Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

HIPOCRISIA!

-SERVAMARA-



Me sinto compelida a continuar escrevendo sobre o mesmo assunto de ontem," preconceitos"; preconceitos que discriminam as pessoas, as rotulam,  as criticam, as ignoram, as rejeitam; ocasionando, muitas vezes, o seu afastamento, e a sua saída da igreja, justamente por não ter tido o devido acolhimento, o carinho, a atenção dos seus irmãos, das suas irmãs, daqueles, daquelas, ditos crentes, santos, que se intitulam especiais, separados,  mas que não compartilham o seu amor por desiguais, aquele amor que o Senhor Jesus viveu, pregou e exemplificou!

Os seus olhares discriminadores se detém a olhar os pequenos detalhes de cada pessoa que adentra na igreja, tipo aquele irmão tão mal vestido, acanhado, com suas roupas puídas, que procura esconder um buraco no seu sapato, e  a sua extrema pobreza; aquela irmã, tão maltratada pela vida, que ainda não sabe como se vestir adequadamente, porque ainda nem teve tempo, de perceber que uma nova vida se inicia, e que aquelas velhas roupas, "tão chamativas, e tão apelativas", não condizem mais com a nova mulher; comprada e, lavada pelo sangue tão precioso de Cristo.

Mas os olhares críticos, acusadores, só querem observar, julgar, rotular; se preocupando mais com a aparência exterior do que a interior, e quantas vezes a sua aparência exterior é esplendorosa, impecável, mas por dentro é um sepulcro caiado, exalando um mau cheiro da morte, da hipocrisia!

A voz do Senhor continua ecoando, e nos alertando...

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.

Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, Mateus 23:25-29


Que o Senhor nos livre de toda soberba, arrogância, de todos os preconceitos, de todas as nossas hipocrisias; externamente temos uma aparência digna de olhares, afagos; louvamos tão bem, pregamos tão entusiasticamente a palavra; e as nossas orações chamam a atenção dos nossos irmãos,  das nossas irmãs; que o Espírito Santo nos toque para termos o verdadeiro discernimento em saber quem verdadeiramente somos quando  a luz do nosso quarto se apaga, e estamos a sós com os nossos pensamentos, os nossos desejos? Lc 18-9-14. Mt 15:19-20

E que cada um de nós, seja uma voz que não se cale, diante das cenas teatrais, recheiadas de hipocrisias, e apimentadas pelos  preconceitos, discriminações, divisões, e o pior da falta de amor e irmandade no seio da nossa igreja! 

Se vocês querem se aprofundar mais sobre esse assunto, por favor, leiam "A Caráter do Hipócrita", uma leitura edificante que recomendo!



"A falsificação se aproxima de tal forma daquilo que é verdadeiro, que o próprio olho da sabedoria precisa ser iluminado antes que consiga discernir a diferença entre uma coisa e outra. Isso acontece principalmente nos assuntos religiosos. Houve um época que de intolerância para com as idéias e crenças diferentes, quando cada homem era pesado na balança; e se ele não estivesse exatamente dentro do padrão ortodoxo daqueles dias, era devorado pelo fogo. Mas nesta época de caridade, e de cada vez mais caridade, estamos inclinados a permitir que a falsificação seja aceita como válida, e a imaginar que a aparência exterior é tão importante quanto a realidade interior.

Hoje, mais do que nunca , é preciso dizer: "Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia". Fonte: O Caráter do Hipócrita- Charles H. Spurgeon










Nenhum comentário:

Postar um comentário