Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CICLOS DA VIDA

-SERVAMARA-



As flores desabrocham nos jardins, crescem, belas, viçosas, e seus aromas encantam, inebriam os insetos, as borboletas, os pássaros, etc; mas depois de um certo tempo, elas perdem o brilho, vigor, suas cores ficam mais esmaecidas, vão declinando, até fenecer...Ciclos da vida se perpetuando...

Uma jovem, no auge da sua vida fértil, se assemelha a uma flor, cheia de encanto , beleza, vigor...

Com certeza, Maria era assim uma jovem bela, alegre, em pleno vigor, no ínicio da sua vida fértil, cheia de sonhos e encantos, temente a Deus, humilde, graciosa. Quando ela recebeu uma visita inesperada do anjo Gabriel lhe revelando as Boas Novas, que seu ventre seria abençoado, abrigando o Filho de Deus.

A primeira vista Maria ficou assustada sem entender como poderia ficar grávida, se era virgem, ainda noiva de José; o anjo Grabriel lhe revelou de que maneira aconteceria tamanha dádiva.

E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. Lucas 1:34-35

Mesmo ela estando no auge da sua juventude, e sabendo que poderia sofrer afrontas, comentários de alguns incréulos, inclusive do seu noivo; Maria demonstrou grandiosa fé e obediência aos santos desígnios do Senhor; proferindo palavras inspiradas pelo Espírito Santo:

Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. Lc 1:38

Maria, uma jovem, entregou toda a sua juventude, toda sua vida nas mãos de Deus. Sendo um mãe exemplar para Seu Filho Jesus, acompanhando-o por todos os lugares, inclusive nos momentos cruciantes de dores, de martírios na Sua crucificação e na Sua morte.



Assim como Deus teve um propósito para a vida de Maria, no início da sua vida fértil; Ele também teve um propósito para a vida de Sara, justamente na época da sua menopausa. Quando ela já estava resignada de ser infértil, e de não ter realizado o seu sonho de ser mãe.

Quando o seu esposo Abraão tinha noventa e nove anos e estava nos carvalhais de Manre; ele recebeu a visita de três varões, dois anjos e Deus, quando Ele profere as Boas novas e Sara é surpreendida ao escutar a conversa entre eles...

E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.

E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Gn 18:10-11

E Sara não pode conter o seu assombro e  a sua incredulidade, e teve de sorrir em virtude de todos os fatores não favoráveis, contra a sua concepção; mas Abraão foi advertido pelo SENHOR que Sara tinha rido e que nada é impossível pra Deus! Lc 1:37

Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. Gênesis 18:14

E conforme as palavras determinadas do SENHOR,  Sara ficou grávida e se regozijou com o nascimento do seu filho Isaque, finalmente o seu amado rebento em seus braços.

E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.

E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.

E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.  Gn 21:1-3

Jovens, em idade fértil, em plena mocidade; mulheres maduras, na menopausa; não importa que ciclos da vida vocês estejam, apenas, creiam, o SENHOR é contigo!

Ele sempre terá as Boas Novas para compartilhar com vocês, e também um grandioso propósito para realizar em suas vidas.

Por favor, mulheres,  não se sintam jovens demais, inaptas, Deus tem um propósito para  sua vida, que independe da sua idade; mire-se no exemplo da jovem obediente e temente Maria.

Mulheres maduras, não se sintam velhas demais, só porque entrou na menopausa, o Deus do impossível, pode tornar possível o seu sonho; lembre-se do sonho realizado de Sara, e do seu regozijo de ter o seu filho amado em seus braços, e ao seu lado até a sua morte.

Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Sl 92:14

Escrevendo essa mensagem me lembrei da palavras de Davi que confiava e exaltava a presença do SENHOR nos ciclos da sua vida, que Ele o acompanharia tanto na sua mocidade e tanto na sua velhice; que jamais o desampararia, e que sempre estaria ao seu lado, direcionando a sua vida, conforme a Sua vontade e os Seus propósitos.

Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas.

Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. Sl 71:17-18

















Nenhum comentário:

Postar um comentário