Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

APRENDENDO A RECONSTRUIR COM NEEMIAS!

-SERVAMARA-



Queridos irmãos, queridas irmãs, estou muito feliz de retornar a esse cantinho tão especial que interajo com vocês...os dias passaram tão velozes, e o quanto foi benéfico para mim, o quanto aprendi e ainda estou aprendendo lendo e relendo Neemias; e essas lições quero compartilhar com vocês.

Mas por favor, tenham paciência  comigo e acessem o meu blog Reconstruo: Uma Caminhada de Fé, porque aqui só vou escrever um pequeno resumo de tudo que o Espírito do Senhor me tocou e revelou!


Primeira Lição: A presença do Espírito Santo- Sem a Sua gloriosa presença  não existe uma verdadeira reconstrução; Ele, somente Ele, nos guia, ensina, consola a perseverar nessa árdua jornada!



Segunda Lição: Arrependimento e confissão do pecado- O Espírito Santo nos convence dessa urgente necessidade de revonhecermos o quanto erramos, e como fomos responsáveis ao permitirmos que o maligno atuasse nas nossas vidas, pelas brechas, que deixamos em virtude das nossas iniquidades passadas; temos de virar a página, começar uma nova jornada, caminhada, livres de todas impurezas, e para isso ocorrer precisamos de nos arrependermos e confessarmos os nossos desvarios, desatinos, pecados.



Terceira Lição: Oração, o élan da reconstrução- Neemias conseguiu realizar essa grandiosa obra em tão poucos dias, em virtude de perseverar em orações, súplicas ao Senhor; mantendo a comunhão com Ele, e era nessa fonte sagrada que ele buscava o élan para reconstruir!

Também devemos perseverar em orações, súplicas, ações de graças!



Quarta Lição: É no silêncio que se amoldam as grandes coisas. Neemais aprendeu essa preciosa lição e ficava em silêncio para ouvir a voz do Senhor; devemos fazer o mesmo, deixar calar as vozes do mundo, para só dar ouvidos a voz  Daquele que nos guiará ao caminho de uma vida plena e abençoada na Sua presença.



Quinta Lição: Oposição, barreiras a serem derrubadas, vencidas!- Todas as vezes que o Senhor nos chama para realizar algo em prol da nossa vida, do nosso próximo, do Seu Reino; sempre enfrentaremos uma acirrada oposição, mas que serão vencidas com as armas espirituais que o Espírito Santo nos exortará a usá-las adequadamente.



Sexta Lição:  Agora, pois, Ó Deus, esforça as minhas mãos- Sempre temos de clamarmos ao Senhor, pra que Ele nos dê força, persistência e fé para perseverarmos na obra, independentemente das circunstâncias, das oposições.



Sétima Lição: Ação e vigilância- Neemias agia, trabalhava, conclamava ao seu povo a fazer o mesmo; mas ele jamais negligenciou a vigilância contra as investidas dos seus opositores, eles trabalhavam, mas se protegiam, com armas em punho, preparados para o combate, confronto!

E devemos agir do mesmo jeito, nunca nos abatermos pelo comodismo, desânimo diante das derrotas, do caos; mas sermos vigilantes, atentos, diante das investidas inimigo.



Oitava Lição: O Nobre- Por que Neemias prosperou? Além de ter a presença do Espírito Santo lhe guiando, e a preciosa comunhão com o Senhor. Ele era um homem nobre, cogitava coisas nobres em seu coração, e isso por isso tinha a presença do Senhor, e do Seu Glorioso Espírito; o Senhor também nos chama para sermos nobres, dignos, tementes a Ele, obedientes!



Nona Lição: Faço um grande obra- Quando estamos a serviço do Senhor não podemos desviar a nossa atenção do nosso alvo, da nossa meta, obra; devemos dizer não  aos apelos mundanos, aos apelos dos nosso inimigos!



Décima Lição: Perseverança: Meta alcançada!- Em toda nossa caminhada temos de olhar para o alvo, temos de ter persistência, e não nos determos diante dos obstáculos que encontraremos.



