Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

MUDAS, ERIGIDAS, ESTÁTUAS!

-SERVAMARA-



Diógenes de Sínope, filósofo da Grécia Antiga, perambulava pelas ruas, e costumava pedir esmola a uma estátua, ele não era louco, e quando as pessoas perguntavam os motivos para ele praticar um ato tão inusitado, ele citava as razões...que o primeiro motivo era que a estátua era cega e não enxergava ele; e o segundo motivo que assim ele se acostumava a lidar com as pessoas , quer dizer não esperar nada delas, nem depender delas.


E estava meditando sobre a sua prática tão estranha, até esquisita, que a primeira vista achamos incomum, mas em vários aspectos, nos ensina e demonstra sabedoria da parte dele.


Porque se quisermos viver bem e em paz com as pessoas, temos de não esperar nada delas; se eu amo, tenho de amar sem esperar sua reciprocidade, já que minha essência é o amor, está escrito na Palavra:


Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.


Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:7-8



Se ajudo alguém, ajudo, sem querer recompensas, aplausos ou retribuição dela, também está escrito na Palavra:


Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.


Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.


Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;


Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. Mateus 6:1-4



E ele ao pedir esmola a uma estátua, também já preconizava o que o Senhor nos exortou que aconteceria nos últimos tempos, multiplicaria as iniquidades e o amor se esfriaria; e não é isso que está acontecendo atualmente, quantos morrem, gemem, passam fome nas grandes cidades, e quantos assemelham-se as estátuas, erigidas, mudas, indiferentes, frias...


Somos cegos, como as estátuas, diante das dores, sofrimentos, das almas aflitas que pululam em todos os lugares!


E se o fruto do Espírito Santo é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22


Então qual o espírito que habita em nós para tamanha frieza e indiferença?


Diariamente, em frente as nossas televisões, assistimos passivamente, calmamente e até sorrindo, notícias sobre atrocidades, as mortes de vários irmãos, irmãs!


Até quando, seremos mudas, erigidas, estátuas?


Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:1













Nenhum comentário:

Postar um comentário