Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2010

INTIMIDADE!




INTIMIDADE


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A definição intimidade é complexa uma vez que seus significados variam de relacionamento para relacionamento, e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo. Em alguns relacionamentos, a intimidade está ligada ao sexo e sentimentos de afeto podem estar conectados ou serem confundidos com sentimentos sexuais. Em outros relacionamentos, a intimidade tem mais a ver com momentos divididos pelos indivíduos do que interações sexuais. De qualquer forma, a intimidade está ligada com sentimentos de afeto entre parceiros em um relacionamento.

Esta não é uma definição precisa, mas mesmo sem ser específico, parece que a intimidade e relacionamentos saudáveis andam de mãos dadas. Certamente a intimidade é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado: a base da amizade e uma das fundações do amor.

As principais formas de intimidade são a intimidade emocional e a intimidade física. A intimidade intelectual, familiaridade com a cultura e os interesses de uma pessoa, é comum entre amigos. Membros de grupos religiosos ou filosóficos também percebem uma "intimidade espiritual" em sua comunidade.

A intimidade também pode ser identificada como o conhecimento profundo de alguém, conhecendo os vários aspectos ou sabendo como esse alguém responderia em diferentes situações, por causa das muitas experiências em comum.

Na intimidade existem tês dimensões:

a dimensão pessoal- que abrange as vivências, a história pessoal, a comunicação e os estados humoristicos das pessoas, ou seja, tudo o que se refere ao ser humano como ser individual.

a dimensão relacional- relacionada com os envolvimentos interpessoais, a relação, ou seja, tudo o que existe um contacto com outro objecto ou pessoa.

a dimensão universal - não se encontra fixa, pois a intimidade varia consoante o contexto espacial, temporal, ou histórico.

Morris, Desmond. Intimate Behavior: A Zoologist Classic Study of Human Intimacy. Nova Iorque:Kodansha Globe, 1997.



-SERVAMARA-


Intimidade com outro ser...É um longo caminho a percorrer, é uma escolha nossa; eu escolho interagir com outro, me doar, compartilhar, confiar, amar!

Eu me dispo dos velhos disfarces, dos joguinhos costumeiros, do poder de dominar; me permito ser frágil, pura e verdadeira, igual a uma criança; enfim, eu me revelo, e me deixo ser desvendada; sou nua, patente e transparente!

Eu me disponho a silenciar, para ouvir o outro falar, desabafar, revelar!

Eu escuto sua voz e ele transforma o meu pensar, meu viver; não sou mais a mesma ao ter intimidade com o outro ser!

Meu coração bate uníssono com o seu coração!

Já não estou mais sozinha; encontrei meu porto seguro, alguém que posso confiar, amar, obedecer e me desnudar!

Temos um exemplo muito tocante de intimidade na bílbia, é a amizade do Senhor com seu servo tão amado e obediente Moisés!

Uma intimidade que, a primeira vista, teria tudo para não eclodir, acontecer!

Moisés, um errante, forasteiro, fugitivo, assassino; mas o único que soube parar, olhar, observar...A sarça ardente que não se consumia!

E completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.

Então Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor. At 7:30-31

E ele ousou, foi corajoso, teve fé e se virou, e acreditou que veria uma grande visão.

E o Senhor se revelou a quem se dignou a observar, ver, acreditar e ouvir Sua Voz, ao Seu Chamado!

E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. Ex 3:4-7

Moisés respondeu e disse sim ao seu chamado; apesar de reconhecer sua pequenez, suas limitações; e a partir da sua escolha em ter intimidade com o Senhor, Ele se revelou totalmente para seu servo!

Respondendo a todas suas indagações...Revelando Seu Nome, operando sinais e maravilhas através do seu obediente, fiel e sincero amigo!

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êx 3:13-14

Uma amizade, intimidade que totalmente foi revelada no primeiro encontro; não houve joguinhos, disfarces, só verdade, comunhão e confiança; O Senhor revelando Seu maior Desejo de libertar seu povo tão amado , sofrido, das garras da opressão do Faraó e libertá-lo da escravidão!

Precisando de um homem corajoso, de confiança, alguém que Ele fosse tão íntimo, que se revelasse Face a Face com Ele!

E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.

Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.

Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Nm 12:6-8

Um amigo que o Senhor amava, ouvia e atendia seus maiores desejos, apelos...Ao ponto de atendê-lo e revelar Sua Glória, pelas costas; dádiva maior Moisés não poderia ter, depois dele não houve outro profeta que tivesse tamanha Comunhão, Intimidade com o Senhor! Ex 33:18-23

E essa Amizade, Intimidade que o Senhor nos conclama a ter com Ele e com o nosso próximo!

Basta aquietar, parar, observar, ouvir, confiar, obedecer!

Se despir do velho EU, do egoísmo, dos medos, das barreiras!

Confiar, amar, ser íntimo com a outra pessoa!

E o mais importante ser íntimo e amigo do Senhor!

Uma comunhão que se perpetua eternamente!





E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;

Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.

E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel. Dt 34:10-12










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário