Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

UMA LUZ QUE TREMULA NAS TREVAS!

-SERVAMARA-



O Senhor tenha misericórdia de todos nós! Sl 67:1

Que vivemos em um mundo corrompido, ímpio, que caminha, a passos largos, para sua decadência, destruição; mundo, onde diariamente somos bombardeados e penalizados pelos prenúncios sombrios do que lemos, assistimos; e estarrecidos presenciamos inúmeras atrocidades sendo cometidas, inúmeras injustiças acontecendo, penalizando, cada vez mais, os miseráveis, desvalidos; e essas aberrações são estampadas na televisão, na internet, em jornais, em revistas, divulgando maus exemplos de vidas, testemunhos; e o pior, mesmo assim, ainda dando ibopes, manchetes, e angariando seguidores, pessoas que querem imitar a eles, perpetuando as iniquidades.

E quando uma luz tremula no meio das intensas trevas, passa despercebida, e muitas vezes, é até esquecida; mas para o forasteiro, o cansado, de ver tantas injustiças imperarem no seu dia a dia...esse raro, dignificante exemplo é um refrigério para continuar, e querer imitar, perpetuar!

Quando isso ocorre, é como se Paulo, Elias, Jeremias, Eliseu, Pedro e tantos outros homens de Deus, ainda andassem entre nós...nos exortando, alertando, inspirando!

Quem foi essa luz?

Ele se chamava David Brainerd, que nasceu em Haddam, Connecticut; e  muito cedo, na sua juventude, teve que lidar com a perda dos seus pais, e teve de viver , assim como nós, num mundo caótico, que insistia em querer tragá-lo, corrompê-lo; mas esse jovem disse não aos seus apelos, e aos seus manjares  malignos!

Um jovem que deixou morrer, dentro de si , os seus desejos carnais, para ser servo, humilde, seguir os passos do Senhor Jesus, não deixando escondido, debaixo do alqueire a sua luz; ele a propagou, irradiou ela; e o que de graça ele recebeu, ele quis compartilhar com seus irmãos, os índios norte-americanos. Mt 5:15; Mc 4:21; Lc 11:31

Mesmo franzino, com uma saúde deblitada, em virtude de ter contraído malária, e depois tuberculose; ele não se deteve e enfrentou os contratempos, os dissabores, os perigos, das florestas densas e sombrias, até prováveis ataques de animais selvagens; para evangelizar os índios norte-americanos, levar a eles a palavra da Salvação; porque eles viviam em trevas, cheios de idolatrias, cultuando espíritos malignos, se ajoelhando, sacrificando diante deles!

Quantas noites, o missionário David, sozinho, com fome, percorreu inúmeras distâncias, apenas montado no seu cavalo, indo de aldeia a aldeia, mesmo tendo a sua saúde abalada, muitas vezes, tendo terríveis dores de cabeça, dor de dente, e até chegando a cuspir sangue; e mesmo assim perseverando em amar, servir, compartilhar a sua luz!

Mas o Senhor era com ele, e sua mão pairava sobre ele, o tocando, afagando, consolando; multiplicando as forças, e dando vigor ao seu corpo, quando sentia tonturas, extrema fraqueza, e ameaçava, cair, desabar, diante da dura caminhada, jornada!

força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Is 40:29


Eu poderia passar a tarde toda escrevendo sobre a vida tão dignificante de David Brainerd, porque ele foi um homem que o mundo não era digno de sua presença; tanto que ele nunca deu ibope, nunca quis aparecer na mídia, nem buscou o glamour, estrelato; ele quis ser anônimo, e brilhar nos bastidores, mas para Deus ele foi uma estrela que jamais se apagará!

Tão diferente dos exemplos, dos testemunhos dos homens, "ditos enviados de Deus", que nas suas mansões, nas suas fazendas, nos seus jatinhos particulares, nas suas emissoras de televisão; tão garbosos, tão saudáveis, longe das aflições, dos intempéries da natureza; apregoam insistemente a busca das riquezas terrenas, para os seus seguidores, em detrimento das riquezas espirituais, de seguir os passos do Senhor Jesus, de negar a si mesmo, e carregar a sua cruz!

Faço minhas as palavras do profeta Malaquias; por favor, enxergue, veja a diferença:

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve..Ml 3:18


E David Brainerd,  humildemente, escreveu...

"[...] Não quis o favor dos homens para apoiar-me, pois sabia que o favor de Cristo é infinitamente melhor, e que a questão não é quando, nem para onde, e nem como me enviará, nem com quais provações Ele ainda me exercitará, se eu tiver de ser preparado de acordo a sua vontade.

