Pesquisar este blog

sábado, 27 de novembro de 2010

ÉTICA!



SÁBIOS XAVANTES



É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa conciência e começarmos a achar que tudo é normal.



Das histórias que pude partilhar na vida e que, vez ou outra, relato nos diálogos, há uma exemplar que, inclusive pude já em 1997 incluir em livro meu antes mencionado (A escola e o conhecimento), embora mais resumidamente.

Em 1974, dois caciques da nação Xavante vieram visitar a cidade de São Paulo. Na época, os xavantes não usavam o dinheiro como meio de qualidade de vida. Para eles, qualidade de vida era alimento, porque era o jeito de garantir sobrevivência.

O avião deles, que vinha de Cuiabá, pousou em Congonhas e eles foram levados ao abrigo da Funai, que ficava na Vila Mariana. No dia seguinte, foram convidados a passear. Ficaram boquiabertos com a Avenida Paulista, 2,5 km de catedrais financeiras. Foram levados a andar de metrô, que acabava de ser inaugurado. Ficaram pasmos com a velocidade daquele transporte.

Foram levados ao shopping. Havia apenas dois naquela época, hoje são cerca de sessenta. Sabe o que eles não conseguiram entender no shopping e a gente não conseguiu explicar? Por que a gente entrava num lugar cheio de espelho. Eles achavam inacreditável que, num mundo cheio de gente, a gente gostasse de se ver, em vez de ver o outro. Se você estava com você o tempo todo, por que ia querer se ver? Esse excesso de espelho é um símbolo ético também, de certa forma de egonarcisismo, que veio sobre nós.

Nós os levamos também a um lugar magnífico, o Mercado Municipal, na área central. Aquilo é uma espécie de entreposto comercial, imenso, projetado por Ramos de Azevedo, grande arquiteto que fez o Teatro Municipal e a Faculdade de Saúde Pública. E no Mercado Municipal é comida para todo lado. Eles deram dois passos e ficaram pasmos. Pilhas de alface, de tomates, de cenoura, de laranja. Ficaram com o olhar talvez como o nosso olhar ficaria se entrássemos no cofre de um banco. Em certo momento, um deles viu uma coisa que nenhum e nehuma de nós veria. Ele cutucou e perguntou: "O que ele está fazendo?" E apontou no chão um menino negro, pobre (a gente sabia que era pobre por causa da roupa, ele não saberia) pegando alface pisada, tomate estragado, batata já moída e colocando num saquinho. Nenhum e nenhuma de nós veria aquilo, pois para nós era normal. Normal? Cuidado com o conceito de normal.

Nós falamos: "Ué, ele está pegando comida". O cacique não disse mais nada. Ele continuou andando conosco, mas não prestou atenção em mais nada. Depois de uns 15 minutos, ele falou:

- Eu não entendi. Por que ele está pegando essa comida estragada aqui no chão, se tem essa pilha de comida boa?

- É que para pegar comida dessa pilha aqui precisa de dinheiro.

- E ele não tem dinheiro?

- Não tem.

- Por que não tem dinheiro? - indagava o cacique.

No que ele está cutucando? Na nossa base ética, no nosso valor de vida. A gente acha que criança cpm fome, mesmo diante de uma pilha de comida boa, pode comer comida estragada. Porque a vida é assim. É normal.

- Ele não tem dinheiro porque ele é criança.

- E o pai dele tem?

- Não, o pai dele não tem.

- Não entendi. Por que você, que é grande, tam e o pai dele, que é grande, não tem? De qual pilha você come, dessa daqui ou a do chão?

- Dessa daqui.

- Por quê?

A única resposta possível para o cacique nauqele momento foi a resposta que algumas pessoas que já desistiram dão: "Sabe o que é? É que aqui é assim"...

Os dois índios, diante da resposta, falaram uma coisa de que eu nunca mais esqueci. "Vamos embora." Não é que eles pediram para ir embora do mercado, eles pediram para ir embora de São Paulo. Veja como eles são "selvagens".

Eles não conseguiram compreender essa coisa tão óbvia: que uma criança faminta, diante de uma pilha de comida boa, pega comida podre. Eles não são "civilizados". Sabe como ele passaria batido e nem repararia na cena? Se ele tivesse ido a algumas de nossas escolas, se ele tivesse assistido alguns de nossos meios de comunicação. Aí ele ia achar aquela cena normal.

Neste instante, é bom lembrar que é necessário cuidar da ética porque senão anestesiamos a nossa consciência e comegamos a achar
tudo normal.

Vou contar uma coisa que você que é jovem pode não acreditar. Quando eu me mudei para São Paulo, há 37 anos, a genye saía da escola, do trabalho, do bar, andava às 11h da noite sozinho para casa, ouvia passos de outra pessoa e sentia alegri. "Graças a Deus, vem vindo outra pessoa." Sabe do que a gente tinha medo? De defunto. A gente passava longe do muro do cemitério, da parte de trás da igreja. Hoje, você sai às 11h da noite de casa, da escola, do trabalho. da igreja, ouve passos de outra pessoa e teme: "Meu Deus do céu, vem vindo outra pessoa". O que aconteceu? Será que nos distraímos em algum momento e a nossa ética não é a da convivência, mas é a do outro como inimigo? "Ah, mas aqui é assim." Violência? "Aqui é assim. Eu já fui assaltado e agora tenho duas bolsas, uma do ladrão e uma minha. A minha fica debaixo do banco. Eu uso carro blindado."

