas tu, Senhor, permanecerás para sempre, a tua memória de geração em geração. Salmos 102:12
 
O teu nome, ó Senhor, dura perpetuamente, e a tua memória, ó Senhor, de geração em geração. Salmos 135:13
 
Também no caminho dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma. Isaías 26:8
 
E o Senhor Jesus quando esteve entre  Seu povo e  Seus amados discípulos os instruiu que celebrassem a Santa Ceia em memória ao Seu corpo e ao Seu sangue, quando a celebramos perpetuamos o Seu grandioso amor e sacrifício por nós; e sempre estamos comungando com Ele, a Sua existência, memória eterna, dentro de nós; carne da nossa carne, sangue do nosso sangue; numa união e celebração que jamais terá fim!
 
E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:19-20
 
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 1 Coríntios 11:24-25
 
E continuando a minha leitura tão edificante tenho a maior alegria de perceber o amor e o carinho que o nosso Pai nutre por nós; assim como nós nutrimos por nossos (as) filhos(as) que tiramos fotos deles (as) e as guardamos em álbuns e também registramos os momentos que vivemos ao seu lado, inclusive anotando, passo a passo,  o desenvolvimento e o progresso do nosso rebento; o Senhor age do mesmo jeito conosco nutrindo, colecionando, guardando e registrando todos os nossos passos, as nossas ações, os nossos sentimentos-- eternas memórias-- através de um memorial que está diante dEle, hoje, amanhã e sempre!
 
Eu me regozijo com essa dádiva, que eu seja  uma filha digna de merecer tamanha honra, amor, apreço, cuidado; almejando legá-Lo boas e inesquecíveis memórias ao meu respeito.
 
Então aqueles que temeram ao Senhor falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome.

E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Malaquias 3:16-17
 
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário