Pesquisar este blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

REPETINDO DE ANO

-SERVAMARA-



Em breve mais um ano letivo se inicia, e novamente nossas ruas serão enfeitadas pelos alegres e irrequietos estudantes de diversas escolas.

Pelo exercício da minha profissão tenho de pegar vários ônibus e é muito interessante observá-los,  vê-los geralmente em grupos, conversando, sorrindo, falando alto, contando as novidades das férias. Não sei se alguém já parou para observar alguns estudantes mais tímidos, mais tristes, que mal conversam; muitas vezes eles perderam de ano, e terão de recomeçar, não é muito fácil rever os mesmos assuntos, não poder acompanhar os seus amigos de turma que agora estão mais adiantados ;  muitos evitam  até de encontrá-los no recreio e  pedem aos seus pais para mudarem de escola.

E quando somos nós que repetimos de ano? Você deve estar se perguntando como eu não perdi de ano? Eu já sou adulto, formado, já não frequento escola, como posso repetir de ano?

Eu te explico...Repetimos de ano quando nos julgamos cheio do Espírito Santo, cheio de conhecimento bíblico e bem firme na nossa fé, imunes as tentações e as quedas. E quando vem a prova, a tentação, cedemos, caímos no laço igual a um patinho; nos fazendo de cegos, surdos e não atendendo os apelos do Espírito Santo e ainda rasgamos dentro de nós a Carta Magna, a Palavra de Deus, tudo que meditamos e aprendemos com tanto esforço, primor.

Esquecendo completamente que até nosso último segundo de vida estamos sujeitos a ceder as tentações malignas e infelizmente perdemos de ano, sem chance alguma de repetirmos de ano, perdendo a nossa coroa da vida.

O Senhor Jesus exortou aos seus discípulos sobre esse precioso, vital assunto, e a necessidade de vigilância e orações.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mt 26:41

E o pior ao cedermos, nos enlameamos igual a um porco que mesmo sendo lavado preferiu se emporcalhar novamente; igual a um cão que retorna e lambe o seu próprio vômito; insanidades, provas de que fomos testados e fomos reprovados!

Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia. Pv 26:11

Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 2 Pe 2:22

Não é fácil repetir de ano, reler a Palavra, saber que a sabíamos de cor e até salteado, que exortavamos as pessoas, éramos professores,  e no momento de tentação, esquecemos completamente dela, e preferimos ser hábeis servos do engano; nos emporcalhando na nossa prova tão especial.

Mas o Senhor é misericordioso, benigno, perdoador, acima de tudo Pai compassivo, reconhece as nossas soberbas, insanidades, e nos dá novamente a chance de repetir de ano; assim como nosso pai terreno age do mesmo jeito com seus rebentos.

Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Pv 24:16

Cabe a nós, termos a consciência dessa dádiva preciosa e nos aplicarmos diligentemente na nossa caminhada pessoal com o nosso Mestre, tendo diariamente o nosso  maior Preceptor junto de nós, o Espírito Santo; Ele que nos ensinará o que vale à pena reter, memorizar, encravar dentro de nós. Jo 14:16, 26; Jo 15:26

Amados, amadas, o ano letivo já começou, espero que aproveitem essa nova oportunidade; e jamais sejam estudantes relapsos nessa nova jornada; um Dia todos nós nos encontramos, juntos seremos homenageados com o maior diploma, prêmio: A coroa da vida!

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tg 1:1

Deixo para vocês, um exemplo ímpar de um aluno que foi reprovado, apostólo Pedro, mas que superou esse mau momento, repetiu de ano, e  a partir daí,  foi um aluno brilhante, fiel, servo do Mestre, aprovado, por toda eternidade!

E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.

E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Lc 22:61-62

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. At 2:38-40









Nenhum comentário:

Postar um comentário