Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2012

NÃO DESCUBRAS A NUDEZ DO TEU PRÓXIMO!

-SERVAMARA-



Não descubras a nudez do teu próximo!


Esta expressão é muito forte, e quero abordar dois aspectos que ela é usada, proferida; quando descobrimos a nudez de uma mulher, sem ela ser a nossa esposa, ou ao contrário quando descobrimos a nudez de um homem, sem ele ser nosso esposo; praticando relações sexuais impuras, ilícitas, que são iniquidades, e abominações para o Senhor.

Inclusive em Levítico 18 aborda sobre esse tema, que não devemos descobrir a nudez do nosso próximo!

Outro aspecto é quando descobrimos os erros, as falhas do nosso próximo, sem intenção de ajudá-lo,  exortá-lo, para ele se arrepender, e mudar o seu comportamento; mas sim com o intuíto de envergonhá-lo, menosprezá-lo, criticá-lo, julgá-lo.

Na Bíblia temos um exemplo desses dois aspectos de descobrir a nudez do seu próximo, que aconteceu com Noé que possuía uma vinha, e um dia ele se embriagou e ficou despido, e seu filho caçula Cam, invés de ajudá-lo, cobri-lo, sem comentar esse ocorrido com seus irmãos; ele agiu imprudentemente e contou aos seus irmãos, e foram eles que ajudaram a seu pai, o cobriram com uma capa, e com os rostos virados, eles não viram a nudez do seu pai.

Quando seu pai acordou e soube do comportamento do seu filho, ficou muito irado, porque percebeu a intenção maldosa do coração do seu filho Cam, porque ele cometeu dois erros, um foi ver a sua nudez e outro erro, foi levar ao conhecimento dos seus irmãos, a sua debilidade, de está despido e embriagado.

E Noé proferiu uma maldição para seu neto Canaã, filho de Cam, e a sua descendência, e que ele seria servo dos servos dos seus irmãos; e proferiu bênçãos para os seus dois filhos, Sem e Jafé, que o acolheram, e não descobriram a sua nudez!

E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.

E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Gn 9: 25-27


Que estes exemplos fiquem bem fixados nos nossos corações, nas nossas mentes; para obedecermos e praticarmos as palavras do Senhor, que nos chamou para sermos santos, igual a Ele; não descobrindo a nudez do nosso próximo, sem ela, ou ele, ser o nosso cônjuge. Lv 20:26; Hb 12:14

E também a não descobrirmos a sua nudez para julgá-lo, sem exortá-lo, nem ajudá-lo, a se arrepender, e voltar a praticar as boas obras.

E quando julgamos, sem edificá-lo, tomamos o lugar do Senhor, sendo o juiz do nosso próximo; e não enxergando que cometemos os mesmos erros que ele, ou até piores! Tg 4:12

O Senhor Jesus já exortava e ensinava:

Não julgueis, para que não sejais julgados.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mt 7:1-5













Nenhum comentário:

Postar um comentário