Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

SEMPRE LIMPO; SEMPRE PURO, SEMPRE DIGNO!

-SERVAMARA-


Quando eu convivia com meu ex, eu apreciava muito observá-lo se barbeando, era um verdadeiro ritual...ele ficava quase meia hora, nesse momento de concentração; e eu aproveitava também para opinar...desse lado, você não rapou bem...passe mais creme de barbear....e eu me divertia, só observando-o...e aproveitava, esses momentos, para colocar os assuntos em dia!


E quando ele terminava, passava a loção , e eu cheirava o seu rosto, passava as mãos nele, e estava tão lisinho, parecendo a face de um bebê...e não resistia e dava vários beijinhos nela!


Me separei dele, mas continuei com esse costume; quando meu filho começou a se barbear, eu sempre gostava de ficar perto dele, e também ficar opinando, ajudando-o...talvez até atrapalhando...mas quando ele terminava, ficava tão lindo, tão puro...e lá, eu, de novo, dando os beijinhos!


Quando comecei a ler a Palavra, comecei a perceber como é significativo um homem barbeado ou com barba; porque esse simples passatempo, significa muitas coisas e quero compartilhar alguns desses significados com vocês.


Uma barba rapada, ou arrancada, podia significar luto, dor, aflições! 2 Sm 19:24; Is 15:2; Jr 4:5; Jr 48:37


Barba longa, bem cuidada, significava respeito, honra, e na lei judaica, era proibido rapá-la à moda do egípicios. Lv 19:27; Lv 21:5; Sl 133:2


Os leprosos, considerados imundos, após suas purificações, curas, eram obrigados a rapar suas barbas! Lv 14:9


O Senhor advertiu o Seu Povo, através do profeta Isaías , que sua barba seria totalmente arrancada, quer dizer, que eles seriam punidos por uma navalha, que era o rei da Assíria!


Esse ato significava desonra, desagravo! Is 7:20


Também significava o castigo de Moabe e sua ruína!


Porque toda a cabeça será tosquiada, e toda a barba será diminuída; sobre todas as mãos haverá sarjaduras, e sobre os lombos, sacos.


Sobre todos os telhados de Moabe e nas suas ruas haverá um pranto geral; porque quebrei a Moabe, como a um vaso que não agrada, diz o SENHOR. Jeremias 48:37-38



Peso de Moabe. Certamente numa noite foi destruída Ar de Moabe, e foi desfeita; certamente numa noite foi destruída Quir de Moabe e foi desfeita.


Vai subindo a Bajite, e a Dibom, aos lugares altos, para chorar; por Nebo e por Medeba clamará Moabe; todas as cabeças ficarão calvas, e toda a barba será rapada. Isaías 15:1-2


Ezequiel rapou sua cabeça e a sua barba simbolizando o destino de Jerusalém e dos seus habitantes, que morreriam de fome, de peste, pela espada, e um remanescente iria para o exílio. Ez 5


Tocar na barba de alguém era considerado um insulto, desconsideração a essa pessoa! 1 Cr 19.4 - 2 Sm 10.4,5 - 20.9.


Beijar a barba significava simpatia por essa pessoa!


Mulheres, todas as vezes, que observarem seus esposos, filhos, irmãos, se barbeando, pensem nesses significados diversos; não há nada, do que que fazemos, no nosso dia a dia, por mais insignificante que seja.... Que não seja usado pelo Senhor para nos alertar, exortar, purificar!


Deixo uma frase maravilhosa de Martinho Lutero sobre esse tema e que devemos também refletir nela!


"O pecado original está em nós como a barba.


Barbeamo-nos hoje, parece-mos apresentáveis e nosso rosto está limpo; amanhã nossa barba cresce de novo, e não pára de crescer enquanto permanecemos na terra.


De maneira semelhante, o pecado original não pode ser extirpado de nós, ele brotará em nós enquanto vivermos."


Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.


Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:8-10












Nenhum comentário:

Postar um comentário