Pesquisar este blog

sábado, 22 de março de 2014

EU VOU FICAR LOUCA!




Ontem eu fui ao médico, e mesmo saindo com muita antecedência, tive de enfrentar inúmeros engarrafamentos, inclusive uma manifestação dos moradores de um local;  por pouco não perdi o horário da consulta. E fora outros inconvenientes sofridos, a quem se predispõe a utilizar o transporte público, pois o ônibus estava muito cheio, ocasionando assim, mais impaciências e murmurações dos seus usuários.
 
E quando ônibus parou no transbordo da rodoviária, uma mulher com um bebê nos braços indagou o motorista ''se esse ônibus passava num determinado bairro?'';  e por mais que ele dissesse que sim, ela não decidia o quê fazer, ao ponto do motorista indagá-la ''se ela ia ou não  subir no ônibus?''; e ela retrucou que ele esperasse pois alguém que estava com ela iria perguntar mais informações ao cobrador sobre o itinerário do ônibus. E calmamente o motorista esperou, mas quando ela subiu os degraus do ônibus, ela proferiu bem alto para que todos ouvissem: ''Se eu pegar o ônibus errado, eu vou ficar louca!''
 
Fiquei totalmente estarrecida com as palavras dessa mulher que estava com um filho tão pequeno e proferiu uma maldição pra sua vida, e como consequência afetando ao seu rebento inocente. Ela estava proferindo a sua própria sentença, condenação.
 
Está escrito na Palavra de Deus:
 
Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.

 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Mateus 12:36-37
 
Como o ônibus estava muito cheio não tive mais oportunidade de vê-la, nem ouvi-la proferir algo mais; mas durante todo o  percurso fiquei pensando sobre as suas palavras; e sei que foi a ação poderosa do Espírito Santo que me fez relembrar de um acontecimento que ocorreu comigo algum tempo atrás...Precisamente no Dia das Mães que eu tinha saído para almoçar com meu filho, minha nora e um amigo que tinha chegado do outro estado, e eu queria que  ele compartilhasse conosco esse momento de confraternização, e também queria apresentá-lo aos meus familiares. Mas houve um inconveniente o restaurante que escolhemos estava muito cheio, inclusive tinha se formado uma fila para dar acesso a ele;  sendo assim meu filho nos sugeriu que ficássemos, eu e meu amigo, esperando  num barzinho ao lado do restaurante,  pois poderíamos sentar em uma mesa e conversar.
 
Estava tão alegre na companhia desse amigo, uma pessoa por quem nutria muito afeto e amizade, e começamos a conversar que nem percebemos o tempo passar;  mas  durante a conversa, ele sorrindo proferiu, por sua própria vontade, palavras impensadas; naquele momento tão especial pra mim, eu não quis exortá-lo. Pois as palavras  proferidas amaldiçoavam a nossa amizade e até o nosso futuro relacionamento.
 
Ontem relembrando nitidamente esses momentos, percebi que não tive a sabedoria de advertir duramente meu amigo; e perdi a oportunidade de fazê-lo se arrepender,  e orarmos a respeito do que ele proferiu. Assim como o Senhor Jesus fez quando conversou, com seus discípulos, o quê iria em breve acontecer com Ele, a concretização do Seu maior propósito de vida, ir a Jerusalém, padecer de muitas afrontas, sendo condenado, açoitado, escarnecido, crucificado, morto e a ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro o retrucou não entendendo o objetivo crucial da Sua grandiosa missão-- o amor que incondicionalmente seria revelado estrondosamente na Cruz do Calvário-- Ele sendo imolado, Seu sangue precioso derramado para que tivéssemos vida, vida eterna.
 
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Mateus 16:22-23
 
O Senhor Jesus já os tinha exortado antes sobre o poder das palavras, que elas trazem espírito e vida; assim como Ele sempre os doou e os legou incansavelmente durante toda a sua jornada; querendo que os seus seguidores proferissem as mesmas palavras fartamente. João 6:63
 
O apóstolo Tiago também alertou sobre as iniquidades que podemos proferir através das nossas palavras, o quanto devemos vigiar, orar e antes de falar, pois através das nossas palavras podemos amaldiçoar a nós próprios e ao nosso próximo. Que é um  contraste gritante bendizer a Deus e amaldiçoar alguém com os nossos ímprobos pronunciados intempestivamente. Tiago 3:1-12
 
E Ele continua alertando que fomos criados pela palavra proferida, a palavra da verdade; que fossemos como primícias das suas criaturas. Tiago 1:19. E também que não devemos nos enganar, quem não refreia a língua, o que fala, engana o seu coração e a religião que professa é vã. Pois não muda o seu modo de ser, nem o seu modo de agir, nem o seu modo de falar e  nem o seu modo de se relacionar com as pessoas. Tiago 1:26 
 
O apóstolo Paulo continua testificando e exemplificando com seu testemunho essa preciosa verdade e  cumprindo a determinação do Seu amado Pastor.
 
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:6

E tantos outros versículos que nos alertam a ter maestria ao proferir palavras para nós, para as nossas vidas e para as vidas dos nossos entes amados, e inclusive para a vida do nosso próximo tão próximo ou ainda tão desconhecido. Esses versículos nos advertem, que muitas vezes, é melhor ficar em silêncio; e não pecar através dos nossos lábios, palavras irremediavelmente proferidas que decretam maldições pra si mesmo, para o próximo; magoando, difamando, sendo algoz de outro ser. Provérbios 12:25; 15:23, 26; 25:11; 29:19-20.

O rei Salomão, com muita sabedoria, nos adverte que não devemos ser tolos e sim precavidos diante de Deus, para não ofendê-Lo através das nossas palavras e  das nossas murmurações, provocando a Sua ira e o Seu repúdio contra nós. Eclesiastes 5:2-3

Cuidado, com o manejo das palavras, pois através delas, palavras proferidas, impreterivelmente revelamos o espírito (o espírito do engano ou o Espírito Santo) que abrigamos dentro de nós; o senhor (o SENHOR), a quem reclinamos, reverenciamos e servimos; e se estamos operando na carne ou no espírito. Se somos loucos(as) e insensatos(as) ou somos sábios(as) e tementes a Deus.

Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gálatas 3:3



 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário