Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

QUAL É O PÃO QUE VOCÊ SE DELICIA?




PÃO

Etimologia "Pão" origina-se do latim pane.


História do Pão

O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. O pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos.

Surgimento do pão

Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.

Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho (chamado bolota, lande ou noz). Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas.

A Fermentação

A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egipto, onde, há cerca de 6000 anos atrás, seria descoberta a fermentação.

O ar contém uma quantidade enorme de microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura (Saccharomyces cerevisiae), que encontram nas massas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da acção desses microrganismos, o amido divide-se em anidrido carbónico (CO2) e álcool. As bolhas do gás carbónico não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa. Durante a cozedura ácido carbónico e álcool conseguem escapar, mas o seu efeito fica, na porosidade, sabor e aroma do pão.

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e umidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa se retirar uma porção da massa levedada, obtem-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou "massa velha".

O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal, ainda se produz muito "pão de massa velha". O "pão alentejano" e muitas "broas minhotas" são exemplos disso. Nas grandes superfícies comerciais e nas casas de produtos naturais/saudáveis, também se encontra pão de "massa velha" ou fermento natural.

No entanto, a industrialização trouxe formas mais rápidas de produzir pão. O fermento de padeiro, que, na grande maioria, é utilizado para a fermentação do nosso pão, é um concentrado de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Como concentrado que é, torna a fermentação mais rápida e mais intensa. No entanto, os mais atentos ao paladar do pão detentam a falta dos sabores e aromas que o fermento de padeiro não consegue "imitar".

O Pão no Antigo Egito

O pão fermentado, semelhante ao que comemos hoje, já era consumido pelos egípcios por volta de 4000 anos a.C. No Antigo Egito, o pão pagava salários e os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho.

O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que, adicionado à água, formava uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre tumbas de reis que viveram por volta de 2500 a.C.

 Em Israel

As primeiras padarias surgiram em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros. (Fonte-Wikipédia)



-SERVAMARA-



Hoje estava trabalhando e não resistir ao cheiro de pão quentinho que vinha de uma padaria; parei e entrei nela, e me surpreendi com seu  ambiente aconchegante, e um senhor idoso me atendeu com um jeito tão simpático, que comprei diversos tipos de pães, de leite, de milho, de sal, de fatia; tive de me controlar para não comprar mais, e cometer desperdícios.

Quando cheguei no caixa , observei  vários quadros afixados na parede, relatando os prêmios que essa padaria e delicatessen ganhou; ele foi  fundada a mais de 30 anos, e mantém a tradição, a qualidade e  o bom atendimento; outra coisa que me chamou atenção foi que atrás do saco de papel, vem escrito várias dicas de como obter sucesso na vida profissional ou pessoal.

Como sempre a visão mundana de sucesso predomina; sem sequer abordar que o maior sucesso que podemos almejar, alcançar, é estarmos assentados ao lado do Nosso Senhor no Seu trono! Ef 2:6; Mt 19:28

Continuando a falar sobre pães...uma assunto  tão prazeroso, que todos nós gostamos de comprar, saborear, e se deliciar!

Mas tem um tipo de pão que é muito indigesto, e temos de nos manter bem longe dele!

Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. Pv 20:17


Imagine esta comparação memorável que Salomão fez comparando o pão, algo delicioso, gostoso, com a mentira, que a primeira vista, parece suave, algo sem muita importância, sem grande consequência; e quando percebemos estamos sendo tragados por ela; e não é só na boca que sentimos o gosto amargo, pesado do cascalho; mas em todo o nosso corpo, mente, espírito!

E o pior damos brecha para o pai da mentira agir na nossa vida, no nosso relacionamento, na nossa amizade, em qualquer lugar, que a mentira reinar soberana! Jo 8:44

Como podemos achar que temos comunhão com a Trindade Perfeita; e ao mesmo tempo, proferimos mentiras para o nosso próximo, lesando ele, não deixando que a pessoa saiba a verdade sobre nós, sobre a nossa real situação?

Esta semana, ocasionalmente, estava na sala, e minha filha estava assistindo a televisão, e ouvi que uma mulher tinha sido presa exercendo a profissão de médica sem ser graduada; e um homem também foi preso exercendo a profissão  de professor sem ser graduado; duas pessoas mentindo, lesando outras pessoas, inclusive tolhindo o direito delas de saber a verdade ao seu respeito; podendo também ocasionar prejuízos graves para elas.

E na internet, no anonimato, quantas pessoas mentem, até se dizem evangélicas, sem serem; outras são realmente, mas não se acanham em mentir, usar vários nicks; esconder o seu estado civil; a sua verdadeira profissão, a sua idade, a sua naturalidade, e tantas outras aberrações.

Como essas pessoas podem dizer que conhecem a Cristo e andam pelos Seus caminhos? Se estão presas, e escravas das mentiras?

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 1 João 2:21

Um justo pratica a justiça, e  odeia a mentira; e sua boca só profere a verdade, e ele abomina as iniquidades. E segue o caminho da verdade, e da vida! Pv 8:7; Pv 13:5

Segue a Cristo, que disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo 14:6

E se puder, verifique, quantas vezes, Cristo proferiu veemente essas palavras: Na verdade, Em verdade...Mc 3:28; Jo 3:5; Jo 6:26, 47; Mt 23: 36; Mt 24:34, 47; Mt 26:34; Lc 21:3,32; Lc 26:34; etc.

E seus seguidores continuaram a exortar, ensinar:

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Ef 4:25


Então, irmãos, irmãs, vamos saborear o Pão da Vida ou o pão da mentira e da morte? Jo 6:33-35, 48,51

E se por acaso morremos subitamente, e falamos pra alguém uma mentira, e ainda não nos arrependemos, nem nos  retratamos com ela e com o Senhor? Ou estamos vivendo uma grandiosa mentira? Ficaremos do fora do Reino de Deus, pois mentirosos, não herdarão o Seu Reino! Ap 22:15; Sl 5:6

Cuidado, para não querer agradar mais a criatura, inclusive proferindo mentiras para agradá-la; honrando ela; e desvirtuando completamente a verdade de Deus! Rm 1:25

Como sempre a escolha é sua? O manual da verdade, a Bíblia, está a tua disposição para te ensinar, te exortar para não se desviar do caminho, da vida eterna! Sl 119:160

Nunca esqueça, que somos o bom perfume de Cristo, se mentimos, exalamos o mau cheiro do maligno, e o pior damos um péssimo exemplo para os nossos amigos, para os nossos familiares, e a todos, que nos relacionamos, interagimos!

Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Rm 9:1


Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo, irado, e que abomina as mentiras; quem poderá escapar da Sua mão, do Seu Juízo? Hb 10:31

Não brinque com a mentira, com o maligno!

Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Jr 10:10





































Nenhum comentário:

Postar um comentário