Décima-primeira Lição: A união faz a força!- Neemias conseguiu vencer esse desafio tão grande de reunir um povo triste, abatido pelo exílio, pelas lembranças dolorosas; e renovar as esperanças deles, unificá-los em um só objetivo; e ele conseguiu essa tamanha façanha, porque eles seguiram as suas determinações, e determinaram  em seus corações a obedecerem ao Senhor, e a Sua Palavra legada!

Devemos fazer o mesmo, o Senhor nos chama para nos unirmos, juntos, somos uma unidade, que conseguiremos vencer as investidas malignas!



Décima-segunda Lição: Avivamento e renovação espiritual- A obra estava concluída, e eles estavam felizes, mas precisavam manter a comunhão com o Senhor, lendo a Sua Palavra, obedecendo aos Seus santos desígnios...caminhando lado a lado com Ele; vigilantes na manutenção da obra realizada.

Incansáveis, devemos ser, nunca deixando morrer a alegria do primeiro amor!



Décima-terceira Lição: Jejum e oração- Foi decretado jejum, novamente eles se arrependeram e confessaram os pecados, relembrando dos desatinos dos seus descendentes, que ocasionaram a ira do Senhor. E reconheceram o quanto o Senhor tinha sido benigno e misericordioso com eles.

Também devemos perseverar em jejuns, orações, clamores; venceremos qualquer batalha com as armas espirituais sendo praticadas, usadas!



Décima-quarta Lição: Alegria de obedecer, ofertar, dizimar- Eles tinham satisfação de obedecer,  a louvar, adorar ao Senhor, a regozijarem na Sua presença, manterem a comunhão com seus irmãos, praticando a liberalidade de ofertar, dizimar!

Nunca devemos deixar esmorecer em nós,  a alegria do Senhor, que é a nossa força; e termos essa mesma alegria para sermos fiéis dizimistas, ofertantes liberais; para investirmos no que é eterno!



Décima-quinta Lição: Casamentos mistos- Eles ao firmarem uma Aliança Fiel com o Senhor reconheceram que deviam se afastar das sociedades, casamentos com os povos pagãs; e obedecerem ao santos desígnios do Senhor.

Nós devemos fazer o mesmo, não ceder aos apelos mundanos, nos mantermos santos, separados; sem brincar com o perigo, com o pecado!



Décima-sexta Lição: Reassentamento, organização, zelo, alegria, adoração- Concluída a reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias começou a reassentamento do seu povo, quem ficaria em Jerusalém, em Judá, em outras cidades; além disso ele se preocupou em zelar por sua cidade; em continuar a reunir seu povo em assembléias para lerem e meditarem na Palavra, a adorarem ao Senhor, o grande realizador e patrocinador dessa grandiosa obra!

O Senhor é um Deus de ordem, paz, organização, santidade, alegria, justiça...se queremos sua parceria na reconstrução das nossas vidas, temos de deixar impregnar em nosso ser essas qualidades tão benéficas e salutares!



Décima-sétima Lição: Visão e disciplina- Neemias foi um verdadeiro homem de Deus, um brilhante líder, um homem de visão, abençoado por uma grandiosa visão agraciada pelo Senhor; e ele perseverou até o fim no cumprimento dessa visão, dever cumprido!

E em toda sua caminhada, ele jamais se desviou do seu alvo, tendo seu maior aliado o Espírito do Senhor, jamais negligenciou as orações, a súplicas, os jejuns; trazendo cativos os seus pensamentos; um homem extremamente organizado, disciplinado e obediente aos desígnios do Senhor.

Um homem que soube se indignar perante as aberrações do seu povo, quando ele tinha se ausentado alguns dias de Jerusalém, e foi a Pérsia; e soube combater todas as investidas malignas; só temos que aprender com ele; espero que essa pequena explanação minha, possa avivar em vocês o desejo de ler, reler Neemias, e que o Espírito Santo toque os seus corações poderosamente; como ocorreu comigo esses dias.

Deixo para vocês um versículo que aprecio muito em Neemias!

Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei. Ne 1:11


E foi atendida o seu apelo, clamor, e foi assim que se iniciou a realização do seu maior desejo!











Nenhum comentário:

Postar um comentário