Claro. Nós vamos criando meios de nos acostumarmos ao normal.

Normal?"


(extraído- Do livro Qual é a Tua Obra?- Mário Sérgio Cortelha)





-SERVAMARA-


Próximo a sua morte, Paulo escreveu ao seu amado amigo e filho espiritual Timóteo, advertindo-o sobre os tempos trabalhosos que viriam, que a cada dia mais, os homens seriam amantes de si mesmos, avarentos, soberbos, profanos, ingratos, presunçosos, desobedientes a pais e mães 2 Tm 3:1-2...
Complementaria dizendo, os homens não seriam mais éticos!

Esqueceriam do Senhor, e viveriam para seus próprios egos, deleites, desvarios e inúmeras concupiscências!

Serviram aos outros deuses, e dariam frutos malignos, da carne, a os guiar, cegar!


Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.Gl 5:19-21



Resolvi postar essa mensagem, após ler esse livro de Mário Sérgio Costella e estarrecida assistir, ler sobre a violência do Rio de Janeiro; e no culto, uma irmã subiu ao púlpito e pediu orações para sua família que reside lá, que estavam REFÉNS em suas próprias casas, dessa onda satânica do mal!

Agora, pergunto a vocês:
É NORMAL?


É NORMAL, assistirmos violências, mortes, crimes... Como se fossem cenas de filmes, Tropa de Elite 1, 2, 3....?

É NORMAL, lucrarmos com a violência, com mortes e sofrimentos do seu próximo?

É NORMAL, os últimos acontecimentos do Rio, o sofrimento, o medo, a insegurança dos nossos irmãos e irmãs cariocas?


Ontem, estava em uma diligência, em uma outra cidade, e ouvi pelo rádio, um locutor narrar os últimos acontecimentos de violência no Rio; e ele com outro locutor contavam inúmeras piadas, dando risadas sobre esses acontecimentos!

É NORMAL, ÉTICO, AGIRMOS ASSIM?

COM APATIA, INDIFERENÇA, DESCASO? BRINCADEIRAS?

NESSES MOMENTOS, ONDE ESTÃO OS DIRIGENTES DAS IGREJAS, DENOMINAÇÕES?

NAS ELEIÇÕES, ESSAS VOZES FORAM OUVIDAS, NA TV, VIDEOS, INTERNET, ETC...

E AGORA, ONDE ESTÃO ESSAS VOZES?


O que me preocupa não é o grito dos sem ética, dos sem caráter, dos corruptos, dos sem vergonha.
O que me preocupa é o silêncio dos bons.



Nesse momento crítico, de trevas, que paira sobre nosso amado país...Devemos conclamar a união da nossa igreja, independente de denominações...
EM UM SÓ ESPÍRITO, ORAÇÕES E JEJUNS!

Me lembrei da oração de um só homem, apenas só um, do profeta Daniel, clamando sobre a desolação que pairava sobre Jerusalém; por 21 dias, esse servo do Senhor não comeu, nem bebeu, nem se ungiu!

E o Senhor respondeu as suas orações e enviou um anjo para lhe consolar, tocar!

E também explicar a batalha espiritual que se desenrolava, uma anjo satânico, príncipe do reino da Pérsia, obstruia a resposta do anjo do Senhor ao seu servo!


Então me disse:
Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Dn 10:12-13



Assim como naqueles dias, o Senhor respondeu, operou; Ele está aguardando nossos clamores, orações para dissipar, exterminar esses anjos satânicos, mensageiros de iniquidades e violências que paira sobre nosso país!

Mas para isso ocorrer, devemos dizer NÃO, para os ardis malignos, os manjares diabólicos oferecidos!

Irmãos, Irmãs, por favor, ENXERGUEM a batalha espiritual que está sendo travada!

Não podemos permanecer impassíveis, apáticos, a essas investidas malignas!

O Senhor Jesus quando esteve aqui, nos deixou preciosas pérolas de sabedoria, e nos guiou a sermos seres éticos, verdadeiros cidadãos dos céus!

LEIAM MATEUS 5, BEM-AVENTURADOS:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Mt 5:3-13




CONCLAMO A TODOS, QUE LEREM ESSA MENSAGEM;
A ORAREM PELO NOSSO PAÍS, EM ESPECIAL,PELO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!

SUGIRO TODOS DIAS,
ÀS 3:00 DA MANHÃ!

POR TODOS IRMÃOS, IRMÃS CARIOCAS,INDEPENDENTEMENTE, DO LADO QUE ESTEJAM:
CRIMINOSOS, TRAFICANTES, POLICIAIS, GOVERNANTES, CRISTÃOS OU NÃO CRISTÃOS!


SEJAM ÉTICOS, NÃO ACHE NORMAL...VIOLÊNCIAS, CRIMES, SOFRIMENTOS E MORTES!


Lembre-se, uma oração de um só profeta, afetou, moveu à resposta do Senhor!

Imagine, as orações de milhares servos, servas!

Sugiro, a leitura da Palavra,
em especial Mateus 5, Sl 15 e 24!




E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.

E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. Ap 8:3-4


















Nenhum comentário:

Postar um comentário