Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

COMO CHUMBO




Eu tenho um animal de estimação, meu lindo e tão amado gatinho Tiquinho, e por mais que eu tente domesticá-lo; ele não cede aos meus caprichos e vontades, e mantém  o seu instinto, maior natureza. Ele passa dormindo quase o dia todo, e fica na maior preguiça, só acordando ocasionalmente; mas quando chega a noite, ele muda completamente o seu comportamento querendo brincar, correr, se alimentar mais vezes, exigindo muito mais atenção de nós. O problema que ele não consegue entender que somos diferentes dele (eu e minha filha); e ele nos acorda, várias vezes, durante a noite, para atender as suas vontades e  os seus caprichos; mas arcarmos com esses inconvenientes em virtude do prazer e da alegria que ele nos proporciona.
 
Assim é  a natureza do meu gatinho, com certeza, se ele estivesse na rua, a noite, seria o momento que ele sairia  para caçar;  assim  como é da natureza do escorpião picar;  e assim como é nossa natureza pecaminosa; sempre propensa a praticar abominações, a cometer rebeldias, idolatrias, desagradando a Deus. Querendo sempre satisfazer a nossa carne, alimentando a nossa velha natureza ''adâmica''.

 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

O Príncipe do pregadores Charles H. Spurgeon nos legou um pensamento precioso que compara o pecado como talento de chumbo, que  torna os homens pesados, acorrentados, presos a um peso enorme desnecessário.
 
''O pecado deles é como talento de chumbo; e isto deve pendurar-se o seu pescoço como pedra de moinho''.
 
No Cântico entoado por Moisés em louvor e ação de graças a Deus pela vitória estrondosa e esmagadora concedida em  favor do seu povo, dando livramento contra o jugo opressor do Faraó;  ele também faz essa comparação em relação aos seus inimigos, os egípcios, que afundaram como chumbo nas águas profundas do Mar Vermelho.
 
Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas. Êxodo 15:10
 
O profeta Ezequiel faz a mesma comparação que o seu povo se tornaram como escórias (sendo bronze, estanho, ferro e chumbo) e seriam lançados ao forno, fundidos, punidos e recairiam sobre eles a ira e o julgamento de Deus. Também ele faz um relato, um panorama macabro da cidade de Jerusalém, uma cidade sanguinária, violenta e cheia de iniquidades-- e os seus habitantes, um povo rebelde, imoral, idolatra, desobediente a Deus.
 
Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escórias; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno; em escórias de prata se tornaram.

Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei e fundirei. Ezequiel 22:18, 20

O profeta Zacarias também alerta os povo de Israel quanto a sua imoralidade e o seu declínio moral e espiritual gritante; provocando a rebelião e a perda da comunhão com o Senhor; recaindo sobre eles o juízo de Deus. A mulher citada por ele representa as idolatrias e iniquidades cometidas por seu povo. E  ela sendo presa numa tampa de chumbo e sendo levada para Babilônia-- o que aconteceria com seu povo, que seriam deportados e removidos daquela terra.

 E eis que foi levantado um talento de chumbo, e uma mulher estava assentada no meio do efa.

E ele disse: Esta é a impiedade. E a lançou dentro do efa; e lançou sobre a boca deste o peso de chumbo. Zacarias 5:7-8

Lendo e relendo esses versículos percebo que essas comparações feitas por homens, servos de Deus, retratam o quanto os pecados nos sobrecarregam de vergonhas, de humilhações, de pesos desnecessários, e também  nos fazem afundar como chumbo num mar de corrupções e iniquidades. Sempre temos de ter em mente que Deus é fiel, e podemos nos arrepender e clamar por Sua absolvição e  a Sua misericórdia, em nome do Seu Filho amado Jesus Cristo, o nosso Mediador e o nosso Intercessor; e Ele nos purificará das nossas escórias, resquícios do chumbo pesado. Isaías 1:25
 
Deixo para vocês as palavras de Jonathan Edwards que faz a mesma comparação entre os pecados do homem que são pesados como chumbo; por favor, leiam e releiam essas palavras e vocês perceberão  a gravidade das nossas iniquidades e as benignidades de Deus, em ser, tão longânimo conosco.
 
 

''Vossas iniquidades vos fazem pesados como chumbo, pendentes para baixo, pressionados em direção ao inferno pelo próprio peso, e se Deus permitisse que caíssem vocês afundariam imediatamente, desceriam com a maior rapidez, e mergulhariam nesse abismo sem fundo. Vossa saúde, vossos cuidados e prudência, vossos melhores planos, toda a vossa retidão, de nada valeriam para sustentar-vos e conservar-vos fora do inferno. Seria como tentar segurar uma avalancha de pedras com uma teia de aranha. Se não fosse a misericórdia de Deus, a terra não suportaria vocês por um só momento, pois são uma carga para ela. A natureza geme por causa de vocês. A criação foi obrigada a se sujeitar à escravidão, involuntariamente, por causa da vossa corrupção. Não é com prazer que o sol brilha sobre vocês, para que sua luz vos alumie para pecarem e servirem a satanás. A terra não produz de bom grado os seus frutos para satisfazer vossa luxuria. Nem está disposta a servir de palco à exibição de vossas iniqüidades. Não é voluntariamente que o ar alimenta vossos corpos, mantendo viva a chama dos vossos corpos, enquanto vocês gastam a vida servindo os inimigos de Deus. As coisas criadas por Deus são boas e foram feitas para o homem, por meio delas, servisse ao Senhor. Não é com prazer que prestam serviço a outros propósitos, e gemem quando são ultrajadas ao servirem objetivos tão contrários à sua finalidade e natureza. E a própria terra vomitaria vocês se não fosse a mão soberana dAquele a quem vocês tanto tem ofendido. Eis aí as nuvens negras da ira de Deus pairando agora sobre vossas cabeças carregadas por uma tempestade ameaçadora, cheia de trovões. Não fosse a mão restringidora do Senhor, elas arrebentariam imediatamente sobre vocês. A misericórdia soberana de Deus, por enquanto, refreia esse vento impetuoso, do contrário ele sobreviria com fúria, vossa destruição ocorreria repentinamente, e vocês seriam como palha dispersada pelo vento"
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Graça e paz irmã! Benção sua postagem! Estou seguindo seu blog. Um abraço no amor de Jesus Cristo que nos une.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida irmã, fiquei muito feliz com a sua visita ao meu blog; espero que volte mais vezes. Que a paz do Senhor que excede todo entendimento esteja contigo e com a sua família. Graça e paz multiplicadas. Um grande abraço no amor de Jesus Cristo que nos une e sela hoje, amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Bendiciones, hermoso blog.
    mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

    ResponderExcluir