E as suas palavras se cumpriram, e seu desejo foi realizado, pois ele esmurrou a si mesmo, e foi vencedor, seu espírito triunfou, e ele combateu o bom combate!

"Anelo ser uma chama de fogo, constantemente ardendo ao serviço divino, até o último momento, de viver.!

E ele foi essa chama  de fogo, que conseguiu através da obra suprema do Espírito Santo, resgatar milhares de almas das trevas; as almas dos seus amados irmãos, índios!

Essa sua peregrinação, jornada, a cada dia, ele anotava em seu diário, ele tinha esse hábito tão benéfico, tão salutar de escrever, escrever...todos as suas angústias, suas inquietações, suas tribulações, maiores desejos, e muitas indagações, orações, clamores, que ele fazia pelos seus irmãos da fé, pelos pregadores, pelas igrejas, pelo seu país, pelos governantes, pelos seus amados índios, pela sua vida espiritual, e tantos outros motivos, que ele orava sem cessar.

E foi através do seu diário, que após as sua morte tão precoce, aos 29 anos , em virtude das sequelas da tuberculose contraída, devido a vida doadora, fadigante que vivia ;  sua mensagem, relato da sua vida tão dignificante e inspiradora, chegou até nós!

Recomendo a todos a leitura do livro: "A Vida de David Brainerd- entre os índios- Jonathan Edwards!

Eu já o reli diversas vezes, e cada vez que eu leio esse livro, percebo o quanto a minha caminhada é longa... o quanto ainda tenho de caminhar, deixar morrer dentro de mim, meus sonhos tão egoístas, pequenos...e só viver, para amar, servir!

Um biógrafo de David Brainerd escreveu algo que resume sua vida, e sinceramente, eu quero muito que algum dia, nem que seja uma única pessoa, diga a mesma coisa ao meu respeito!

"foi como uma vela que, na medida em que se consumia, transmitia luz àqueles que estavam em trevas”.

Deixo alguns trechos do livro para vocês meditarem, se inspirarem; por favor, amados, amadas, todos que adentrarem no meu blog, por favor, divulguem bons exemplos, testemunhos!

Por favor, não divulguem maus exemplos, maus testemunhos; muito menos, perpetuem as suas idéias, os seus atos, o que escrevem, divulgam!

Se cada um de nós, se dedicasse a escrever, divulgar, vidas dignificantes, que passam tantas vezes tão despercebidas, pela mídia, maioria, tudo seria diferente; lembre-se quem acende uma luz, é o maior beneficiado!

E David brainerd foi abençoado, exaltado! Tanto que nos últimos momentos proferiu, sussurrou:

"Ele virá, Ele não se demorará. Logo estarei na glória. Logo estarei glorificando a Deus junto com os anjos."


Suas palavras...

"[...] Tornei-me um homem muito rigoroso e vigilante com os meus pensamentos, palavras e ações; concluí que tinha de ser realmente sóbrio, porquanto tinha-me resolvido consagrar-me ao ministério e imaginei que eu me havia dedicado ao Senhor."

"[...] Certa ocasião, em fevereiro de 1739, separei um dia para jejum e orações secretas,  e passei aquele dia em clamores quase incessantes de Deus, pedindo misericórdia, para que Ele me abrisse os olhos dele para a malignidade do pecado e para o caminho da vida, por meio de Jesus Cristo."

"[...] Foi especialmente nesta ocasião, assim como algumas outras, que diversas passagens da Palavra de Deus, abriram-se para minha alma com clareza, poder e doçura divinas, ao ponto de me parecerem notavelmente preciosas, com clara e certa evidência de serem elas- palavras de Deus."

"[...] Senti-me em confortável estado de espírito a maior parte do dia, mas sobretudo durante minhas devoções vespertinas, quando Deus agradou assistir-me e fortalecer-me maravilhosamente, de tal modo que pensei que coisa alguma jamais me afastaria do amor de Deus em Cristo Jesus, meu Senhor. Oh! uma hora com Deus ultrapassa infinitivamente todos os prazeres e deleites deste mundo terreno."

"[...] Minha alma ansiava por comunhão com Cristo, bem como pela mortificação da corrupção interior, especialmente o orgulho espiritual.

Oh! um doce dia se aproxima, no qual "repousam os cansados!" (Jó 3:17). Minha alma tem gozado muita satisfação, hoje, na esperança da rápida chegada daquele dia."

''[...] Sentindo meus desejos centrados em Deus, tive grande atração de alma por Ele, em vários momentos do dia. Sei que anelo por Deus e pela conformidade com a sua vontade, pela pureza e santidade interiores, dez mil vezes mais do que por qualquer coisa terrena."





















Nenhum comentário:

Postar um comentário