Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

JOGANDO A BATATA QUENTE!



Versátil e universal, a batata é um item que não pode faltar em sua dispensa. Confira alguns truques para aproveitá-la ao máximo. Para assar batatas com casca mais rapidamente, afervente-as por 15 minutos e escorra. Pincele a superfície com azeite de oliva, embrulhe as batatas em papel-alumínio e asse em forno quente. Para evitar que a casca se rompa, fure as batatas com um garfo.


Cozida
Escolha batatas de tamanho uniforme, lave bem a superfície com uma escova e cozinhe com casca para conservar o sabor e nutrientes. As batatas velhas e novas têm tempos de cozimentos distintos: as mais velhas devem ser colocadas na água ainda fria e as mais novas em água fervente. Teste o ponto de cozimento espetando-as com um garfo.

Frita
Corte as batatas em palitos e coloque-as em uma tigela com água, à medida que forem sendo cortadas. Esse procedimento elimina o excesso de amido e evita que as batatas mudem de cor. Em seguida, seque bem com toalha de papel e frite-as em bastante óleo bem quente. O método francês de preparar batatas fritas é fritá-las duas vezes: primeiro, coloque as batatas em óleo não muito quente (160ºC) e deixe por 5 a 6 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Em seguida, frite as batatas novamente em óleo bem quente (180ºC) por 2 minutos ou até ficarem crocantes. Retire do fogo, escorra bem e coloque sobre a toalha de papel para eliminar o excesso de óleo.

Forno
Corte as batatas em gomos (ou em palitos) e coloque numa assadeira antiaderente. Regue com 2 a 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, polvilhe com ervas frescas (alecrim e tomilho), sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Leve ao forno médio por cerca de 45 minutos, ou até dourar e cozinhar. Durante o cozimento, vire as batatas. Para fazer as batatas gratinada, corte as batatas em rodelas ou gomos finos, regue com azeite de oliva e molho branco e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno para gratinar. Se preferir, use batatas pré-cozidas.

Purê
o purê de batatas deve ter uma textura macia, não deve ficar pegajoso nem empelotado. Para isso, as batatas devem ser cozidas até ficarem macias, sem passar do ponto do cozimento (se preferir, descasque as batatas e pique-as em pedaços de tamanho uniforme para garantir o cozimento por igual). Esprema as batatas ainda quentes e capriche na quantidade de manteiga. Em seguida, junte leite, uma pitada de noz-moscada e uma de sal e misture. Quando o purê estiver quase pronto, bata com um batedor manual de aros grandes. Sirva a seguir.

Fonte: Revista Água na Boca



-SERVAMARA-


Só para relaxar e confirmar o quê nós já sabemos...com as batatas podemos preparar deliciosas receitas e nos deliciarmos com elas!

Mas imagine uma situação de alguém jogar uma batata quente em nossa mão, será que apreciariamos?

E o quanto doeria?

Fora a surpresa, a indagação...por que alguém agiu assim comigo?

E o mais grave é quando a pessoa que jogou a batata em nossa mão é nosso ente mais amado!

Essa situação não ocorre no sentido literal da palavra, mas ocorre inúmeras vezes, quando nos relacionamos com o nosso próximo;

Quando nos fazemos de vítimas e colocamos a culpa das nossas mazelas no outro!

Jogamos a batata quente pra ele!

Quando não reconhecemos a nossa responsabilidade, a nossa participação no quê ocorreu!

Jogamos a batata quente pra ele!

Quando começamos algo e não dá certo, e deixamos as consequências desastrosas na mão de quem nos ajudou, afagou!

Jogamos a batata quente pra ele!

Quando os nossos filhos são responsabilidade do casal, e quando nos separamos, um só fica com eles, e outro some, foge dessas responsabilidades!

Jogamos a batata quente pra ele!

Quando nosso amigo confiava tanto em nós, e emprestou aquele dinheiro, usou seu cartão, e nós não pagamos e ele fica com o nome sujo na praça.

Jogamos a batata quante pra ele!

Quando traímos o nosso parceiro, parceira, e damos mil argumentos, desculpas, para justificar a nossa deslealdade e traição...também ela era um mulher tão fria...também ele era um chato, não me ouvia...

Jogamos a batata quente pra o outro!

E tantas outras situações que nos omitimos, enganamos, nos fazemos de vítimas, culpamos os outros, lesamos , não dizemos a verdade,...etc

Pôxa , irmã, isso não ocorre entre cristãos, será??

Em Gênesis é relatado que Adão ao ser achado em pecado, após ter saboreado o fruto proibido com Eva; invés de assumir o seu livre-arbítrio, o seu poder de escolha; ele preferiu culpar sua parceira!

Em nenhum momento ele pensou...onde eu estava quando ela conversou com a serpente?

Por que eu compartilhei com ela a sua rebeldia, desobediência?

Por que eu não exerci a minha autoridade  e fui na presença do Senhor e confessei o meu desvario e da minha parceira?

Por que eu me escondi e deixei que ela fizesse o mesmo?

Por que????

Por que preferi jogar a batata quente na mão dela...quando o Senhor me indagou?


E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?


E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. Gênesis 3:9-12


E Eva acuada, com medo, assistindo o mau exemplo do seu parceiro, também culpou a serpente...jogou do a batata quente pra ele!

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.Gênesis 3:13

Porque ele é mentor, e criador, dessas artimanhas malignas que nos mantém presos, com uma falsa imagem de segurança, de bem estar, de acharmos quê conosco não tem nada errado, mas no outro...

Ah, no outro...ele calado, ela calada já é culpada, responsável!!!

Meus irmãos, minhas irmãs, podemos apreciar os deliciosos pratos preparados com as batatas; mas jogarmos a batata quente na mão do outro...é uma imensa covardia, e o pior, é um vísivel sinal que não temos os frutos do Espírito Santo!

Agindo assim, nunca poderemos enxergar o quanto erramos, e temos de nos desculpar perante ao outro, o nosso próximo, e primeiro diante Daquele que tudo sonda, observa!

Será que com Ele também agiremos assim...jogando a batata quente na Sua mão?

Ah, Ele não me ouviu...Ah, Ele não me fortaleceu...Ah, Ele podia ter evitado...Ah, Ele poderia ter me alertado... e por aí vai...

Acorda!

O maligno se delicia no seu próprio jogo e nos envereda nele!

Acorda!!!!

Meu pai quando era vivo me ensinou uma preciosa verdade...ele dizia quando alguém o decepcionava, ou até fazia algo para prejudicá-lo...ele ficava meditando onde tinha errado...e ele batia no seu peito: minha culpa, minha culpa!

Ele não descansava...enquanto não descobria onde tinha errado!!!

Jamais vi ele jogando a batata quente na mão de alguém!

Confesso que na época nem entendia muito bem o sentido das suas palavras, mas hoje, choro ao lembrar delas...

Senhor,obrigado, por Sua imensurável paciência e benignidade comigo, ainda estou aprendendo essa preciosa lição!

Pai, obrigado, por ter me legado tão preciosos ensinamentos enquanto vivia entre nós, ao nosso lado!


Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6


O SENHOR aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos. Salmos 138:8


E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. 1 Pedro 5:10







Nenhum comentário:

Postar um comentário