Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

BEER-LAAI-RÓI

-SERVAMARA-


"Receber a ordem de amar a Deus, principalmente no deserto, é como receber a ordem de estar bem quando nos sentimos doentes, de cantar de alegria quando morremos de sede, de correr quando temos as pernas quebradas. De qualquer forma, porém esse é o primeiro e maior mandamento. Mesmo no deserto-em especial no deserto- você deve amá-lo." (Frederick Buechner)


Agar era uma escrava egípcia da senhora Sarai, ela deve ter ficado muito surpreendida quando a sua senhora deu ela para coabitar com seu senhor Abrão; e ela, obediente e cordata serviu a ele...o que pode ter passado em sua cabeça enquanto mantinha essa relação com ele?

Uma jovem que devia ter sonhos de amar, ser amada, casar, ter filhos... e em um só momento viram eles ruirem; e ela ficou grávida e teve um filho, fruto dessa união, arranjada por Sarai.; mas os seus sofrimentos estavam apenas começando...

Novamente, ela foi surpreendida pelos ciúmes da sua senhora, mas o pior mesmo foi ser humilhada, afligida por alguém que tinha aprendido amar e obedecer; ela não entendia o que tinha feito de errado? Já que tinha obedecido a todos os apelos dos seus senhores, provedores; e não teve outra alternativa além de fugir...fugir..

Da vergonha, do desprezo, das humilhações ...caminhando pelo deserto, a caminho de Sur, cansada, sedenta, parou junto a uma fonte de água; e nunca pensou que teria a companhia do anjo do SENHOR, um anjo que a tratou tão bem, ele sabia tudo que aconteceu e lhe dizia palavras tão abençoadoras; na sua terra, ela nunca tinha tido uma experiência assim!

E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.

E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.

Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.

Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.

Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.

E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. Gn 16:7-12


E nesse momento ela foi agraciada com o maior presente: O Senhor não desprezava, Ele via todo seu sofrimentos, humilhações, ela não estava mais só, ela estava na companhia de um Deus que a enxergava muito mais além da aparência, da situação; Ele estava com ela no deserto, agora, ela podia sorrir e ter esperança!

E é por isso que aquele poço se chama Beer-Laai-Rói; o Senhor nos vê, e vê também todos os nossos desertos, e sofrimentos!

E ela obedeceu todas as orientações do anjo do SENHOR, e voltou a casa dos seus senhores, e se humilhou, trabalhou, cuidou do seu amado rebento, e aprendeu a preciosa lição de amar, sem ser amada!

Mas Agar continuou a sofrer humilhações de sua senhora, e seu filho cresceu, e sua senhora Sara teve o filho que ela tanto desejava; pensando que essa alegria dela evitaria maiores conflitos; mas quem pode conter as brincadeiras de um filho? E seu filho Ismael zombou da senhora.

E Sara pediu a Abraão que mandasse Agar  e seu filho embora; novamente, ela viveu a repulsa, a rejeição, a ingratidão, a humilhação...e do homem que aprendeu a amar, e tanto se dedicar, apenas recebeu pão e um odre de água..e lá foi ela para o deserto de Berseba, evitava de chorar para seu filho não perceber a dor que deveras sentia, pois antevia o prenúncio sombrio que se descortinava a sua frente...

Por que os seus senhores agiram tão cruelmente e friamente comigo?

Ela andava...sofria... e se indagava...

Mas não aguentou tamanha dor e deixou seu filho debaixo de uma árvore, e foi assentar-se mais lá frente e chorou, clamou ao Deus que tinha lhe visto uma vez, que poderia ver o seu sofrimento e do seu filho novamente...
Gn 21:16

E novamente Deus estava ao seu lado , no momento de maior dor, e escutou o choro do seu filho, e lhe falou!

Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.

E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.

E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro. Gn 21:18-20


E ela se alegrou, regozijou...O Senhor a viu novamente, e a consolou, suas palavras abençoadoras lhe deu ânimo, esperança, ela tinha um futuro e seu filho também!

E agora, ela tinha certeza, jamais estariam sós!

Mesmo nos desertos da sua vida, Ele seria o seu maior companheiro e baluarte!

Irmãos, irmãs, que esse comovente relato da vida de Agar e do seu filho Ismael nos dê também muita alegria e esperança; não importa os desertos que porventura vivamos, e sim , que tenhamos a certeza, que Ele nos vê em qualquer situação, e quer que nós O enxerguemos também, como fez Agar; ela deixou de olhar para a sua situação, e olhou pra Ele, que é o Senhor dos maiores beneplácitos, mesmo nos maiores desertos!

Aquele que faz jorrar água da rocha, Aquele que nos alimenta de maná e codornizes; Aquele que jamais nos esquece; Aquele que profere palavras de consolo e esperança em meio aos nossos maiores desertos!

A Ele, toda honra e toda glória!!


E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? 

Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.Gn 16:13-14



















Nenhum comentário:

Postar um comentário