Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

TENHO VERGONHA DE MIM!

Sinto vergonha de mim



Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra


Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "eu" feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.


Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro.


Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer...


Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço.


Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade. Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!


"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser HONESTO". Ruy Barbosa



-SERVAMARA-



Ruy Barbosa, um homem tão sábio e ao mesmo tempo tão agraciado com diversos dons do Senhor, ele foi advogado, jurista político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor, jornalista, orador, deputado, senador, ministro e ainda por duas vezes, foi candidato à Presidência da República; ele lutava pelo cumprimento das garantias e direitos humanos!


Ele foi delegado do Brasil na II Conferência de Haia, e por sua atuação brilhante, ele foi apelidado de "Águia de Haia"!


Ele mesmo escreveu uma frase para sua futura pedra funerária, que resume toda a sua vida, um homem incansável que lutou, até os seus últimos minutos, que prevalecesse a verdade, a justiça e os direitos individuais do ser humano!


"Estremeceu a Justiça, viveu no Trabalho; e não perdeu o Ideal!


Dever cumprido?


Eu não sei...não sei qual era sua crença e se ele combateu um bom combate em relação a ela?


Mas um homem que mesmo com tantas atribuições, realizações, tinha vergonha de si mesmo, tinha vergonha de fazer parte de um povo que enveredava por caminhos, que não eram caminhos de retidão, da justiça!


Ele escreveu o poema "Tenho Vergonha de Mim" em 1914, e é tão atual...eu também tenho vergonha de mim, e de fazer parte de um povo, que envereda por caminhos que desagrada ao Senhor, e temo por todos, pois no porvir, sofreremos as consequências, o Juízo, pelos nossos desvarios, iniquidades, e o pior, pelas nossas omissões, comodismos!


Quando o Senhor Jesus estava sendo crucuficado os soldados lançavam sortes sobre quem ficaria com suas vestes....se preocupavam com amenidades, pequenez...e o Nosso Salvador morrendo!


Enquanto eles se divertiam, se alimentando de enganos, apelos do mundo...a destino da humanidade estava sendo decidido naquela cruz! Mc 15:24; Mt 27:35


E o pior o povo ficava olhando, impassíveis, as afrontas que o Senhor sofria e ainda os príncipes zombavam dEle! Lc 23:35


O quê mudou de lá pra cá?


Ainda não continuamos os mesmos??


olhando, mudos, impassíveis, diante de tantas mentiras, injustiças, iniquidades!


Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;


Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;


Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;


Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Romanos 1:29-32



Tenho vergonha de mim!


De como cristã apenas cumprir o meu dever, e correr o risco da minha justiça não exceder a justiça dos escribas, fariseus! Mt 5:20


Assim como Ruy Barbosa...eu também reconheço as minhas fragilidades, as minhas desilusões, medos ; e quanto tenho de vigiar, orar, perseverar, para não retroceder, desistir!


Tenho vergonha do meu povo, porque peca pela falta de conhecimento da Verdade, da Palavra!


Tenho vergonha dos falsos profetas, dos maus obreiros, dos pseudo-cristãos, dos péssimos testemunhos!


Mas tenho esperança... que a oração do Nosso Maior Intercessor frutos benéficos, eternos, no porvir!


E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.


E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.


E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre.


E dizendo: Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo. Lucas 23:34-3







































Nenhum comentário:

Postar um comentário