Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ENVOLVIDO OU COMPROMETIDO?



A condição da Igreja Brasileira é a seguinte: em média, em cada 100 membros encontramos apenas três crentes que amam missões transculturais e nós os chamamos de “crentes comprometidos”.

O general norte-americano Norman Schwartzkopof, que atuou na Guerra do Golfo, explicou a diferença entre os dois dos principais ingredientes do café da manhã típico americano: o bacon e os ovos. A galinha envolveu-se, pois ela deu os ovos. Mas o porco comprometeu-se, pois teve que dar a sua vida. E você, em qual lado está qualificado: envolvido ou comprometido?

Vejamos o comprometimento de Charles T. Studd, um desportista inglês multimilionário, que vendeu todos os seus bens e propriedades, doou todos os recursos angariados para várias organizações missionárias e se dirigiu como missionário, para a China e Índia, onde dedicou o melhor de seus anos na proclamação do Evangelho. Já com 51 anos, alquebrado e cansado pelo trabalho estafante, voltou para a Inglaterra para levantar o sustento necessário para empreender uma nova empreitada de embrenhar-se nas matas do interior da África, a fim de levar o Evangelho àqueles que estavam escondidos e esquecidos pela igreja da época. Deparou com alguns jovens corajosos e que tinham o fogo missionário ardendo em seus corações, e estes disseram a ele: - Charles, isto é muito sacrifício para você, pois já fizeste a tua parte. Sua resposta foi enfática e clara: “Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, então não há sacrifício demasiadamente grande que eu possa fazer por Ele”.

Algumas lideranças conservadoras, que acompanham os resultados dos estudos do IBGE, tendenciosamente católico, dizem que o tamanho da igreja brasileira é 18 milhões, enquanto outros bem otimistas exageram para 45 milhões. Nós ficamos no meio e, baseados na experiência, cremos que temos 3% da igreja amando missões transculturais. Portanto temos aproximadamente um milhão de crentes que amam missões transculturais. Serão estes os 7.000 que não dobraram os joelhos ao Baal moderno? Mas, infelizmente, a maioria deles não possui nenhum material de missões transculturais, sequer tiveram contato com um missionário totalmente bicultural, pois alguns missionários brasileiros, que não passaram por um treinamento adequado, podem estar há um longo tempo no campo sem falar a língua do povo local . Imagine o que é absorver a cultura, que é algo muito mais difícil. Queremos nos dirigir a estes amantes de missões e reuni-los a fim de municiá-los com todas as informações necessárias, tais como: literatura, vídeos, globos, cartões de oração e diversos materiais com conteúdo missionário, tanto para adultos como para crianças. Queremos uní-los. Que força possuiríamos em nosso arraial se uníssemos as nossas forças.

Um outro material que temos introduzido na Igreja brasileira é o “cofrinho Radical”. Essa campanha foi lançada pela Horizontes em todo o Brasil e América Latina e tem ajudado no sustento do Projeto Radical. Queremos ver mudada a estatística que diz que os crentes brasileiros gastam mais com Coca-Cola do que investem em missões, e o cofrinho está sendo o memorial de uma geração que está assumindo o compromisso de mudar este quadro. Num país tão rico em frutas, os refrigerantes conquistaram lugar no mercado brasileiro, mas nós queremos ver o cofrinho radical ver missões a frente dos refrigerantes dentro de nossas igrejas. Em nossa base de Monte Verde temos um museu da Coca-Cola com vários exemplares de embalagens e tudo o mais que relaciona com o refrigerante vindos de vários países. Nosso objetivo é desafiar os que nos visitam a investir mais na expansão do Reino do que em Coca-Cola.

Imagine que a Coca-Cola só não conseguiu chegar a cinco países do mundo e começou suas atividades somente em 1886, na cidade de Atlanta, nos EUA! Você vai nos ajudar a mudar esta triste estatística?

Estivemos na França em janeiro de 2001 com os 39 radicais que estavam aprendendo o francês, preparando-se para irem para o Sahel Africano, uma das regiões mais pobres do mundo onde dois milhões de pessoas morrem por ano somente vítimas de malária. Tivemos a oportunidade de visitar o Hipódromo Nacional e ficamos sumamente surpresos ao ver animais de diversos portes, pequenos, grandes e alguns deles gigantes. Mas o que mais nos impressionou foi a lição dos cavalos. Alguém nos disse que um cavalo sozinho puxa 200 quilos e dois cavalos juntos, 2.000 quilos. Portanto dois deles multiplicam a força sinérgica para dez. Isso é algo fantástico e maravilhoso! É o mesmo paralelo encontrado no Antigo Testamento, registrado em Dt 32:30 , que diz que uma só pessoa persegue a mil e duas a 10.000!

Cremos nessa sinergia cristã e se conseguirmos unir as nossas forças poderemos fazer um grande estrago no reino das trevas. A Bíblia registra em João 17:21-23: “Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim”.

A oração sacerdotal de Cristo diz que o mundo só vai crer quando nós formos um, assim como o Pai e o Filho são um. Cremos piamente que a oração do Filho está começando a ser respondida. O Projeto Radical é formado por missionários de 16 denominações diferentes e de quatro países latinos. Se você é um dos ‘três’ entre os ‘100’ que está comprometido com a expansão do Reino até os confins da terra e quer somar conosco, envie-nos seus dados. Queremos municiá-lo com informações detalhadas sobre como se comprometer com a tarefa. Você estando preparado poderá ser um profeta e influenciar a outros a deixarem o pecado chamado Grande Omissão e vir fazer parte da Grande Comissão a fim de trazer Jesus Cristo de volta ainda em nossa geração.

Pelos esquecidos e negligenciados pela igreja evangélica...

(extraído- Do livro: Onde estão os 7.000 que não dobraram os joelhos a Baal?- David Botelho)





-SERVAMARA-


Recomendo a todos a leitura desse dignificante livro de David Botelho, lider da Missão Horizontes na América Latina (Monte Verde-Mg); um homem que seguiu ao chamado do Senhor e incansavelmente compartilha a Graça que de graça recebeu; e ele obedece e pratica os ensinamentos que o Senhor nos ensinou, legou:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Mc 16:15


E David Botelho escreve:

"Chamada é uma questão de obediência ao IDE de Jesus a todas as nações, incluindo aos povos não alcançados do Evangelho."



AMADOS, AMADAS:

Que cada um de nós responda sinceramente ao Senhor:

Sou envolvido ou comprometido???



E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.Mt 28:18-20











Nenhum comentário:

Postar um comentário