Pesquisar este blog

domingo, 8 de julho de 2012

O AMIGO FIEL



O AMIGO FIEL


Palavras afáveis aumentam os amigos, e fala amável encontra acolhida. Tenha muitos conhecidos, mas um só confidente entre mil. Se você quiser um amigo, coloque-o à prova, e não vá logo confiando nele. Porque existe amigo de ocasião, que não será fiel quando você estiver na pior. Existe amigo que se transforma em inimigo, e envergonhará você, revelando suas coisas particulares. Existe amigo que é companheiro de mesa, mas que não será fiel quando você estiver na pior. Quando tudo correr bem, ele estará com você, mas quando as coisas forem mal, ele fugirá para longe. Se você for apanhado pela desgraça, lhe dará as costas e se esconderá de você. Mantenha-se longe de seus inimigos e seja cauteloso com os amigos. Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão. Quem teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo. (Eclesiástico 6, 5-17) ( Fonte: Jesus Ben Sirac)



-SERVAMARA-


'A amizade não é recompensa do nosso bom gosto e discriminação, mas o instrumento através do qual Deus revela a cada um as qualidades de todos os demais." C. S. Lewis


Como encontrar um amigo fiel?

Por muito tempo me fiz essa indagação...

A resposta, seria eu ser comunicativa, dócil, receptiva aos seus apelos?

Ou eu ser uma pessoa de posses? De conhecimentos?

Ou ter outros amigos que me apresentassem aos seus amigos; e desse jeito, eu  encontraria entre eles, um amigo fiel?

Ou seria apelar a internet, ao mundo virtual, pondo um aviso, apelo: "Procuro um amigo fiel!"

E tantas outras respostas que surgiram na minha mente...

E foram essas respostas, que me fizeram desacertar tantas vezes, para finalmente, encontrar a resposta, e o caminho verdadeiro de se encontrar um amigo fiel!

Primeiro passo, antes desse encontro tão esperado, almejado:

Seja fiel, a Trindade Perfeita!

E sendo fiel a Eles; você será um amigo fiel; se despojando de todos os seus achismos, rótulos, preconceitos, exigências fantasiosas a respeito de um provável amigo?

Ele, ou ela, tem de ter as mesmas afinidades; tem de ter a idade compatível com a minha; tem que ser real e não virtual; tem que ser da mesma cidade, bem pertinho de mim; tem que gostar das mesmas músicas; dos mesmos livros; e por aí vai, as intermináveis exigências!

Você sendo um amigo fiel, atrairá para perto de você, um amigo fiel!

O Espírito do Senhor te guiará nessa escolha; Ele te tocará e fará você se despojar de toda a tua bagagem mundana, que te acompanhou a tua vida toda; ocasionando tantos conflitos, rompimentos de "ditas amizades"!

O amigo fiel assemelha-se ao Senhor Jesus, se precisar, e for necessário, ele dá a vida pelo seu amigo! Jo 15:13

Ele na angústia não abandona o seu amigo, aí sim que ele fica mais perto, os laços se estreitam e eles são como irmãos!

Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Pv 17:17


O amigo fiel jamais aponta o seu dedo acusador para seu irmão; ele demonstra paciência e compaixão pelos equívocos, erros, do seu irmão!

Ele sabe que está sujeito as mesmas falhas, e fragilidades! Jó 6:14

O amigo fiel não profere palavras vãs com seu irmão; porque ele sabe que o Senhor é testemunha eterna das palavras pronunciadas entre eles! 1 Sm 20:42

O amigo fiel persevera nessa amizade, mesmo diante dos intempéries da vida; e não se cansa de orar por ele! Jó 42:10


A Bíblia nos agracia com tantos exemplos de amizades verdadeiras, do encontro do amigo fiel, como entre Davi e Jônatas, Elias e Eliseu, Noemi e Rute, Jeremias e Baruque, Paulo e Timóteo, Ester e Mardoqueu, e tantos outros exemplos.

Que as escamas caiam dos nossos olhos e que finalmente acordemos, e nos predisponhamos a ser o amigo fiel do nosso próximo!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário