Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CONSCIÊNCIA CAUTERIZADA!

-SERVAMARA-


'Uma vida sem consciência não vale a pena ser vivida'. Sócrates

'Uma consciência tranquila é um travesseiro macio'. Santo Agostinho



Na fria e longa madrugada, o galo canta já prenunciando o novo dia que vai raiar, os passarinhos gorjeiam lá fora, o sapo coaxa alto e intenso, nem me deixando dormir; os sons externos e os meus pensamentos juntos, martelam na minha consciência...

Enquanto isso, milhares de pessoas dormem tranquilas nas favelas, nas ruas, nos motéis, nas suas casas, nas suas mansões; todas dormindo o sono da morte, com as consciências totalmente cauterizadas pelos desvarios, enganos, mentiras, idolatrias, defraudações, adultérios, roubos, estupros, assassinatos, pedofilias, prostituições, etc. Sl 13:3

Milhares de lobos vorazes, vestidos, revestidos, como pastores, enchendo as suas panças, enganando as ovelhas frágeis, carentes, debilitadas...Eles também dormem o sono tranquilo, longe, bem longe de Deus, e dos apelos do Espírito Santo.

Na Bíblia temos um exemplo bem gritante, alarmante, até que ponto podemos ter nossa consciência cauterizada, Simão, mágico, ilusionista, mestre em enganar os incautos, se auto-intitulava de uma grande personalidade, fazendo estrondoso sucesso em Samaria. Até que conheceu Filipe e ouvindo a sua pregação, creu em Cristo,  na Palavra da Salvação, sendo batizado.

A presença de Filipe em Samaria foi acompanhada de sinais e maravilhas, sendo auxiliado pela chegada de Pedro e João, que oravam e pelas as imposições das suas mãos, milhares de samaritanos recebiam o  batismo do Espírito Santo. Simão vendo tamanha maravilha, pronunciou e propos tamanha aberração a eles, achando que esse dom poderia ser comprado por dinheiro; demonstrando com esse gesto o quanto tinha sua consciência cauterizada pelo espírito do engano, e que realmente não era um novo homem, um servo do Deus,  e  que continuava preso aos grilhões malignos e ao seu passado.

Sendo veemente advertido por Pedro:

Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.

Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.

Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;

Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. Atos 8:19-23

Mesmo assim, continuou com a dura cerviz, querendo que Pedro e os outros apóstolos orassem por ele; demonstrando  assim sua relutância em atender aos apelos do Espírito Santo, não se arrependendo por suas palavras, nem tamanha afronta ao Deus vivo. Não se fala mais nele na Bíblia, mas com certeza ele deve ter voltado as suas más obras do passado.

Quantas pessoas se assemelham ao mágico, ilusionista Simão, e  pensam que podem negociar os dons do Espírito Santo; que podem dormir tranquilas, praticando iniquidades, não obedecendo aos santos desígnios do Senhor; não ouvindo aos seus apelos; tendo a consciência totalmente cauterizada!

Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Tm 4:2

Por toda a sua vida, e o seu ministério esplendoroso, Paulo advertiu aos seus seguidores sobre a importância de ter uma boa consciência, uma pura consciência, uma consciência cativa a Cristo, obediente a  Sua Voz e aos apelos do Espírito Santo. O que ele pregou, ele praticou, sendo um primoroso exemplo!

E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. At 23:1

E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens. At 24:16

Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Rm 9:1


Faço minhas as palavras de Martinho Lutero que mesmo vivendo momentos de intensas tribulações não negou a sua fé, nem a sua boa consciência,  e proferiu palavras tão poderosas e cheias de unção:

'Minha consciência é escrava da Palavra de Deus'.

Não podemos dizer que somos  servos de Deus, e rasgamos a carta magna da Sua soberana vontade e das Suas santas, sagradas palavras; a pessoa que pensa ser isso possível, demonstra claramente o quanto a sua visão está obscurecida pelos enganos, e quanto a sua consciência está cauterizada.

Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 2 Co 4:2

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? Hb 9:14














Nenhum comentário:

Postar um comentário